Buscar

RESUMO DIREITO DO TRABALHO II AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- LIBERDADE SINDICAl:
1- liberdade sindical individual:
 OBS: A admissão do empregado não pode estar condicionada à sua sindicalização. De modo que ilícito será tanto o procedimento de subordinar à contratação o status de associado ao sindicato ou, o que é mais comum, pressões para que o obreiro se retire da atividade gremista ou dela não participe.
OBS: A despedida do empregado por conta de sua condição de sindicalizado, ou por suas atividades sindicais e reivindicativas, importa igualmente em proceder ilegítimo, gerando a nulidade do ato com a imediata reintegração do obreiro (Lei 9.029/95), além de sanções diversas.
OBS: O trabalhador não pode ser obrigado a se filiar a um sindicato, tampouco impedido de fazê-lo. Outrossim, assegura-se ao obreiro o direito de se retirar da associação sindical no momento que considerar oportuno.
2- LIBERDADE SINDICAL COLETIVA:
OBS: LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E DESFILIAÇÃO DE ENTIDADE SINDICAL. ART. 8, V, CF - “ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato”.
OBS: LIBERDADE DE EXERCÍCIO DE FUNÇÃO. ART. 8, VI CF “é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;”.
OBS: LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO: É O DIREITO QUE ABRANGE A ESCOLHA DOS MEIOS PARA ALCANÇAR OS SEUS FINS. 
- RESTRIÇÃO: UNICIDADE SINDICAL E BASE TERRITORIAL MÍNIMA (ART. 8, II CF) “é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;”. O ESTADO NÃO DETERMINA.
OBS: SINDICALIZAÇÃO POR CATEGORIA: É a união de pessoas em entidades sindicais de forma livre (heterogênea) ou de acordo com traços comuns de atividades ou profissão.

Outros materiais