Buscar

Avaliando o aprendizado Fraturas dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503636576)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todos os materiais apresentam frequências naturais de vibração quando solicitados externamente. Um caso famoso se refere a ponte sobre o Estreito de Tacoma, mostrado na figura a seguir, em Washington nos Estados Unidos, em novembro de 1940, quando ventos com velocidade média de 70km/h provocaram modos de vibração longitudinais (ao logo da ponte) e modos de vibração torsionais, que resultaram na ruptura da ponte.
Entre as opções a seguir, identifique aquela que NÃO corresponde a uma afirmação correta.
		
	
	No fenômeno da ressonância, podemos considerar que os corpos oscilantes assumem amplitude máxima quando submetidos a determinadas frequências.
	
	O fenômeno da ressonância mecânica ocorre quando o estímulo externo ocorre na mesma frequência natural de vibração do material
	
	Considerando apenas fenômeno da ressonância, uma tropa de soldados pode atravessar uma ponte caminhando normalmente (sem cadência) sem problemas de eventuais fraturas.
	 
	Na prevenção do fenômeno da ressonância, devemos considerar que os esforços cíclicos atuantes sobre uma estrutura devem reproduzir as frequências naturais dessa estrutura.
	
	A fratura devido a ressonância ocorre quando o corpo apresenta amplitudes de vibração cada vez maiores quando solicitado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503635823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O gráfico tensão-deformação de engenharia presente revela as diversas fases de deformação pelas quais um corpo de prova de seção reta circular passa ao ser submetido a uma carga de tração gradativamente crescente. Considerando o fenômeno físico que originou o gráfico e suas características, só NÃO podemos afirmar:
		
	
	O ponto C represente a ruptura do corpo de prova.
	 
	O limite de resistência a tração do corpo é representado pelo ponto C.
	
	O ponto B representa a maior tensão suportada pelo material.
	
	O ponto B que nos interessa para representar a máxima resistência à tração.
	
	O ponto A representa a tensão de escoamento do material.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503636591)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em algumas situações em que ocorre a interação entre elementos envolvidos na composição do material, ocorre a fragilização do contorno de grão, criando um caminho preferencial para trincas. Considerando o exposto, qual o tipo de fratura mais adequada para ser associada ao contexto?
		
	
	Supergranular.
	
	Hipergranular.
	 
	Transgranular.
	
	Hipogranular.
	 
	Intergranular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503636590)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista microscópico, os materiais frágeis e cristalinos podem apresentar fraturas como consequência do rompimento de ligações atômicas em determinados planos, como mostrado na figura oriunda de Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV a seguir.
Considerando os aspectos cristalográficos, identifique qual opção apresenta a denominação CORRETA do tipo de fratura.
		
	
	Interzonal.
	
	Transcristalina.
	
	Transzonal.
	 
	Intergranular.
	
	Transgranular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503636594)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O fator de concentração de tensões (Kt) associado a alguma descontinuidade é função da geometria desta. Nas situações reais de engenharia, via de regra, muitas destas descontinuidades não apresentam geometria simples. Desta forma, algumas aproximações para tais descontinuidades são feitas, supondo estas como elementos geométricos conhecidos.
Entre as opções a seguir, indique aquela que indica uma forma geométrica geralmente aceita para representar uma descontinuidade.
		
	 
	Elípse.
	
	Retângulo.
	 
	Triângulo.
	
	Losango.
	
	Quadrado.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503636597)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A partir de um estado geral de tensões, dois estados particulares são essenciais para o entendimento espessura na propagação de trincas, a partir dos entalhes: o estado plano de tensões (EPT) e o estado plano de deformações (EPD).
Com relação a esses dois estados, só NÃO podemos afirmar:
		
	
	À medida que nos aproximamos do estado plano de tensões, a região associada a deformação plástica aumenta.
	 
	À medida que nos aproximamos do estado plano de deformações, a zona associada à deformação plástica diminui.
	
	À medida que aumentamos a espessura da placa, temos a evolução do estado plano de tensões para um estado misto até atingirmos o estado plano de deformação.
	 
	O estado plano de tensões ocorre tipicamente em placas infinitas e espessas que estão sujeitas apenas a forças de carga paralelas a elas, ou seja, σx e σy são diferentes de zero e σz é nula.
	
	O estado plano de deformações ocorre tipicamente em placas espessas, ou seja, a deformação perpendicular à placa é nula.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503636656)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Mecânica da Fratura Elasto-plástica considera que o campo de deformação plástico na ponta da trinca não é desprezível (deformação plástica predominante) e promove efetivamente deformação plástica. A expressão anterior, apresentada por Alan A. Griffith σc=√((2Eγs)/πa) é modificada, assumindo a forma: σc=√((2E(γs+γP))/πa).
Considerando a expressão anterior, identifique o item cuja associação está INCORRETA:
		
	
	γs: é o módulo de energia de superfície específica.
	 
	σc: é a tensão crítica necessária a para a nucleação de uma trinca em um material.
	
	E: módulo de elasticidade.
	 
	γP: é a energia associada à deformação plástica.
	
	a: é a metade do comprimento de uma trinca interna.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503636613)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Mecânica da Fratura se bifurcou para tratar questões de engenharia, associadas ao regime elástico e de deformação e ao regime plástico de deformação, originando dois segmentos para a modelagem físico-matemática: MECÂNICA DA FRATURA LINEAR ELÁSTICA (MFLE) e a MECÂNICA DA FRATURA ELASTO-PLÁSTICA (MFEP). Com relação a estas duas vertentes da Mecânica da Fratura, só NÃO podemos afirmar:
		
	 
	Se o campo de deformação plástico na ponta da trinca não for desprezível (deformação plástica predominante) então utilizamos a Mecânica da Fratura Elasto-Plástica (MFEP).
	 
	Se o campo de deformação elástico na ponta da trinca é pequeno (deformação elástica predominante) então utilizamos a Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE).
	
	Se a placa é espessa, provavelmente teremos um regime elástico de deformação na ponta da trinca, podendo-se utilizar a Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE).
	
	Se a placa é delgada, provavelmente teremos um regime plástico de deformação na ponta da trinca, podendo-se utilizar a Mecânica da Fratura Elasto-Plástica (MFEP).
	
	Se o campo de deformação plástico na ponta da trinca é pequeno (deformação elástica predominante) então utilizamos a Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE).
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503638467)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre os modelos físico-matemáticos que descrevem o fenômeno da falha por fadiga, podemos afirmar, com EXCEÇÃO de:
		
	
	A grande dispersão de dados na curva S-N é uma função da grande quantidade de corpos de prova utilizados e suas diferenças macro e microestruturais.
	
	O modelo S-N é o mais antigo, sendo muito utilizado em projetos de componentes mecânicos que funcionam em regime rotativo, como eixos virabrequim de automóveis.
	
	No modelo S-N, considera-se que períodos de inatividade na utilização do componente não são significativos para o fenômeno da fadiga se o corpo estiver em um ambiente não corrosivo.
	 
	Existem várias técnicas de ensaio relacionadas à curva S-N, originadas a partir dos experimentos de Wöhler, que submeteu umeixo giratório em balanço a um carregamento de flexão.
	 
	O ensaio de flexão rotativa é um ensaio de fadiga a baixas ciclos ¿ FBC e é realizado a partir de campo de tensões-trativo e compressivo até ocorrer a ruptura do corpo de prova.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503639769)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação ao fenômeno da fratura sob fadiga, só NÂO podemos afirmar:
		
	
	A propagação da trinca ocorre quando o material está submetido a tensões trativas que resultem em tensões acima do limite de escoamento na ponta da trinca.
	
	Mesmo um material sem defeitos superficiais pode apresentar detalhes concentradores de tensão, como extrusões e inclusões oriundas do deslizamento de planos atômicos.
	 
	As trincas se propagam a partir da atuação das tensões dinâmicas sobre o material somente quando estas assumem valores acima do limite de escoamento do material.
	
	A trinca geralmente surge em um detalhe do material que representa um concentrador de tensões, o que pode ser representado por uma falha de fabricação ou manufatura.
	 
	A fratura também pode se originar em um "defeito" superficial, como riscos, ângulos vivos, rasgos de chaveta, fios de rosca e mossas oriundas de pancadas

Continue navegando