Buscar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES bdq

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
	 1a Questão (Ref.: 201505527354)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todo sistema compõe-se de três elementos básicos: as entradas (inputs), o processo de transformação e as saídas (outputs). Sistemas de produção são aqueles que têm por objetivo a fabricação de bens manufaturados e/ou a prestação de serviços.
Nos sistemas de produção sabemos que:
- Os inputs são classificados em recursos transformados e recursos de transformação.
Os recursos transformados podem ser: materiais; informações; consumidores.
Os recursos de transformação são: instalações e funcionários (ou colaboradores).
- Os tipos de processamento são: transformação; venda; distribuição; armazenamento.
Nesse contexto, podemos afirmar que as operações referentes a um cirurgião plástico têm como recurso transformado e tipo de processamento, respectivamente:
 
		
	 
	Consumidores; Transformação
	
	Consumidores; Venda
	
	Materiais; Transformação
	
	Consumidores; Distribuição
 
	
	Informações; Armazenamento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504602202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A função da gerência para a produtividade na gestão de operação é melhorar a eficiência e garantir resultados. E essa eficiência pode ser traduzida em AUMENTO da produtividade, que está relacionado a:
		
	
	Manter o cliente interno e externo satisfeito.
	
	A razão entre as saídas (bens serviços) e entradas (recursos, como trabalho e capital).
	
	Transformação em recursos e diminuição do custo da fábrica.
	
	Desafiar metas e garantir a intensidade da produção.
	 
	Redução de entradas enquanto a saída permanece constante ou um aumento de saída enquanto as entradas permanecem constantes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505189991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A produtividade é uma medida de eficiência por meio da qual os recursos de entrada de um sistema de agregação de valor são transformados em saídas. Em relação ao conceito de produtividade, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A produtividade parcial dos fatores é a razão entre o produto real médio mensurável (unidades prontas, unidades parcialmente acabadas e outros produtos ou serviços associados à produção) e a combinação (subtração) de todos os correspondentes insumos mensuráveis.
	
	A produtividade total dos fatores é a razão entre o produto real bruto mensurável (unidades prontas, unidades parcialmente acabadas e outros produtos ou serviços associados à produção) e a combinação (soma) de todos os correspondentes insumos mensuráveis.
	
	A produtividade parcial é a relação entre o produto real bruto ou líquido mensurável (valor agregado) em uma classe (específica) de insumo mensurável.
	 
	A produtividade parcial dos fatores é a razão entre o produto real bruto mensurável (unidades prontas, unidades parcialmente acabadas e outros produtos ou serviços associados à produção) e a combinação (soma) de todos os correspondentes insumos mensuráveis.
	
	A produtividade é a razão entre produtos produzidos, divididos pela quantidade de produtos consumidos para essa produção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504781173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a definição apresentada pelos autores Ritzman e Krajewski, existem 5 principais decisões que envolvem os processos. Dentre elas a Escolha do Processo seria a primeira a ser realizada. A Escolha do Processo determina se os recursos são organizados em torno de produtos ou processos e pode ser dividida em 5 tipos de processo. O tipo de processo que possui volumes elevados e os produtos ou serviços padronizados, com pouco estoque armazenado entre as operações, onde cada operação executa o mesmo processo repetidamente com pequena variação dos produtos ou serviços. E o tipo de processo que cria a flexibilidade necessária para produzir uma variedade de produtos ou serviços em quantidades significativas, onde a customização é relativamente elevada e o volume para qualquer produto ou serviços é reduzido. Representam respectivamente
		
	
	Em linha e Por lote
	
	Por lote e Em Linha
	 
	Em linha e Tarefa
	
	De projeto e Tarefa
	
	Por tarefa e Em linha
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504581012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma unidade produtiva produz 15.000 peças por hora, sabe-se que neste período são detectadas em média 100 peças com defeito. Qual a taxa de falhas desta unidade produtiva?
		
	 
	0,67%
	
	1%
	
	6,7%
	
	7,0%
	
	0,0066%
		
		 1a Questão (Ref.: 201505557930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como se relacionam os níveis hierárquicos e a planos de gestão da produção?
		
	
	Nível estratégico: responsável pelo Plano Estratégico de Produção; Nível Tático: responsável pelo Plano Intermediário de Produção; Nível Operacional: responsável pelo Plano Mensal deProdução
	
	Nível estratégico: responsável pelo Plano Estratégico de Produção; Nível Tático: responsável pelo Plano Mestre de Produção; Nível Operacional: responsável pelo Plano Semanal de Produção
	
	Nível estratégico: responsável pelo Plano Anual de Produção; Nível Tático: responsável pelo Plano Semestral de Produção; Nível Operacional: responsável pelo Plano Mensal da Produção
	
	Nível estratégico: responsável pelo Plano Mestre de Produção; Nível Tático: responsável pelo Plano Intermediário de Produção; Nível Operacional: responsável pelo Plano de Produção
	 
	Nível estratégico: responsável pelo Plano Estratégico de Produção; Nível Tático: responsável pelo Plano Mestre de Produção; Nível Operacional: responsável pelo Plano de Produção
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504570442)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A previsão de demanda pode ser feita considerando:
		
	 
	O curto, o médio e o longo prazo.
	
	O curto prazo, apenas
	
	O curto e o longo prazo, apenas.
	
	O longo prazo, apenas.
	
	O médio e o longo prazo, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504787186)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Vantagens da manutenção corretiva:
		
	 
	Programada para momentos oportunos
	 
	Recolocam maquinários e equipamentos novamente em funcionamento
	 
	Reduz as interrupções do fluxo do fluxo do processo produtivo
	 
	Aumenta a vida útil da máquina e equipamentos
	 
	Reduz custos operacionais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505130690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE A LONGO PRAZO SÃO NORMALMENTE REALIZADOS PARA OCORREREM DENTRO DE UM PRAZO SUPERIOR A:
		
	 
	2 ANOS
	
	3 ANOS
	
	10 ANOS
	
	1 ANO
	
	5 ANOS
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505308990)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão adaptada de AEDECCA/FACHUCA, 2010) Leia atentamente as afirmações a seguir. Referente à Administração de Produção e Operações, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A administração da produção é um processo onde se toma e analisa poucas decisões, para que a empresa possa atingir seus objetivos, utilizando seus recursos. Com esta técnica a empresa deve conseguir maiores custos, qualidade na entrega e nos serviços e também seu principal objetivo: obtenção de lucros no longo prazo.
	 
	Uma grande responsabilidade da administração de produção é a proteção da produção, que são medidas adotadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de vários fatores. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza.
	 
	Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.
	 
	A Administração da Produção ou Administração de operações é a função
administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. A produção ocupa papel de destaque nas organizações, uma vez que está relacionada diretamente ao objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
	 
	Embora tradicionalmente a Administração da Produção tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas técnicas vêm sendo aplicadas em atividades de serviços como bancos, escolas, hospitais, etc.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201504602350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um gerenciamento de projetos, existem três técnicas eficazes para avaliar processos e documentos. Estas três técnicas eficazes são:
		
	 
	Fluxograma, Mapas de processo e Simulação
	
	Fluxograma, Controle e Métodos
	
	Controle, Planejamento e Produção
	
	Planejamento, Escopo e Métodos
	
	Fluxograma, Simulação e Controle
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505286118)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Temos que ter Flexibilidade: são frequentes as necessidades de mudança (métodos e sistemas de trabalho). É necessário prever as mudanças para que não resultem em problemas para o Layout ou Arranjo Físico. Sendo assim, marque a opção que define ¿Arranjo Posicional¿.
		
	
	As máquinas, os equipamentos, as estruturas não permanecem paradas e as pessoas é que se movimentam.
	
	É quando utilizamos mais de um tipo de Arranjo ao mesmo tempo no mesmo setor.
	
	O produto se movimenta de um equipamento para outro, seguindo a sequência do processamento ou uma sequência na sua execução.
	 
	As máquinas, os equipamentos, as estruturas permanecem paradas e as pessoas é que se movimentam.
	
	Os serviços, as operações ou sistemas do mesmo tipo são agrupados em um mesmo departamento ou locais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505127175)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e responda, como a inovação pode interferir na produtividade, através das tecnologias avançadas de produção.
		
	
	O meu mercado/setor não exige inovação.
	
	As atualizações dos produtos, interferem na renovação de mão-de-obra.
	
	A inovação depende apenas dos avanços da ciência e da tecnologia e somente grandes empresas podem bancar a inovação.
	 
	Inovação é um processo que deve resultar em produtos, processos e métodos totalmente revolucionários, além de gerar patente.
	 
	A Inovação é uma forma da empresa atender melhor ao seu cliente, com valor agregado ao seu produto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505297377)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tecnologias de processos são as máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir os objetivos estratégicos da produção. Podemos identificar, entre as opções a seguir, como exemplo de tecnologia de processamento de materiais:
		
	 
	Processamento de correio integrado.
	
	Máquinas de tomografia computadorizada
	
	Sistema de telecomunicação
	
	Sistema de rastreamento por satélite.
	 
	Ordenhadeiras mecânicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505294666)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As empresas se esforçam em projetar produtos e serviços por diferentes motivos, pois dentro de um projeto temos um intenso planejamento, sendo assim, analise as assertivas que representam esses motivos. I. É claro que o lado comercial é o menos importante; II. No cenário globalizado esta pode ser uma forma de ser tornar extremamente competitivo e ser um diferencial na escolha; III. Para ter uma solidificação da marca ou do produto; IV. Em função de uma menor cobrança dos clientes; Marque a opção que apresente a (s) assertiva (s) correta (s).
		
	
	Apenas as assertivas II e IV.
	
	Apenas as assertivas I e III.
	
	Apenas as assertivas I e IV.
	
	Apenas as assertivas III e IV.
	 
	Apenas as assertivas II e III.
		
	
	organização consiga realizar seus objetivos. Dentre essas funções podemos citar:
		
	
	qualidade,produtividade e marketing
	 
	produção, marketing e P&D
	
	compras, qualidade e marketing
	
	produtividade, compras e recursos humanos
	 
	qualidade, marketing e P&D
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505122904)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere as seguintes afirmações sobre Planejamento de Capacidade Produtiva: I. Planejamento e controle de capacidade é a forma como as operações organizam o nível de atividade de agregação de demanda que podem alcançar em condições normais de produção em um período. II. Decisões tomadas em planejamento e controle da capacidade afetam a habilidade de gerar receitas e o volume de capital de giro empregado pela organização, assim como os objetivos de produção normais, como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos. III. A capacidade é medida pela disponibilidade de recursos aplicados na entrada ou pelos recursos de saída que são produzidos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	e) Todas as afirmações são corretas
	
	a) Somente a afirmação I é correta.
	
	d) Somente as afirmações II e III são corretas
	
	c) Somente a afirmações I e III são corretas
	 
	b) Somente as afirmações I e II são corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505345850)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique entre as afirmativas abaixo aquela que está relacionada, especificamente às saídas diretas (outputs) de um processo produtivo.
		
	 
	Produtos e serviços.
	
	Desenvolvimento tecnológico.
	 
	Impacto ambiental.
	
	Impacto sobre a sociedade.
	
	Impacto sobre o funcionário.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505122893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmações sobre a relação entre a Cadeia de Suprimentos e a Cadeia de Produção: I. Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito amplo que inclui a gestão de toda a cadeia de suprimentos desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final. II. Gestão da cadeia de suprimentos apresenta um conceito estratégico que inclui amplas considerações de longo prazo da posição da empresa na rede de suprimentos, como também o controle do fluxo de curto prazo através da cadeia de suprimentos. III. A gestão de materiais é um conceito que trata unicamente o lado da demanda da distribuição física de bens, geralmente, além dos consumidores imediatos através da cadeia de suprimentos até o consumidor final. Assinale a alternativa correta:
		
	
	e) Todas as afirmações são corretas
	 
	a) Somente a afirmação I é correta.
	
	c) Somente a afirmações I e III são corretas
	
	d) Somente as afirmações II e III são corretas.
	
	b) Somente as afirmações I e II são corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504581012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma unidade produtiva produz 15.000 peças por hora, sabe-se que neste período são detectadas em média 100 peças com defeito. Qual a taxa de falhas desta unidade produtiva?
		
	 
	0,67%
	
	7,0%
	
	1%
	
	6,7%
	
	0,0066%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais