Buscar

BIOSSEGURANÇA

Prévia do material em texto

BIOSSEGURANÇA
O que é biossegurança?
Conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde e qualidade de trabalho dos envolvidos, é de fundamental importância em laboratórios de ensino e pesquisas.
Auxilia na promoção da saúde e na proteção do funcionários.
Princípios da biossegurança 
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a CONTENÇÃO de riscos de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que esse risco seja minimizado ou eliminado.
Contenção primária: voltada para a preservação saúde do funcionário e do paciente durante a pratica assistencial ou laboratorial.
Contenção secundária: riscos ao meio ambiente, interno ou externo, geralmente gerado por resíduos. 
Riscos
Físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, ultrassom. 
Biológicos
Os materiais biológicos abrangem amostras provenientes de seres vivos como plantas, bactérias, fungos, parasitas, animais e seres humanos (sangue, urina, escarro, peças cirúrgicas, biopsias, lixo hospitalar, entre outras). 
Risco comum: contaminação por agulha. 
Químicos 
Consideram-se agentes de riscos químicos os produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. 
Guardar tais produtos em lugares adequados e olhar rótulos. 
Ergonômicos
Consideram-se riscos ergonômicos qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador causando desconforto ou afetando sua saúde. EX: levantamento de peso, ritmo de trabalho excessivo.
Riscos de acidentes: todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física e moral.
Equipamentos de proteção.
- EPI (equipamento de proteção individual): todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, não sendo adequando a uso coletivo por questões de segurança e higiene. Sua função é prevenir ou limitar o contato entre o operador e o material. EX: luvas especificas para cada tipo de trabalho, sapatos impermeáveis, óculos, jaleco, máscara, entre outros.
 - EPC (equipamento de proteção coletiva): são equipamentos que possibilitam a proteção do pessoal do laboratório, do meio ambiente e da quisa desenvolvida. EX:extintores, lavadores de olhos, chuveiro e capela de exaustão que serve para manuseio de reagentes que possam evaporar.
Aplicação na prática laboratorial 
- O comportamento dos usuários de um laboratório é determinante para o sucesso dos procedimentos nele desenvolvidos. Além disso, a própria segurança dos usuários depende, em alguma medida, da forma como estes desenvolvem suas atividades.
Sempre importante observar a rotulagem e estar atento a suas atividades.
O uso de luva não descarta a importância da lavagem de mãos uma vez que elas podem ter poros/furos. 
BPL (BOA PRÁTICA LABORATORIAL segundo a ANVISA): 
seguir as regras de biossegurança 
conhecer os riscos biológicos, químicos, radioativos, tóxicos, físicos e ergomônicos com os quais se tem contato no laboratório.
Ser treinado e aprender precauções e procedimentos.

Continue navegando