Buscar

SEMANA 12

Prévia do material em texto

SEMANA 12
JOÃO MARIA, pai de ANATÉRCIA, SEMPRÔNEA e CAIO, todos menores impúberes, foi condenado por estupro de vulnerável, afigurando-se como vítima, sua filha ANATÉRCIA. Na sentença condenatória o Juiz o julgou incapaz de exercer o poder familiar. Passado o período legal após o cumprimento da respectiva pena, JOÃO MARIA conseguiu sua reabilitação e dois meses depois está sendo acusado pelo crime de furto simples. 
Diante da situação narrada, pergunta-se: JOÃO MARIA voltará a exercer o poder familiar sobre seu(s) filho(s) em decorrência da reabilitação a ele concedida?
Art. 93. Parágrafo único. A realibilitação poderá, também, atingir os efeitos da condenação, previstos no art. 92 deste Código, vedada reintegração na situação anterior, nos casos dos incisos I e II do mesmo artigo.
Em razão do previsto no parágrafo único do art. 93, não poderá voltar a exercer o poder familiar. (nos crimes dolosos sujeitos a pena de reclusão cometidos contra filho, tutelado, curatelado).
 Além disso, a jurisprudência majoritária afirma que a incapacidade para o exercício do poder familiar deve alcançar todos os filhos, ainda que a violência sexual tenha sido perpetrada contra um dos menores.
Letra a art. 93 caput
Letra d art. 95

Continue navegando