Buscar

Prostaglandinas: Funções e Biossíntese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prostaglandina – São produzidas nos neurônios e vasos do SNC. São obtidas através do metabolismo do ácido araquidônico, que se encontra esterificado nos fosfolipídios das membranas celulares. Uma vez liberado pela ação da fosfolipases, o ácido araquidônico é metabolizado através de duas vias enzimáticas distintas: a via dos ciclos-oxigenases, que desencadeia a biossíntese das prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos, e a via das lipoxigenases, responsável pela síntese dos leucotrienos, lipoxinas e outros compostos.
A ciclo-oxigenase é encontrada em duas isoformas, denominadas ciclo-oxigenase-1 (COX-1) e ciclo-oxigenase-2 (COX-2). A COX-1 é expressa constitutivamente, ou seja, estão presente nas células em condições fisiológicas, principalmente nos vasos sanguíneos, plaquetas, estômagos e rins. A COX-2 pode ser induzida na presença de interleucina-1, interleucina-2 e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), ésteres de forbol, fatores de crescimento e endotoxinas, e é expressa por células envolvidas no processo inflamatório (macrófagos, monócitos e sinoviócitos), embora possa também ser constitutivamente expressa em algumas regiões.
As prostaglandina estão envolvidas em diversos processos fisiológicos e patológicos, incluindo, por exemplo, vasodilatação ou vasoconstrição; contração ou relaxamento da musculatura brônquica ou uterina; hipotensão; ovulação; metabolismo ósseo; aumento do fluxo sanguíneo renal, resultando em diurese, natriurese, caliurese e estimulação da secreção de renina; proteção da mucosa gástrica e regulação do fluxo sanguíneo local; inibição da secreção ácida gástrica; crescimento e desenvolvimento nervoso; resposta imunológica; hiperalgesia; regulação da atividade quimiotática celular; resposta endócrina; angiogênese; progressão metastática, entre outros.
As prostaglandinas da família E (PGEs) são potentes vasodilatadores, envolvendo principalmente arteríolas, esfíncteres pré-capilares e vênulas pós-capilares.
A PGD2 causa geralmente vasodilatação na musculatura mesentérica, coronária e renal e vasoconstrição na circulação pulmonar.
A PGI2 é um eficiente vasodilatador, podendo causar importante hipotensão. É sintetizada pelo endotélio vascular, controlando a adesão de célula ao endotélio e a agregação plaquetária, contribuindo como mecanismo anti-trombogênico da parede vascular intata.
O TXA2 apresenta potente atividade vasoconstritora.
No sangue as prostaglandinas modulam também a função plaquetária.
A PGE1, PGD2 e a PGI2 são inibidoras da agregação de plaquetas ao passo que o tromboxano A2 é forte indutor de sua agregação.

Outros materiais