Buscar

Rotina de exercícios para pacientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

- Aferir PA dos pacientes 
AQUECIMENTO: (duração 5min.) Aluno: Sirlaine
No aquecimento serão realizados os seguintes exercícios, paciente em posição ortostática realiza a flexão do quadril (2x15rep. de cada lado), paciente em posição em pé realiza circundunção de punho e circundunção plantar (2x15 rep. de cada lado), elevação dos dorsiflexores e flexão plantar (5x vezes de cada lado), paciente em posição ortostática realiza a circundunção de quadril(2x15 rep.); Pacientes em fila realizando treino de marcha com ritmo da musica movimentando MMSS e MMII com comandos verbais.
ALONGAMENTO : 
(Aluno: Laiane/Duração: 10min)
MMSS
- No alongamento será realizados os seguintes exercícios Paciente em posição ortostática realizar extensão da cervical (2x15seg.);após realizar flexão da cervical(2x15seg.) ;
-Inclinação lateral da cervical com ajuda do MMSS fazendo abdução do ombro com flexão de cotovelo puxando a cabeça alongando M.Trapezio (2x15seg);
-Membros inferiores afastados, um dos membros superiores realizando no membro superior contralateral os movimentos de flexão do ombro com rotação lateral e ligeira abdução e elevação da cintura escapular, estando o cotovelo flexionado tracionando pela mão, alongando M. Redondo maior e Tríceps.(2x15seg.);
-Alongamento dos extensores laterais da coluna realizando uma inclinação lateral do tronco.(2x15seg);
- Membros inferiores afastados, um dos membros superiores realizando o movimento de adução horizontal do ombro e abdução da cintura escapular, com o cotovelo em extensão no membro superior contralateral,alongando M.Deltoide(2x15seg.)
- Alongamento de flexores de cotovelo e punho realizando uma extensão de punho e cotovelo segurando todos os dedos(2x15seg.);
MMII
Paciente em Decubito dorsal realizando uma flexão de quadril com membros inferiores extendidos, fazendo dorsiflexão com ajuda do terapeuta. (15seg)
-Tríplice flexão com ajuda do terapeuta alongando M. da lombar (15seg);
-Tríplice flexão unilateral dos MMII, com o outro membro extendido alongando M. ílio psoas (15seg.)
-Flexão de quadril com uma leve abdução e rotação externa de um membro sobre o membro contra lateral em tríplice flexão alongando M.Piriforme, Lombar e Glúteos.(15seg)
-Realizando elevação pélvica com MMII flexionados (2x10rep.)
 FORTALECIMENTO:
(Aluno:Cássio e Vanessa/ Duração :10min.)
-Fortalecimento de quadríceps: sentado em uma cadeira com os joelhos fletidos, o paciente realizara uma extensão completa de joelho com apenas um membro e volta à posição inicial, logo em seguida realizara o mesmo movimento com o membro contralateral. (duas séries de dez repetições com cada perna) 2 min.
-Fortalecimento de isquiotibiais: paciente na posição ortostática segurando algo para se apoiar a sua frente, com uma carga devidamente colocada em volta do tornozelo, ira fazer uma flexão de joelho de 90º graus ou mais contraindo todo o agrupamento muscular dos posteriores de coxa. (duas séries de dez repetições cada perna) 2min.
-Fortalecimento de paravertebrais glúteo Maximo e isquiotibiais: o exercício deve ser feito com o paciente em posição ortostática, com as pernas na largura dos ombros, faz uma flexão de quadril o Maximo que sua elasticidade de isquiotibiais permitirem, sem que aja uma rotação da pelve e retificação da lordose lombar, deve-se atentar-se ao fato de que esta flexão de quadril deve ser feita com os joelhos semi fletidos, mantendo uma contração isométrica na coluna vertebral, na parte onde se faz a extensão do quadril acontece à contração de glúteo e isquiotibiais, os paravertebrais estarão o movimento inteiro em contração isométrica. (uma série de dez) 2 min.
-Treino de fortalecimento de mmss: Paciente em postura ortostática com auxílio de alter 0,5/1 kg, realiza o movimento de Flexão de cotovelo, em ambos os membros. Realizar 02séries de 10 
-Fortalecimento de Adutores para mmii:
Paciente sentado com auxílio de uma bola , posiciona a bola entre os joelhos. Realiza então a adução de mmii, fazendo uma pressão contra bola (grácil/adutor magno/pectíneo). (Realizar 2 séries de 10 ).
-Fortalecimento de abdutores para mmii: Paciente sentado, com auxílio de um thera band, entrelaçando thera band no joelho. Realiza-se então movimentos de abdução de mmii, trabalhando assim toda musculatura abdutora (tensor da fáscia lata/sartório) (2 series de 10).
CIRCUITO :
(Aluno : Emerson/ duração 10min.)
No circuito será realizado dupla tarefa,treino de marcha com obstáculo, step para treino de degrau,marcha em 8, treino de marcha com solo irregular e obstáculos (caneleira) realizando flexão e extensão dos MMSS com uso da bola. (2x)
RELAXAMENTO: (Duração: 15 minutos) Aluno: Taynara
Em posição ortostática eleva a mão em cima do deltoide, fazendo circundução com o complexo do ombro em sentido horário 2x5 e anti-horário 2x5. 
Na mesma posição, em extensão e rotação dos MMS , a mão direita segura o olecrano esquerdo e a mão esquerda olecrano direito, faz uma flexão e extensão cervical 2x10 e rotação lateral 2x10.
Decúbito dorsal em posição anatômica, paciente faz uma contração em todos seus membros, mantendo em 5 segundos e relaxa, repetição 5 vezes. O terapeuta vai manter uma flexão de quadril com apoio de uma cadeira . 10x3
Decúbito dorsal em posição anatômica, fechando os olhos paciente vai concentrar na respiração guiada pelo terapeuta. Em seguida vai adquirir posição fetal.
(Isso fará todo relaxamento da tensão do ombro).
-Aferir PA dos pacientes .

Outros materiais