Buscar

CASO DE CIVIL V PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1- Princípios do Direito de Familia. Quais as bases da família que estão sendo valorizadas? R=PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, AFETIVIDADE E DA MULTIPARENTALIDADE, PLURALIDADE DE ENTIDADES FAMILIARES. 
CASO 2- Camila quando completou 18 anos de idade, descobriu ser irmã de Gabriel, 16 anos, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai com Eleonor.R=CAMILA NÃO TEM RAZÃO, PORQUE É PARENTE CONSANGUÍNEA EM LINHA COLATERAL DE 2° GRAU DE SEU IRMÃO (ART.1593 e 1594 CC)
CASO 3- Luana tem 14 anos de idade e há seis meses, com o consentimento expresso de ambos os pais, reside com Danilo (17 anos), seu namorado há quase dois anos. Ambos resolveram que é hora de casar...R: OS MENORES DE 16 ANOS PRECISAM DA AUTORIZAÇÃO DE AMBOS OS PAIS DE ACORDO COM O ART 1520/CC
CASO 4- Leonardo e Ana após passarem por todo o processo de habilitação para o casamento e de posse do certificado de habilitação, agendam, perante o oficial do registro, dia, hora e local para a celebração do casamento.R=SIM, OUTRA AUTORIDADE PODE PROSSEGUIR COM A CELEBRAÇÃO (ART.1.554 E 1.539 §1°). NÃO, PORQUE EMBORA TENHAM MANIFESTADO VONTADE NÃO HOUVE A DECLARAÇÃO DA AUTORIDADE COMPETENTE. (ART.1.514/CC)
CASO 5-Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos foram casados e felizes, mas minha mãe acabou morrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama..R=JOÃO E A ESPOSA SÃO PARENTES EM LINHA RETA DE PRIMEIRO GRAU POR AFINIDADE (ENTEADA E PADRASTO), E O VÍNCULO POR AFINIDADE NÃO SE EXTINGUE COM A DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO (ART. 1.595/CC). PORTANTO HÁ IMPEDIMENTO PARA O CASAMENTO (AART.1.521, II/CC). QUALQUER INTERESSADO E O MP PODEM PLEITEAR A NULIDADE A QUALQUER TEMPO (ART. 1.548,II E 1.549/CC)
CASO 6-Um agricultor do interior do Estado, ‘humilde e ingênuo’, casou-se há dois meses com bonita moça da cidade que havia conhecido numa das feiras de domingo. R=SIM, PODERÁ AJUIZAR AÇÃO DE ANULAÇÃO DO CASAMENTO E O PRAZO É DE 3 ANOS DE ACORDO COM ART. 1.557,III/CC. PARA QUE SEJA RECONHECIDO COMO ENTIDADE FAMILIAR É A PARTIR DA EFICÁCIA DA UNIÃO DOS NUBENTES.
CASO 7-Caso Concreto Thiago e Deise se casaram em maio deste ano, mas no processo de habilitação esqueceram de informar que Thiago adotaria o sobrenome de Deise.R=SIM, ELE PODE SOLICITAR EM JUIZO A RETIFICAÇÃO DO NOME DELE, COM A INCLUSÃO DO NOME DA NUBENTE, CONFORME PROCEDIMENTO JUDICIAL D ALTERAÇÃO DE NOME CIVIL.(LEI 6.015/73-ARTS.57 E 109)
Camila não tem razão porque é parente consanguínea em linha colateral de 2º grau 
do seu irmão conforme determinam os arts. 1593 e 1594, CC
Camila não tem razão porque é parente consanguínea em linha colateral de 2º grau 
do seu irmão conforme determinam os arts. 1593 e 1594, CC
Camila não tem razão porque é parente consanguínea em linha colateral de 2º grau 
do seu irmão conforme determinam os arts. 1593 e 1594, CC

Continue navegando