Buscar

Avaliação PSICOLOGIA ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201502232324 (AG) » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502232324 - DAMARIS SANTOS OLIVEIRA PINHEIRO
	Professor:
	SIMONE BARRETO MAGALHAES
	Turma: 9024/AD
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2016 13:21:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201502864928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana tem 4 anos e ainda não sabe compartilhar seus brinquedos. Suas brincadeiras sempre terminam em confusões e pequenas agressões. Isso porque ela se recusa a emprestar seus pertences e se irrita quando outra criança o utiliza. Seus pais estão com dificuldades para ensiná-la sobre as normas de relações sociais. Como eles poderiam empregar os conceitos do Behaviorismo para condicionar o comportamento da filha de modo a diminuir seu egocentrismo?
		
	
Resposta: Os pais precisam orientar a filha mostrando a importância da socialização na vida de uma criança, ela precisa dividir seus brinquedos e assim criando um vínculo de harmonia com outras crianças, os pais precisam resolver essa situação porque o egocentrismo prejudica muito a qualquer ser humano, precisamos viver em unidade.
	
Gabarito: A resposta do aluno deverá apresentar os conceitos principais do condicionamento do tipo operante (apresentação de estímulos, reforçadores, punição).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503098294)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Qual a diferença da forma de raciocínio utilizado por uma criança e um adolescente?
		
	
Resposta: A criança precisa do concreto, ou seja alguma coisa que ela toque, aperte, veja, etc. Ex: em uma historinha que o professor ou a mãe conte sempre precisa ter as ilustrações, para que elas entendam a história, já no adolescentes o raciocínio é rápido, falou em um assunto ele já consegue assimilar na sua mente.
	
Gabarito:
As crianças utilizam um raciocínio que parte do particular para o geral, denominado raciocínio indutivo. Já os adolescentes, à medida que desenvolvem a capacidade de raciocínio hipotético se tornam capazes de raciocínio dedutivo, ou seja, partem de uma premissa genérica ou de uma teoria, raciocina através de uma ou mais etapas lógicas para chegar a uma conclusão específica e depois testa a validade de sua conclusão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502285860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando no estudo do desenvolvimento humano, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	o estudo não abrange somente todos os períodos da vida como também utiliza uma perspectiva por toda vida.
	 
	é um conhecimento que é utilizado somente na área de educação especial, pois permite conhecer melhor a plasticidade do cérebro.
	
	abrange o ciclo vital e o seu caráter evolutivo.
	
	trouxe grandes benefícios para os professores, à medida que permite identificar determinadas características de algumas fases da vida.
	
	busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502990179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a teoria piagetiana, o processo pelo qual a criança ao ter contato com novas experiências ocorre uma modificação das estruturas já existentes, é denominado de:
		
	
	Esquema
	
	Conservação
	
	Assimilação
	
	Identificação
	 
	Acomodação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502286175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na imagem do quebra-cabeça sobre a Aprendizagem Significativa, analise as duas afirmativas:
I) a aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual o conceito de mediação está plenamente presente, pois para que ocorra a aprendizagem é necessário novos desafios, contextualizados e que possam ter algum sentido para o aluno, de modo que o ajude a compreender a relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe.
II)  Ausubel parte do pressuposto de que os indivíduos apresentam organizações cognitivas internas baseadas em conhecimentos de caráter conceitual, sendo sua complexidade determinada não pelo número de conceitos que contém, mas sim pelas relações que os conceitos existentes estabelecem entre si, dando ao sujeito a possibilidade de reconstruir o conhecimento.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502916543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
 a. Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
 c. Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 Estão corretas as questões:
		
	
	Apenas b
	
	Questões a e c
	
	Todas as questões
	 
	Apenas a
	
	Apenas a questão c
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502390383)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	 
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502825912)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aos dois anos de idade a criança inaugura uma nova forma de construção de conhecimento permeada por esquemas cognitivos simbólicos. Na linguagem, em todas as suas modalidades, aparecem os principais esquemasde conhecimentos construídos nesta fase. Piaget fez um minucioso estudo sobre esse período e o denominou de?
		
	 
	Pré-operatório
	
	Linguístico-operatório
	
	Operatório-concreto
	
	Operatório-lógico
	
	Sensório-operatório
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502878974)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando outros focos de observação.
Estão corretas
		
	 
	Apenas a alternativa III
	
	Apenas a alternativa I
	
	Todas as alternativas
	 
	Alternativas I e III
	
	Alternativa II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502928023)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na adolescência, há uma sofisticação de várias habilidades cognitivas que ajudarão o jovem a se inserir no mundo dos adultos. São conquistas COGNITIVAS da adolescência
		
	 
	Formação de grupos com a mesma identidade
	
	Pensamento jovial e opositivo
	
	Oposição às determinações antigas dos familiares
	 
	Aumento do vocabulário bem como da capacidade de memória e raciocínio.
	
	Compreensão simbólica dos objetos

Outros materiais