Buscar

Apol Português

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem de texto abaixo:
“Alguns textos são mais adequados que outros para determinados propósitos de leitura – assim como para determinadas finalidades de escrita – e que as estratégias que utilizamos para ler se diversificam e adaptam em função do texto que queremos abordar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. (s.p.).
De acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, o conhecimento dos tipos de texto faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem à estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Sobre a estrutura gramatical de um gênero, o que se pode afirmar? Analise as proposições a seguir:
I. A estrutura gramatical do texto se sobrepõe ao vocabulário e ao formato visual.
II. A extensão e a complexidade das sentenças dependem do gênero e do texto que está lendo.
III. Textos do cotidiano, como um recado para família, tendem a ter orações mais curtas.
IV. Textos do cotidiano tendem a ser agramaticais, ou seja, não atendem a uma estrutura gramatical.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III, apenas.
Você acertou!
a extensão e a complexidade das sentenças também vão depender do gênero e do tipo de texto que se está lendo. Alguns textos, como um recado para um membro da família ou para um amigo, por exemplo, costumam a ter sentenças curtas, enquanto um texto acadêmico costuma ter sentenças longas. O uso de elementos de coesão é uma outra característica da gramática do texto (livro-base, p. 129).
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“Compreensão do oral é a competência responsável pela atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática de uma língua. Envolve a recepção e a decifração da mensagem e implica o acesso à informação linguística registrada permanentemente na memória. Sem tal registo não há compreensão, na medida em que não pode haver reconhecimento do significado das unidades ouvidas, sejam elas palavras, expressões ou frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/linguamaterna_simsim.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, vários fatores interferem na compreensão oral, analise as sentenças a seguir identificando V, para as afirmativas que correspondem a tais fatores e F para as afirmativas falsas, que não correspondem.
(  ) A compreensão morfológica – compreendendo as regras de combinação entre os morfemas é essencial para a compreensão oral.
(  ) A rapidez do pensamento – nosso pensamento trabalha numa velocidade mais rápida que a da transmissão das palavras
(  ) Influência do ambiente – os ruídos, as imagens, as atividades no ambiente podem provocar distrações e interferir na compreensão do que ouvimos.
(  ) A audição é seletiva – ouvimos o que é relevante para nós. E, quanto mais experiência nós temos, mais seletivos ficamos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Você acertou!
os fatores citados pela autora que interferem na compreensão oral são: a rapidez do pensamento – nosso pensamento trabalha numa velocidade mais rápida que a da transmissão das palavras. Influência do ambiente – os ruídos, as imagens, as atividades no ambiente podem provocar distrações e interferir na compreensão do que ouvimos. A audição é seletiva – ouvimos o que é relevante para nós. E, quanto mais experiência nós temos, mais seletivos ficamos. Os prejulgamentos – costumamos interpretar o que ouvimos de acordo com a nossa visão de mundo, e, muitas vezes, isso nos leva a uma interpretação distorcida do que ouvimos. (livro-base, p. 118).
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem de texto a seguir:
“Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100014 . Acesso em: 14 abr. 16.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a interação entre o leitor e o texto através de estratégias de leitura. Analise as proposições a seguir.
I. A utilização de elementos do texto (título, imagens etc.) para a criação de inferências é uma estratégia de leitura.
II. A identificação das ideias principais e das complementares é uma estratégia de leitura.
III. A montagem de um glossário completo de palavras desconhecidas é uma estratégia de leitura.
IV. A capacidade para parafrasear é uma estratégia de leitura.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
São estratégias de leitura: utilização de elementos do texto (título, imagens etc.) para a criação de inferência; identificação das ideias principais e das complementares; construção do significado e capacidade para parafrasear (livro-base, p. 132).
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos linguísticos modernos apresentam, de uma forma geral, abordagens que busquem um melhor entendimento dos fenômenos que envolvem a linguagem e seu uso. Tais abordagens apresentam suas discussões situadas em dois paradigmas principais, o formalismo e o funcionalismo. Nesse sentido, a divisão entre forma e função parece sugerir uma linha divisória entre as diferentes correntes pertencentes a cada uma das vertentes as quais os estudos estejam relacionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://periodicos.ufes.br/percursos/article/download/1188/890>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a abordagem formalista, o que é correto afirmar? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A abordagem formalista prioriza a forma ou a estrutura como ponto de partida para qualquer pressuposto teórico ou explicação dos fenômenos da linguagem.
Você acertou!
A abordagem formalista prioriza a forma ou a estrutura como ponto de partida para qualquer pressuposto teórico ou explicação dos fenômenos da linguagem. (livro-base, p. 136).
	
	B
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso ou função da linguagem, como atos realizados com objetivos definidos.
	
	C
	A abordagem formalista tem como base a oralidade, sendo evitada as formas escritas da linguagem.
	
	D
	A abordagem formalista prioriza a gramática, normatiza da língua portuguesa, rechaçando as discussões sobre linguagem.
	
	E
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso de estratégias de leitura para o ensino de línguas, seja ela materna ou segunda língua.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Considere o trecho de texto abaixo:
“Ao ingressarem na escola, os alunos já dispõem de competência discursiva e linguística para comunicar-se em interações que envolvem relações sociais de seu dia-a-dia, inclusive as que se estabelecem em sua vida escolar. Acreditandoque a aprendizagem da língua oral, por se dar no espaço doméstico, não é tarefa da escola, as situações de ensino vêm utilizando a modalidade oral da linguagem unicamente como instrumento para permitir o tratamento dos diversos conteúdos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre o processo de ouvir ou escutar citado pela autora, o que é correto afirmar? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O processo envolve o domínio do código linguístico, mais especificamente, da norma culta.
	
	B
	O processo envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social.
Você acertou!
muitos autores não fazem distinção entre os verbos ouvir e escutar, o que interessa para a autora é que o processo da compreensão auditiva envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social. (livro-base, p. 118).
	
	C
	O processo envolve o conhecimento prévio da língua que o aluno tem, no caso de alunos cujos pais não dominam o código linguístico, o processo não se completa.
	
	D
	O processo de ouvir ou escutar está atrelado a escrita, a pessoa não-alfabetizada não completa o processo.
	
	E
	O processo deve ser instigado pelo professor, professores que não tenham a habilidade de instigar seu aluno, acabam por prejudicá-lo, visto que, só é desenvolvido na escola.

Continue navegando