Buscar

Leitura e Produção de Texto II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 https://www.google.com.br/ ENVIE ATÉ DIA 28/8
Caro aluno(a),
Na aula 4, tratamos sobre a diferença entre corrigir um texto e avaliar um texto. Para proporcionar-lhe a oportunidade de refletir sobre esse assunto e, ao mesmo tempo, praticar a escrita, você deverá fazer uma resenha, de 15 a 20 linhas, da entrevista da página 6, do material disponível no arquivo (Entrevista com Lívia Suassuna, “Avaliar é preciso. Saber como, também”). 
Você aprendeu sobre resenha no primeiro semestre, porém, caso surjam dúvidas sobre como fazer, acesse “material de aula” e “arquivo”. Lá você encontrará arquivos que contém orientações sobre como se deve fazer uma resenha e encontrará, também, exemplos.
O valor total da atividade é 2.5. Envie a resposta por meio do Portfólio 4 - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.
Bons estudos!
NOME: Rose Cristina Fernandes
RGM: 053.16472
POLO: Horizontina
Suassuna, Lívia. Avaliar é preciso. Saber como, também. Resenha. Na ponta do lápis, ano X, nº24, Maio de 2014, pp.6-11. 
Lívia Suassuna é licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco(1981), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo(1989) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas(2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Educação- Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação). A professora propõe novas formas de lidar com a produção de textos em sala de aula. 
Na entrevista, a professora refere-se as práticas �de avaliação presentes na escola, avaliação essa preocupada apenas em saber o que o aluno sabe, o que não sabe e quais os conhecimentos que domina. Explica que a prática de avaliação precisa ser discursiva, o diálogo precisa ocorrer o tempo todo entre professor-aluno, alunos entre si, aluno com o conhecimento. Destaca que falta uma discussão especifica de avaliação, um parâmetro na área de língua portuguesa. Suassuna aponta que a prática de produção de texto está fragilizada na escola e a avaliação vai a esteira, e que um dos caminhos para mexer com essa questão é a formação inicial e continuada,(;) é preciso trazer a teoria, a leitura, o estudo, para justificar e compreender os princípios. Para ela, as produções de textos devem ser confrontadas e discutidas pelo professor num processo de escrita e reescrita.
Diante da entrevista de Suassuna, podemos verificar que na avaliação é preciso,� rever, reformular, revisar, reescrever, submeter ao outro, identificar o interlocutor.(;) Que� a escola precisa se aproximar da prática social de escrita, investir em textos que mobilizem para ação social, comovam, toquem, reconstruam, sejam referência. O professor deve ter interesse autêntico por aquilo que o aluno escreve. Avaliar é preciso, necessário,(;) saber como avaliar, ainda é um desafio.
BOA RESENHA!!!! CONSEGUIU ENTENDER UMA SUPERESTRUTURA DO GÊNERO RESENHA!!!! NOTA: 2.5
�Crase.
�excluir
�excluir

Outros materiais