Buscar

PEÇA - ALEGAÇÕES FINAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE BRASÍLIA/DF 
Processo nº:
Autor: Ministério Público do Distrito Federal
Denunciado: Luan dos Santos
LUAN DOS SANTOS, já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, através de seu advogado ao final assinado, vem respeitosamente à presença de V. Exa., MEMORIAIS, com fundamento no art. 403, §3º, do CPP, o que faz nos termos que seguem:
I – FATOS 
	O réu está sendo processado criminalmente pela suposta prática de crime de furto na forma qualificada mediante fraude. Com o recebimento da denúncia, o réu foi citado mas não apresentou Resposta à Acusação. Contudo, o juiz responsável determinou o prosseguimento do feito sem a defesa supracitada por entendê-la desnecessária, já que não considerou ser caso de absolvição sumária.
	Durante a instrução, as testemunhas de acusação confirmaram a ocorrência do furto qualificado. Disseram, ainda, que, apesar de não saberem quem o praticou, suspeitavam que teria sido o réu.
	Nenhuma outra prova foi produzida nos autos.
	O Ministério Público, então, pugnou pela sua condenação.
	Autos à defesa, para apresentação de Memoriais.
II – MÉRITO 
	No caso dos autos, citado o acusado, não houve apresentação de resposta à acusação (art.396 e 396-A do CPP), o que configura nulidade processual. Vejamos:
	Conforme dispõe o art. 396-A, §2º, do CPP:
Art. 396-A. Na resposta, o acusado poderá argüir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
§ 1o A exceção será processada em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Código. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).
§ 2o Não apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, o juiz nomeará defensor para oferecê-la, concedendo-lhe vista dos autos por 10 (dez) dias. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). (grifo nosso)
	Ou seja, a peça deve obrigatoriamente ser apresentada por advogado.
	No caso em apresso, o réu não apresentou Resposta à Acusação, e o juiz entendeu ser desnecessária tal da peça já que não seria o caso de absolvição sumária. Ocorre que o prosseguimento do feito sem a nomeação de defensor para elaborar a sua defesa técnica, contraria o mencionado dispositivo do diploma processual penal e ainda configura cerceamento de defesa, em desobediência explícita do art. 5º, inc. LV, da CF, acarretando a nulidade processual, nos termos do art. 564, inc. IV do CPP.
	Com isso, deve ser o presente feito anulado a partir da citação, com a devolução do prazo para apresentação da Resposta à Acusação.
III – PEDIDOS
 
	Diante do exposto, requer a Vossa Excelência: 
	A) A anulação do processo desde a citação, com fulcro no art. 564, inc. IV do CPP, considerando-se a não apresentação de Resposta a Acusação, com a devolução do respectivo prazo. Caso não seja esse o entendimento de Vossa Exa. pugna-se pela ABSOLVIÇÃO do denunciado, nos termos do artigo 386, do Código de Processo Penal.
	B) Caso entenda pela condenação do denunciado, o que não se espera, requer a APLICAÇÃO DA PENA NO MÍNIMO LEGAL, e reconhecendo a atenuante do art. 65, inc. I do mesmo diploma legal, com a fixação do regime inicial aberto (art. 33, §2º, c, do CP) e substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, de acordo com o artigo 44 do Código Penal, posto que o denunciado preenche todos os requisitos, ou a suspensão condicional da pena (art. 77 do CP).
	C) Por fim, requer-se seja arbitrado no patamar mínimo o valor a ser pago a título de reparação dos danos, nos termos do art. 387, inc. IV, do CPP. Por fim, caso for o entendimento da prisão como última ratio, requer a aplicação da Lei 12.403/11 (medidas cautelares diversas da prisão), para que possa RECORRER EM LIBERDADE, sendo expedido o devido e competente alvará de soltura em favor do denunciado, para que possa ser restabelecida imediatamente sua liberdade.
	Para a efetivação da justiça, direitos e garantias asseguradas a todos os cidadãos, e por tudo evidenciado nos autos, revela-se mais adequada, razoável e humana, o acatamento dos argumentos e total procedência dos pedidos formulados pela defesa.
Termos em que,
Pede e espera deferimento.
Governador Valadares, 22 de setembro de 2014.
Ana Luísa Rodrigues Ferro
OAB/MG – 20259

Outros materiais