Buscar

saude da mulher 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201003112940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1983, o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade da mulher e da criança . São estratégias do PAISMC, exceto:
		
	 
	Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania
	 
	Educação inclusiva e não sexista
	 
	Leis protetivas ao abortamento
	 
	Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos
	 
	Enfrentamento a violência contra as mulheres
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201003112757)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(2) (1) (3) (4)
	 
	(3) (1) (2) (4)
	
	(3) (2) (4) (1)
	
	(2) (3) (1) (4)
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201003113039)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Vários problemas dificultam o enfrentamento da violência sexual contra mulheres, assim como o posicionamento dos profissionais da saúde, muitas vezes permeado pelo medo e pelo desconhecimento da real magnitude e impacto desse fenômeno na sociedade, nas famílias e na vida de cada mulher. Diante do atendimento a mulheres que sofreram violência sexual, assinale a seguir a alternativa incorreta:
		
	 
	O esquema da profilaxia ARV do HIV deve ser mantido sem interrupção por 4 semanas consecutivas, combinando dois antirretrovirais zidovudina (AZT) + lamivudina (3TC).
	
	Mulheres não imunizadas ou que desconhecem seu status vacinal devem receber a primeira dose da vacina e completar o esquema posteriormente contra hepatite B. Além disso, devem receber IGHAHB até 14 dias após a violência sexual, sendo preferencialmente administrada nas primeiras 48 horas
	
	A profilaxia ARV do HIV deve ser iniciada até, no máximo, 72 horas da violência sexual, sendo preferencialmente nas primeiras 24 horas.
	
	Na ocorrência de traumatismos físicos, deve-se considerar a necessidade de profilaxia do tétano, avaliando-se o status vacinal da mulher.
	 
	A anticoncepção de emergência deve ser oferecida preferencialmente nas primeiras 72 horas ou até, no máximo 5 dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201003112715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	em 2003, houve a necessidade de articulação política com áreas técnicas diversas e a proposição de novas ações para as mulheres. A partir daí, entre outras questões, a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004/2009) ampliou seus propósitos e diretrizes abrangendo hoje diversas esferas sociais identificadas naquela época. Em relação aos grupos de mulheres mencionadas por essa política (2004/2009), podemos afirmar que essas mulheres:
		
	
	c) Lésbicas não foram contempladas por essa política.
	
	a) Presidiárias não foram contempladas por essa política.
	
	b)Indígenas não foram contempladas por essa política.
	
	e) somente presidiárias foram contempladas por essa política.
	 
	d) Presidiárias, indígenas e lésbicas foram contempladas por essa política.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201003112899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque V ou F nas afirmativas abaixo:
		
	 
	Violência Intrafamiliar o agressor pode não ser da família.
	 
	Violência doméstica é quando a mulher é tratada com descaso, submetida a humilhação, ameaça de agressão, privação de liberdade, impedimento ao estudo, trabalho e ao contato com a família e amigos.
	 
	Violência é todo ato baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico a mulher, tanto na esfera publica, quanto privada.
	 
	Os profissionais de saúde devem atentar no momento da consulta para manifestações como: lesões na cabeça e no pescoço, abdome; lesões múltiplas; explicações inconsistentes para os tipos de lesões; infecções vaginais e infecção urinária de repetição; distúrbios do sono, depressão.
	 
	A violência a mulher é classificada em 6 tipos: Doméstica, Intrafamiliar, Psicológica, Física, Sexual e Laboral.

Outros materiais