Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO TEORIA E PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502506186)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	2 Sobre a pratica dos esportes para pessoas com deficientes podemos afirmar como correto os seguintes benefícios: A) Melhora da motivação, da autonomia e auto-estima, pois o esporte possibilita deficiente perceber-se saudável; B) Diminui os sintomas de ansiedade e incapacidade. x C) Contribui para a inserção do deficiente. x D) Diminui o percentual de gordura e auxilia no controle do peso corporal. E) Estimula, entre outras, a melanina responsáveis por sensações de bem estar e pelo combate à depressão;
		
	
	resposta B esta correta
	
	resposta C esta correta
	 
	a resposta D nao está correta
	 
	resposta A está correta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502533196)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As deficiências auditivas em relação a sua origem temporal podem ser classificadas como pré-natais, perinatais e pós-natais. Diante desta assertiva considera as classificações das deficiências auditivas relacionadas abaixo e as causas apresentadas a seguir: A. pré-natal B. perinatal C. pós-natal 1. Anormalidades cromossômicas 2. Rubéola materna 3. Anóxia neonatal 4. Herpes contraída no canal vaginal 5. Sarampo infantil 6. Meningite A sequência correta de associações entre a classificação e a causa de deficiência auditiva é:
		
	 
	A1, B2, C3, B4, C5, A6
	 
	A1, A2, B3, B4, C5,C6
	
	B1, A2, C3, A4, B5, C6
	
	B1, C2, C3, A4, B5, C6
	
	C1, C2, A3, B4, A5, B6
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502502867)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à participação em programas de atividades físicas e esportivas de pessoas com deficiências - PCD´s vários autores, dentre eles Gorgatti; Costa (2008), afirmam que para um determinado grupo delas não existem adaptações ou limitações maiores que necessitem ser empreendidas. A atenção dos professores de Educação Física, nesses casos, deve ater-se mais as defasagens desses alunos em termos de equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora geral, noção espaço-temporal, e dificuldades de sociabilidade e comunicação. Nestes casos não se faz necessário realizar trabalhos isolados mais específicos, mas apenas recomendam-se cuidados no acompanhamento das execuções em termos de segurança. Esta assertiva refere-se as pessoas com deficiências de que tipo:
		
	 
	Auditivas
	
	Intelectuais
	
	Auditivas, motoras, intelectuais e visuais.
	
	Motoras
	
	Visuais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502648568)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ÉTICA DA DIVERSIDADE NA ABORDAGEM DA DEFICIÊNCIA "Há duas formas distintas de se pensar a deficiência: uma, mais antiga, se baseia no modelo médico; a outra, representando a tendência atual, baseia-se no modelo social. O modelo médico tem como principal característica a descontextualização da deficiência, isto é, toma-a como incidente isolado e sem relação com questões de interesse público e relevância econômica, política ou social. No enfoque do modelo médico, o problema reside na pessoa, com consequências somente para ela e sua família, ficando a sociedade isenta de qualquer responsabilidade e compromisso para com a desconstrução de processos de discriminação. Já o modelo social considera que a maior parte das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência resulta da forma como a sociedade trata as limitações físicas, intelectuais, sensoriais ou múltiplas de cada indivíduo. A deficiência é entendida como construção coletiva e condição flexível, não necessariamente permanente. Afinal, se as barreiras de acesso são removidas, a relação de desvantagem passa a ser parcial ou, mesmo, completamente abolida. O modelo social está relacionado ao desenvolvimento inclusivo e à ética da diversidade, que combate a homogeneidade e privilegia ambientes heterogêneos, celebrando toda e qualquer diferença entre pessoas." Disponível em: http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/revista- radis/92/comunicacao_e_saude/etica-da-diversidade-na-abordagem-da-deficiencia A partir da leitura e interpretação deste fragmento de reportagem analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta: I - Era comum na Antiguidade os romanos matarem as crianças que nasciam com mutilação ou ¿monstruosas¿, fato também comum entre as tribos indígenas brasileiras, também chamado de ¿infanticídio¿. II - Discriminar por motivo de deficiência significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada na deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro; III - Considera-se um avanço considerar atualmente a deficiência associada a condições sociais, ambientais e educacionais, desvinculando-a de um contexto exclusivamente médico; IV - Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II, III, IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I , III, IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503099639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que as adaptações necessárias à INCLUSÃO de PcD´s pode acontecer nas dimensões: INFRAESTRUTURA, RECURSOS MATERIAIS, MÉTODOS DE ENSINO, REGRAS e CUIDADOS ESPECIAIS, podemos afirmar que a atitude de implantar as ações de: 1) rampas de acesso à quadra; 2) uso do método parcial com forma de permitir a aprendizagem do gestual de determinada modalidade esportiva e; 3) evitar as atividades que geram confronto corporal direto entre crianças com probabilidade de lesão raquimedular, são características de que tipo de adaptações respectivamente?
		
	
	recursos materiais - regras - infraestrutura
	
	regras - métodos de ensino - recursos materiais
	
	infraestrutura - recursos materiais - métodos de ensino
	
	infraestrutura - cuidados especiais - regras
	 
	infraestrutura - métodos de ensino - cuidados especiais

Outros materiais