A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EXERCICIOS AULA 1

Pré-visualização | Página 1 de 11

EXERCICIOS AULA 1
	
	
	
		1.
		O orientador educacional exerce um importante papel na escola . É necessário que ele tenha um olhar atento e, dessa maneira:
		
	
	
	
	 
	atue conjuntamente com os demais profissionais da escola e com a família na busca de instrumento e recursos para a escola trabalhar com a diversidade, bem como realizar uma gestão o mais democrático possível.
	
	
	
		2.
		A presença do Orientador Educacional , como qualidade pedagógica da escola, fundamenta-se na condução de processos de liberdade, quando este profissional entende que seu papel é de proporcionar práticas intersubjetivas em que a diferença seja vista como possibilidade de crescimento pessoal, social e de libertação. Podemos citar Atividades a serem planejadas , pelo OE , com propósitos bem definidos: 1- Palestras com Profissionais sobre a Sexualidade , como tema transversal ao Currículo Escolar 2- Visitas à Instituições de atendimento a portadores de deficiências, para novo olhar as possibilidade de Inclusão 3- Debate sobre a Maioridade Penal, a partir de entrevista esclarecedora , com Advogados. 4- Lista de assinaturas em aceitação a determinada norma a ser implantada pela gestão escolar. Visando os propósitos de liberdade e desenvolvimento, refletidos acima, podemos considerar coerentes as atividades apresentadas :
		
	
	
	
	 
	A atividades 1 , 2 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	
	
		3.
		Em 1932 houve um manifesto que representava as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. Que movimento foi este?
		
	
	
	
	 
	Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	
		4.
		A discussão sobre a " Organização do Trabalho Escolar" permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é:
		
	
	
	
	 
	coordenar o processo de investigação sobre a realidade socioeconômica e cultural vivencial do aluno.
	
	
	
		5.
		A Orientação Educacional como um campo do saber embasou-se, inicialmente, nas pesquisas e estudos existentes na:
		
	
	
	
	 
	Psicologia
	
	
		6.
		Na década de 80, continua o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. Então a Orientação educacional passou por vários períodos que foram sintetizados, conforme os itens abaixo.
Leia os itens a seguir e depois marque a opção CORRETA
II. Período Institucional: de 1942 a 1961: caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos orientadores educacionais.
III. Período Transformador: de 1961 a 1970: pela Lei 4.024/61, a Orientação Educacional é caracterizada como educativa, ressaltando a formação do orientador e fixando as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
IV. Período Disciplinador: de 1971 a 1980: conforme a Lei 5.692/71, a Orientação Educacional é obrigatória nas escolas, incluindo o aconselhamento educacional.
		
	
	
	
	 
	(   ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo no que diz respeito à Orientação Educacional, marque V para verdadeiro e F para falso:
(_V_) O período implementador caracteriza-se pelo surgimento da Orientação Educacional no Brasil, baseando-se a priori a orientação profissional a partir de atividades se seleção e escolha profissional.
(_F_) O período orientador caracteriza-se pelo seu aspecto preventivo e vocacional.
(_V_) O período institucional caracteriza-se pelo aparecimento legal da Orientação Educacional.
Assinale a sequência correta:
		
	
	
	
	  V, F, V.
	
	
	
		2.
		Desde década de 20, já existia o trabalho da busca de uma identidade para o Orientador Educacional, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. De todos os períodos , o que melhor representa a identidade do Orientador Educacional , por voltar-se a formação do educando é o:
		
	
	
	
	 
	Período Orientador quando a Orientação Educacional volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade
	
	
	
		3.
		Segundo Mírian Paura, a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com alguns aspectos, tais como: 
I - a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história;
II - a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola e por ela;
III - a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania, valorizando as questões do saber pensar, saber criar, saber agir e saber falar na prática pedagógica.
Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições:
		
	
	
	
	 
	Todas as proposições estão corretas.
	
	
		4.
		A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se:
		
	
	
	
	 
	Período Questionador.
	
	
		5.
		Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:
		
	
	
	
	 
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	
	
	
		6.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, a de 1967, por exemplo, ampliou a obrigatoriedade do ensino de 07 para 14 anos. A atual Constituição, promulgada em 1988 e única com a participação popular.
Marque a opção que apresenta uma falsa informação sobre a Constituição indicada:
		
	
	
	
	 
	Constituição de 1937 - O ensino superior é obrigatório e gratuito
	
	
		7.
		1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
		
	
	
	
	 
	Década de 80
AULA 2
EXERCICIOS
	
	
	
		1.
		“É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.