Buscar

teoriaa justin in time

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA
O sistema Just in Time, doravante denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como um método para aumentar a produtividade, apesar dos recursos limitados (MOURA e BANZATO, 1994).
até a metade da década de 70 não se tinha conhecimento da filosofia just in Time no ocidente, bem como de suas aplicações. Esse fato somente veio ocorrer após o acirramento da crise do petróleo. Não obstante fomos influenciados pelo crescimento da industria japonesa, até então arrasada após o termino da guerra. O crescimento desta, mesmo em tempo de crise e recursos escassos despertou o interesse ocidental pela aplicação de suas técnicas. Foi justamente em um ambiente pós segunda guerra mundial, em que o Japão precisava ser competitivo para crescer, que a Toyota, baseada nos princípios de Henry Ford, desenvolveu JIT, também conhecido no oriente comosistema Toyota de produção.
O que acelerou apopularização do JIT no mundo ocidental foi que muitos gerentes perceberam que este, bem como suas técnicas podem ser utilizados com sucesso em qualquer parte do mundo.
CONCEITO 
Em japonês, as palavras para just in time significam “no momento certo”, “oportuno”. Uma melhor tradução para o inglês seria o just in time, ou seja, em tempo, exatamente no momento estabelecido. In time, em inglês, significa “a tempo”, ou seja, “não exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com uma certa folga”.O conceito do sistema Just in Time é uma nova maneira de ver o modo com que uma empresa produz.Dentro dos conceitos da Engenharia de Produção e da Administração de Empresas, o sistema Just in Time em linhas gerais determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa. nas empresas onde é aplicado este conceito de engenharia de produção, primeiro os produtos são vendidos e depois eles são fabricados.Nas fábricas onde é adotada a política de produção Just in Time o estoque de mercadorias e matérias primas é o mínimo possível, basicamente só o suficiente para 24 horas de trabalho.Nem todo tipo de fábrica pode ser ajustado para o sistema Just in Time, segundo a teoria da engenharia de produção este sistema é ideal para indústrias do tipo montadora, onde os produtos chegam semi-prontos ou em forma de peças desmontadas.
FILOSOFIA
O JIT trabalha com um sistema de produção “puxada”, ou seja somente se produz em cada uma das partes do processo aquilo que foi vendido, no tempo e no momento exato, também conhecido como sistema Kanbam. Nome dado aos cartões utilizados para autorizar e movimentar a produção ao longo do processo produtivo. O JIT tem como objetivo fundamental, a melhoria contínua do processo produtivo, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a acumular problemas. Problemas estes que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
Problemas de Qualidade,
 Problemas de quebra de máquina
Problemas de preparação de máquina
Como visto o objetivo da filosofia JIT é reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados. Reduzindo-se os estoques gradativamente, tornam-se visíveis os problemas mais críticos da produção, ou seja, possibilita-se um ataque priorizado. À medida que estes problemas vão sendo eliminados, reduzem-se mais e mais os estoques, localizando-se e atacando-se novos problemas “escondidos” (CORRÊA E GIANESI, 1996).
A filosofia JIT considera os erros como inevitáveis, assumindo explicitamente a meta de eliminá-los por completo. Através da análise dos erros pode-se descobrir por que o processo ainda apresenta falhas e, com a investigação de cada defeito e a busca persistente de suas causas mais básicas, aprimorar o processo para que ela não produza mais falha. Aderir à meta de “zero defeitos” implica assumir o espírito de aprimoramento contínuo em todos os aspectos da empresa (CORRÊA E GIANESI, 1996).
A filosofia JIT também pode ser definida como um sistema de manufatura cujo objetivo principal é otimizar os processos e procedimentos através da redução contínua de desperdícios. Eliminar desperdícios significa analisar todas as atividades realizadas na fábrica e eliminar aquelas que não agregam valor à produção. São sete categorias mais conhecidas de classificação dos desperdícios: Desperdícios na produção, Desperdício na espera, Desperdício de transporte, Desperdício de processamento, Desperdício de movimento, Desperdício de produzir produtos defeituosos Desperdício de estoques (CORRÊA E GIANESI, 1996).
Além do esforço de eliminação de desperdícios, a filosofia JIT tem característica de não aceitação da situação vigente ou mesmo de padrões arbitrários de desempenho. O controle mantém o processo estável e mantém os resultados dentro das tolerâncias aceitáveis. As metas colocadas pelo JIT são nada menos do que: Zero defeitos, Tempo zero de preparação (SETUP), Estoques Zero, Movimentação Zero, Quebra Zero, Lead Time zero e Lote unitário (uma peça) (CORRÊA E GIANESI, 1996).
Suas principais funções são:
Redução do Desperdício: Como há poucas peças disponíveis, o refugo e desperdício deve ser minimizado (se possível zerado).
 
Implantação de Processos de Produção mais Eficientes: Como os prazos são curtos, o tempo médio de produção dos produtos também deve ser minimizado pelo profissional de Engenharia de Produção.
 
Para que o sistema de produção Just in Time funcione corretamente e a empresa não perca credibilidade no mercado, tanto a redução de desperdício quanto a maximização da eficiência devem estar implantados.
Vantagens do Sistema Just in Time
 
Os estoques menores reduzem os custos de produção e também diminuem a necessidade de instalações físicas, como armazéns.
 
A menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica permite um controle melhor e mais centralizado da produção.
 
Custos menores implicam em preços finais mais baratos, fazendo com que a empresa ganhe mercado.
Desvantagens do Sistema Just in Time
 
Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias.
 
Como há poucos produtos prontos estocados, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata.
 
Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.
 
A Especialização no Sistema de Produção Just in Time dentro da Engenharia de Produção
http://guiametal.com.br/artigo/o-conceito-do-sistema-just-in-time.html
http://www.ot.ufc.br/mediawiki/index.php/Filosofia_e_Ferramentas_JIT
IETEC - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CONTINUADA - PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU ENGENHARIA DA PRODUÇÃO – TURMA 7 - - Washington Ribeiro Leite.

Outros materiais