Buscar

Classes de medicamentos e suas ações á nível célula

Prévia do material em texto

Ação/efeito: parassimpatomimético:
Ação: Atuam na membrana plasmática de células do Sistema Nervoso Central: ainda não dispomos de conhecimento sobre essas ações colinérgicas. Sabe-se que algumas destas drogas são administradas no Alzheimer porque aumentam a atividade colinérgica e melhoram o quadro, mas não há muita explicação a respeito disso.
Efeito Parassimpatomimético: Mimetiza a resposta do Sistema Nervoso. 
Principais fármacos agonistas do parassimpático são: 
Pilocarpina
Nome comercial: Isopto Carpine
Mecanismo de ação: exerce atividade muscarínicica
Efeito: visão embaçada, ardência, vômitos, diarreia, salivação, lacrimejamento, fotofobia e reações adversas no loca. 
________________________
Carbacol
Nome comercial: Miostat
Mecanismo de ação: Muscarínicas e nicotínicas. 
Efeito: dificuldade na acomodação visual, rubor, sudorese, desconforto epigástrico, cólicas abdominais, tensão vesical e cefaleia; turvação corneana,
______________________________
Betanecol
Nome comercial: Liberan
Mecanismo de ação: estimula diretamente os receptores muscarínicos, provocando o aumento do tônus e da motilidade gástrica e intestinal. 
Efeito: Digestivas - contrações ou desconforto abdominal, cólicas dolorosas, náuseas e aerofagia, diarreia, borbosismos e salivação.
Renais - Urgência urinária.
Sistema Nervoso - Cefaléia.
Cardiovasculares - hipotensão com taquicardia reflexa, resposta vasomotora.
Dermatológicas - rubor produzindo uma sensação de aquecimento, sensação de calor nas faces e sudorese.
Ação/efeito: parassimpalolítico
O termo parassimpaticolítico refere-se ao efeito de drogas e alguns venenos, que têm por efeito bloquear o sistema nervoso parassimpático. Os medicamentos com propriedades parassimpaticolíticas são chamados anticolinérgicos.
Os parassimpaticolíticos e as Droga simpaticomiméticas tem efeitos semelhantes pois o fato de frenar o sistema parassimpático exalta a função do sistema simpático. Por exemplo, ambas podem causar a midríase, mas os Parassimpaticolíticos reduzem a acomodação (cicloplegia), enquanto que os simpaticomiméticos não reduzem a acomodação.
Acetilcolina
Ação: Provoca vasodilatação generalizada, apesar de a maioria dos vasos sanguíneos não apresentar conexões do parassimpático. 
Efeito: secreção abundante, náuseas, vômitos, vasodilatação, miose. 
Ação/efeito: muscarínico
São aqueles que podem ser reproduzidos pela muscarina, e que são abolidos por pequenas doses de atropina. As ações muscarínicas da acetilcolina como um todo correspondem as da estimulação parassimpática, incluindo inibição cardíaca, contra da pupila (miose), aumento da salivação e da secreção glandular, aumento das contrações do trato urinário e do peristaltismo do trato gastrintestinal . 
Aceticolina
Ação: tem como substânciaativa a rivastigmina e é utilizado no tratamento de transtornos da função cognitiva
Efeito: 
Arritmia cardíaca, Angina pectoris, Distúrbios Vasculares, Hipertensão , Distúrbios gastrintestinal, Náuseas, Vômitos, Diarréia, Perda de apetite. 
_________________________
Atropion
Ação: Atua inibindo a atividade muscarínica da acetilcolina nos sítios neuroefetores parassimpáticos pósganglionares, inclusive no músculo liso, glândulas secretoras e Sistema Nervoso Central.
Efeitos: Gastrintestinais: xerostomia, náusea, vômito, disfagia, azia, constipação, íleo paralítico. 
Geniturinário: retenção urinária, impotência. 
Ocular: visão distorcida, midríase, fotofobia, cicloplegia, aumento da pressão ocular.  Cardiovascular: palpitação, bradicardia (baixas doses de atropina), taquicardia (altas doses). 
Ação/efeito: antimuscarínico
Estes fármacos bloqueiam os vários subtipos de receptores muscarinicos por meio de antagonismo competitivo reversível. Os principais representantes antimuscarinicos são estruturalmente semelhantes a atropina, sendo comum em diversas solanáceas, como a atropa belladonna, Hyoscymus niger, Datura stramonium e Datura leichardtii, entre as principais. 
São utilizados como antimuscarinicos a tropina, a escopolamina, a metilescopolamina, a homatropina, a eucatropina, a propantelina e outros. Os compostos antimuscarínicos exercem os seus efeitos terapêuticos pelo bloqueio dos receptores da acetilcolina nos músculos lisos, nos músculos cardíacos, nas glândulas de secreção externa salivares e brônquicas, entre outros efeitos. 
Exemplos:
Atropina
Ação: um estimulante do sistema nervoso parassimpático e age inibindo a atividade do neurotransmissor acetilcolina.
Efeito: Leve secura na boca, inibição de transpiração, aumento dos batimentos cardíacos, cefaleia, dificuldade de urinar, visão borrada e outros. 
________________________
Escopolamina
Ação: é um medicamento antiespasmódico que se destina ao tratamento de dores, cólicas, espasmos e desconforto abdominais.
Efeito: sensação de secura da boca, disidrose, transtornos da acomodação visual, taquicardia, vertigem e, potencialmente, retenção urinária. Em geral, estes efeitos são leves, desaparecendo espontaneamente. Foram reportados casos raros de vertigem, pressão baixa, vermelhidão cutânea.
_____________________
Propantelina
Ação: A ação é conseguida através de um mecanismo duplo: um efeito anticolinérgico específica (antimuscarínico) com os sítios de receptor de acetilcolina e um efeito direto sobre o músculo liso.
Efeito: Reações alérgicas graves (rash, urticária, dificuldade em respirar; sensação de aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua); agitação; confusão; diminuição da capacidade sexual; diarreia; dificuldade em focar os olhos; dificuldade em urinar; desorientação; sentimento exagerado de bem-estar; batimentos cardíacos rápidos ou irregulares. 
Ação/efeito: simpatomimético
Drogas que mimetizam os efeitos da estimulação dos nervos simpáticos adrenérgicos pós-ganglionares. Estão incluídas aqui as drogas que estimula diretamente os receptores adrenérgicos e aquelas que agem indiretamente causando a liberação de transmissores adrenérgicos. 
Exemplos: 
Dextroanfetamina
Ação: substâncias simpatomiméticas que tem a estrutura química básica da beta-fenetilamina
Efeito: tique, variação de humor, aumento da atividade psicológica e motora, agressividade, tontura, irritabilidade, náusea, anorexia, vômito, diarreia. 
____________________
Metilfenidato
Ação: Bloqueia a captura das catecolaminas pelas terminações das células nervosas pré-sinápticas; impede que sejam removidas do espaço sináptico.
Efeito: Acatisia (agitação)
Alopécia (queda de cabelos)
Alteração da pressão e dos batimentos cardíacos (aumento ou redução)
Alteração do humor
Angina (dor no coração devida a isquemia miocardíaca, resultante da falta de sangue, que aumenta a falta de suprimento de oxigênio nos músculos cardíacos)
Arritmia cardíaca
Ataques de ansiedade ou pânico
Dilatação das pupilas
Dores de cabeça
Dores no estômago
Discinesia (presente em pacientes com mal de Parkinson)
Enjoos
______________________________
Pemolina
Ação: A pemolina tem uma atividade similar à dos outros estimulantes centrais (anfetaminas, metilfenidato), mas mostra efeitos simpatomiméticos mínimos. Seu mecanismo de ação não foi estabelecido. 
Efeito: Elevação das enzimas hepáticas, icterícia. Anemia aplásica. Tremores convulsivos, alucinações, insônia.
__________________________
Ação/efeito: simpatolítico
Drogas que inibem as ações do sistema nervoso simpático através de qualquer mecanismo. As mais comuns são as antagonistas adrenérgicas e as que esgotam a norepinefrina ou diminuem a liberação de transmissores das terminações pós-ganglionares adrenérgicas. Estão incluídas as que agem no sistema nervoso central reduzindo a atividade simpática. Podendo citar como exemplo os agonistas adrenérgicos alfa2 de ação central. 
Bloqueiam ambas as ações, alfa e beta, dos neurotransmissores. Ex. reserpina, guanetidina, etc. Atuam na fibra simpática. 
Exemplos:
Prazosina
Ação: Bloqueia receptores alfa-adrenérgicos pós-sinápticos da terminação nervosa simpática.
Efeito:tontura, cefaléia, sonolência, adinamia, fraqueza, náuseas e palpitações. 
 __________________________________
Reserpina
Ação: atua nas terminações nervosas pós-ganglionares, reduz as reservas de catecolaminas e serotonina no SNC e nos tecidos.
Efeito: Geralmente ocorrem com doses elevadas. As tonturas são de incidência mais frequente. Requerem atenção médica: secura na boca, anorexia, náuseas, vômitos e congestão nasal. Incidência menos freqüente: melena, hematemese, arritmias, sonolência, debilidade ou falta de energia, nervosismo, ansiedade, cefaléias e edemas.
______________
Guanetidina 
Ação: é um bloqueador adrenérgico pós-ganglionar. A bomba de norepinefrina permite captar e armazenar guanetidina nos neurônios simpáticos, esta desloca de forma lenta a norepinefrina de seus locais nas terminações nervosas e, dessa forma, bloqueia a liberação de norepinefrina produzida por estimulação nervosa; a depleção de catecolaminas produz uma diminuição da vasoconstrição arteriolar.
Efeito: Náuseas, vômitos, anorexia, diarréia, xerostomia, impotência sexual, dermatite, alopecia, nictúria, enurese, bradicardia, aumento de glicose no sangue em pacientes diabéticos, dispnéia, cansaço ou debilidade não-habituais, edema, estados de confusão, congestão nasal e hipotensão ortostática.
_____________________________________-
Ação/efeito: calinolítico
________________________________
Ação/efeito: colinomimético
Diz-se do que provoca contração muscular com interrupção da atividade espontânea (esforço colinomimético). Substância ou medicamento que tem ação semelhante à da acetilcolina no cérebro. 
Exemplos:
Pilocan
Ação: uma droga sialogoga (por funcionar como um agonista muscarinico), combatendo a xerostomia (boca seca).
Efeito: Contração da íris, diminuindo visão periférica e percepção de claridade; Bradicardia e vasodilatação, queda da pressão arterial; Aumento da sudorese; Aumento na frequência urinária
____________________________
____________________________
Ação/efeito: adrenérgico
São aqueles que respondem a adrenalina/noradrenalina. São divididos em 4:
α1: vasoconstrição; midríase; broncoconstrição;
α2: receptor pré sináptico, reduz a libe ração de neurotransmissores adrenérgico = efeito parassimpatomimético/ação simpatolítica = sedação;
β1: cronotropismo e inotropismo positivo;
β2: broncodilatação, relaxamento uterino e do destrusor da bexiga
Exemplos: 
 Dopamina
Ação: estimula os receptores adrenérgicos do sistema nervoso simpático. Também atua sobre os receptores dopaminérgicos nos leitos vasculares renais, mesentéricos, coronarianos e intracerebrais, produzindo vasodilatação. Os efeitos são dependentes da dose.
Efeito: dor no peito, dispneia, taquicardia ou palpitações, hipotensão, arritmias com doses elevadas. De incidência menos frequente: hipertensão e bradicardia. Com o uso prolongado de doses elevadas: intumescência ou formigamento dos dedos de pés e mãos, frio e dor nas mãos ou pés (vasoconstrição periférica). Sinais de superdosagem: hipertensão grave.
_______________________
Epinefrina
Ação: estímulo beta-1: aumenta contratilidade (efeito inotrópico), aumenta condução AV e automatismo. Pelo estímulo beta-2: broncodilatação, vasodilatação musculatura esquelética. Pelo efeito alfa: vasocontrição, reposta de fuga. Em baixas doses predomina efeito beta (vasodilatação). Em altas doses, efeito alfa – vasoconstrição, aumento da resistência vascular sistêmica e da pressão arterial.
Efeito: Angina, arritmias cardíacas, precordialgia, flush, hipertensão, aumento do consumo de oxigênio miocárdico, palidez, palpitações, morte súbita, taquicardia, vasoconstrição, ectopias ventriculares. Ansiedade, tonturas, cefaleia, insônia, vertigem. Xerostomia, náusea, vômitos.
________________________________
Noradrenalina
Ação: Possui efeito agonista alfa adrenérgico 2 o que antagoniza o receptor alfa 1 adrenérgico, desenvolvendo vasoconstrição e aumento da resistência vascular sistêmica, o que leva a consequente aumento da pressão arterial.
Efeito: esões isquêmicas devidas à potente ação vasoconstritora e hipóxia tissular. Sistema cardiovascular : bradicardia, provavelmente como um resultado reflexo de uma subida da pressão sanguínea , arritmias. Sistema nervoso: ansiedade, cefaléia transitória. Sistema respiratório: dificuldade respiratória. Pele e anexos: necrose por extravasamento no local da injeção.
________________________________________
Ação/efeito: adrenolitico 
Suprime os efeitos da adrenalina no organismo (ao nível dos receptores adrenérgicos).
Exemplos:
Fenergan
Ação: pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-histamínicos, os quais apresentam em comum a propriedade de se opor aos efeitos de uma substância natural chamada histamina que é produzida pelo organismo durante uma reação alérgica. 
Efeito: Eritema, eczema, púrpura. Edema, mais raramente edema de Quincke.  Choque anafilático. 
 Fotossensibilização. Foram relatados casos muito raros de reações alérgicas, incluindo urticária, “rash”, prurido e anafilaxia. 
-------------------------------------------
Prometazol
Ação: A prometazina é um anti-histamínico de uso sistêmico que age em nível do sistema respiratório, do sistema nervoso e da pele. A prometazina é um derivado fenotiazínico de cadeia lateral alifática, que possui atividade anti-histamínica, sedativa, antiemética e efeito anticolinérgico
Efeito: Sedação ou sonolência, mais acentuada no início do tratamento. Raramente náuseas e vômitos. Eritema, eczema, púrpura. - Edema, mais raramente edema de Quincke. - Choque anafilático.
____________________
Dropropizina
Ação: A dropropizina é um agente antitussígeno sintético ativo nos receptores periféricos e nos seus condutores aferentes, envolvidos no reflexo da tosse, através da redução da excitabilidade dos receptores traqueo-brônquicos.
Efeito: Raramente são observadas reações adversas com as doses terapêuticas recomendadas. Em caso de doses elevadas ou de hipersensibilidade, as reações mais frequentes são hipotensão ortostática, náusea, sonolência, rash e eritema. 
_______________
Antianginosos
Propranolol
Nome comercial: Antitensin.
Mecanismo de ação: Antagonista competitivo dos receptores beta1 e beta2 adrenérgica (receptores adrenérgicos) acarretando na redução da frequência cardíaca da contratilidade miocárdica, da pressão arterial e da demanda miocárdica por oxigênio. 
Efeito: A maioria dos efeitos adversos é de intensidade leve e transitória e raramente exige a interrupção do tratamento. Bradicardia, insuficiência cardíaca congestiva, intensificação do bloqueio atrioventricular, hipotensão, parestesia das mãos, púrpura trombocitopenia, insuficiência arterial e outros. Em casos raros: lúpus eritematosos sistêmicos (LES). 
___________________________________________________ 
Verapamil
Nome comercial: Dilacoron. 
Mecanismo de Ação: Atua bloqueando o canal lento de clacio das células musculares cardíacas e vasculares e produz leve antianginoso simpático inesperado, deprime os nódulos sinoatrial e atrioventricular. 
Efeito: constipação, obnubilação, prurido vertigem, fraqueza, nervosismo, rubor, exantema, cefaleia, distúrbios gástricos, hipotensão grave, bradicardia, falência cardíaca e arritmias (associado ao betabloqueador). 
________________________________________________
Carvedilol
Nome comercial: Cardilol. 
Mecanismo de Ação: é um Antagonistas neuro-hormonal de ação múltipla com propriedades betabloqueadores não seletivas, alfa-bloqueadores e antioxidantes; reduz a resistência vascular periférica (vasodilatação mediada pelo bloqueio alfa1); suprime o sistema renina-angiotensina- aldosterona (bloqueio beta-1). 
Efeito: pressão baixa; diarreia; aumento de peso; aumento da glicose no sangue; infecção respiratória; fraqueza; tontura; fadiga. 
________________________________________
Diltiagem
Nome comercial: Cardizem 
Mecanismo de Ação: antianginoso e vasodilatador.
Efeito: Bradicardia, bloqueio atrio-ventricular, tontura,tremor, cefaléia, fraqueza, secura na boca, náusea, insuficiência cardíaca, palpitações, distúrbios do sono, nervosismo, sonolência, urticária, reações de fotosensibilidade, alopécia petéquias, equimose, disfunção sexual.
_________________________________________
Isossorbida
Nome comercial: Isordil 
Mecanismo de ação: Isordil® é um vasodilatador de ação diretasobre a musculatura vascular lisa, sendo utilizado em casos de angina do peito e
insuficiência cardíaca. 
Efeito: Agitação, cefaleia, fraqueza, xerostomia, náuseas, edema periférico, rubor, angina crescente, hipertensão arterial de rebote, metemoglobinemia, palidez, vômitos, visão turva e outros. 
__________________________________________
Nifedipina
Nome comercial: Adalat. 
Mecanismo de ação: Antagonistas de canais de cálcio, apresenta meia-vida curta, relação valepico baixa e deve ser administrada pelo menos três vezes por dia. 
Efeitos: Os efeitos comuns são febre, congestão, rubor, náusea, cefalia, fraqueza, tontura ou sensação de desmaio, alteração de humor, calafrios e etc. Os efeitos raros são angina, agranulocitose, anemia aplastica, hiperplasia gengival. 
__________________________________________
Sustrate
Nome comercial: Propatilnitrato 
Mecanismo de ação: Antianginoso vasodilatador coronariano de ação imediata e prolongada. 
Efeitos: dor de cabeça, vertigem, tontura, fraqueza, palpitação, taquicardia, vermelhidão da pele e inquietação. Reação muito rara: náusea, rubor, vômito, sudorese, palidez, pele fria, colapso, síncope, cianose, respiração prejudicada, bradicardia, metemoglobinemia, erupção medicamentosa e dermatite esfoliativa.
________________________________
Atenolol
Nome comercial: Atenol 
Mecanismo de Ação: É um Antagonistas β1, onde bloqueia competitivamente a resposta a estimulação de β-adrenérgicos cardíacos, sendo mais seletivos para receptores β1. 
Efeito: Bracardia persistente, hipotensão arterial, tontura, letargia, cefaleia, pesadelos, comprometimento mental e extremidades frias. As mais raras são alucinações, alopecia, aumento das enzimas hepáticas, dispneia e trombocitopenia. 
_________________________________________
Amiodarona
Nome comercial: Ancoron. 
Mecanismo de ação: Bloqueador de canal de potássio e de sódio, reduz a corrente de cálcio e prolonga a ação da duração do potencial de ação cardíaco. Sendo um potente inibidor da automaticidade anormal. Fármaco da classe III, dos antiarrítmicos. 
Efeito: náuseas, vômitos, edema, toxicidade pulmonar, hiperglicemia, vasculite, síndrome de Stevens-Johnson, comprometimento renal, agiodema, bradicardia, bloqueio AV. 
______________________________________
Mexiletina
Nome comercial: Mexitil 
Mecanismo de ação: Antiarrítmico; bloqueador dos canais de sódio.
Efeito: Náuseas, vômitos, tremor, tontura, visão borrada, diminuição de memória, alteração de personalidade, diplopia e pró-arritmia.
_______________________________________________
Quinidina
Nome comercial: Quinicardine
Mecanismo de ação: Bloqueia os canais de sódio activos nos miócitos condutores, ou seja bloqueia mais os canais recentemente activos (impedindo batimentos imediatamente seguidos). Bloqueia em grau menor os canais de potássio. Tem efeito anti-noradrenérgico (receptores foi tipo alfa do SNA Parassimpático); de modo a reduzirem a atividade contrátil do miocárdio.
Efeitos: Vertigem; febre; dor de cabeça; sensação de queda; alterações nos exames de eletroencefalogramas; aumento dos batimentos do coração; barulho nos ouvidos; diarréia; náusea; vômito; intoxicação.
_________________________________________________
Propafenona
Nome comercial: Ritmonorm
Mecanismo de ação: Bloqueia com dissociação lenta os canais de sódio nos miócitos condutores. É um bloqueador beta-adrenérgico fraco.
Efeito: Obstipação, Gosto metálico, Arritmias, Lupus eritmatoso reactivo, Confusão e outros sintomas mentais.
_____________________________
Betabloqueador
Esmolol
Nome comercial: Brevibloc
Mecanismo de ação: Agentes betabloqueadores1. 
Efeito: Hipotensão sintomática, hipotensão assintomática, bradicardia, palidez, pré-cordialgias, síncope, edema pulmonar, tonturas, sonolência, confusão, agitação, cefaleias, broncoespasmo, dispneia e congestão nasal. 
______________________________
Metoprolol
Nome comercial: Seloken
Mecanismo de ação: Metoprolol é classificado como bloqueador beta-adrenérgico (ou betabloqueador) porque age por meio do bloqueio dos receptores beta adrenérgicos localizados no coração e na vasculatura periférica;
Efeitos: Fraqueza intensa, alterações do sono, bradicardia, broncoespasmo, insuficiência cardíaca, intensificação de bloqueio AV, parestesias, fenômeno de Raynaud, hipotensão, extremidades frias, depressão psiquica, labilidade emocional, náusea, vômito,
_________________________
Sotolol
Nome comercial: Sotacor
Ação: Antagonistas β não seletivos
Efeito: Bradicardia, dor torácica, palpitação, fraqueza, desconforto gástrico, problemas visuais, fadiga, diarreia, síncope e vertigem. 
________________________________
Classes gerais
Toradol® - trometamol cetorolaco
Nome comercial: trometamol cetorolaco
Mecanismo de ação: é um potente analgésico da classe dos anti-inflamatórios não hormonais (AINH), com propriedade analgésica, anti-inflamatória e antitérmica.
Efeitos: rato gastrintestinal: Dor/desconforto abdominal, anorexia, obstipação, diarreia, dispepsia, eructação, flatulência, plenitude, gastrite, sangramento gastrintestinal, hematêmese, náusea, esofagite, pancreatite, ulceração/perfuração gastrintestinal, estomatite, vômito, sangramento retal, melena. Sistema nervoso central/sistema musculoesquelético: Sonhos/pensamentos anormais, ansiedade, meningite asséptica, convulsões, depressão, tontura, sonolência,
_________________________________
Demerol
Nome comercial: Meperedina
Mecanismo de ação: Liga-se a receptores opioides no sistema nervoso central inibindo a transmissão do impulso doloroso.
Efeitos: bradicardia, hipotensão, broncoespasmo, miose, soluço, náusea e mais raramente vômito
_________________________________
Fenobarbital
Nome comercial: Gardenal
Mecanismo de Ação: Potencialização da inibição sináptica através da ação no receptor GABA-A. 
Efeitos: Agranulocitose, anemia megaloblástica, trombocitopenia, oligúria, depressão respiratória, alucinações, ansiedade, cefaleia, comprometimento do julgamento, confusão mental, insônia, letargia, nervosismo, pesadelos, sonolência e tontura. 
______________________________
Digoxina
Nome comercial: Digoxina
Ação: Antiarrítmico, cardiotônico. aumenta a contratilidade do miocárdio por atividade direta.
Efeitos: fadiga, sonolência, vômitos, sudorese e reações hipersensilidade, mudança de personalidade, dor abdominal, redução da acuidade visual. 
__________________________________________
Prometazina
Nome comercial: Fenergan
Ação: antiemético, antivertiginoso e antialérgico. 
Efeito: Os principais efeitos colaterais da Prometazina incluem sonolência, secura da boca, prisão de ventre, vertigens, tonturas, confusão, náuseas e vômitos.
__________________________________
Diazepam
Nome comercial: Valium 
Mecanismo de ação: Potencializa os efeitos inibitórios da transmissão do ácido gama-aminobutrico (GABA), modula a atividade dos receptores GABA-A por meio da sua ligação com seu sitio especifico (receptores benzodiazepínicos). 
Efeito: náuseas, fraqueza, tontura, vertigem, euforia, fadiga, cefaleia, ansiedade, ataxia, depressão, apneia. 
_________________________
antiarrítmicos
Fenitoína (D) - Seu uso é limitado ao tratamento da arritmia induzida pela intoxicação digitálica, que não responde a outros agentes terapêuticos, e para arritmias ventriculares refratárias. Não provoca problemas fetais se usada por pouco tempo1. A longo prazo, pode provocar malformações craniofaciais e de membros, retardo de crescimento físico e mental e defeitos cardíacos. Também pode provocar deficiência de ácido fólico e hemorragia no neonato, sendo necessária a administração de vitaminaK após o nascimento19. É compatível com a amamentação1.
Adenosina(C) - É muito eficazno tratamentodetaquiarritmias paroxísticas supraventriculares. Sua meia-vida é de 7 segundos, sendo os efeitos colaterais também breves, incluindo cefaleia, rubor, inibição excessiva do nó sinusal e atrioventricular, dor anginosa e broncoconstrição em pacientes asmáticas3. É utilizada na dose de 6 mg IV rápida, seguida por até duas doses de 12 mg15. A dose efetiva da adenosina em gestantes parece ser maior que a de em não gestantes, devido à expansão do volume plasmático. Como a meia-vida é muito curta, não é esperado que a droga possa passar para o leite11 .
Digitálicos (C) - Têm sido usados para tratamento de insuficiência cardíaca e taquicardia supraventricular, tanto materna como fetal, em qualquer período da gestação, sem causar efeito adverso1. O volume de distribuição encontra-se aumentado na gestação e os níveis séricos da digoxina podem diminuir em até 50%, devido ao aumento da depuração renal, necessitando de um ajuste de dose. Após o parto, as necessidades da droga diminuem devido à normalização dos parâmetros farmacocinéticos. As dosagens séricas próximas ao termo podem estar falsamente elevadas devido a substâncias semelhantes à digoxina, as quais aumentam os resultados da dosagem por radioimunoensaio25. A digoxina é excretada no leite em concentrações próximas a do plasma materno e seu uso é compatível com a amamentação1.
__________________________________________-
Betabloqueadores - Os bloqueadores beta-adrenérigicos são divididos em várias categorias, baseado na especificidade betarreceptora, na atividade simpaticomimética intrínseca (ASI) e na presença de efeito α-receptor. Os com ASI (pindolol) são utilizados para tratamento da hipertensão, e não como antiarrítmicos, e os sem ASI são considerados como primeira opção para hipertensão arterial, quando associada à doença coronariana ou às arritmias cardíacas. Além de arritmias cardíacas, têm indicação em prolapso da valva mitral (PVM), estenose mitral, miocardiopatia hipertrófica, controle dos sintomas do hipertireoidismo e cefaleia de origem vascular. Todos atravessam a placenta, não são teratogênicos e no nascimento a concentração plasmática no neonato é semelhante à materna. São secretados no leite, mas liberados para uso durante o aleitamento.
Atuam nos receptores β1 (encontrados no coração) e/ou β2 (encontrados nos brônquios, vasos sanguíneos e no útero). Os não cardiosseletivos são: propranolol, nadolol, pindolol, sotalol e carvedilol (este com atividade de bloqueio α e β). Os cardiosseletivos são: atenolol, metoprolol e esmolol (este só por via IV)15.
Metoprolol (C) - Por ser seletivo, não atuaria no tônus uterino e parece ter menos efeitos adversos sobre o feto15. É eliminado em concentrações maiores no leite materno e por isto é sugerido que a amamentação seja realizada depois de 3-4 horas do uso da droga11.
Esmolol (C) - De ação rápida via IV, é usado na gestação para controle de taquiarritmias supraventriculares e de hipertensão durante cirurgias11. O efeito inicia em 5-10 minutos e permanece por 20 minutos15. Pela possibilidade de provocar hipotensão, deve ser utilizado com cautela. Não há relatos de seu uso na amamentação11.
Sotalol (B) - É um bloqueador β-adrenérgico, com atividade antiarrítmica classe III. Sua potência de bloqueio β-adrenérgico é aproximadamente 1/3 da do propranolol. A depuração está reduzida em insuficiência renal. Não é teratogênico em animais, atravessa a barreira placentária e o neonato, quando exposto à droga próximo ao parto, deve ser observado nas primeiras 24-48 horas em relação aos efeitos β-bloqueadores. A concentração no leite é maior que a do plasma materno, mas é compatível com a amamentação11.
________________________________________
Antianginosos 
A angina é uma crise de dor intensa em região cardíaca, ocasionada pela diminuição da oferta de oxigênio para o músculo cardíaco. Os antianginosos são os medicamentos que combatem essas crises, agem dilatando os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo no miocárdio e diminuindo as necessidades de oxigênio, na medida em que o fornecimento e o consumo de oxigênio pelas fibras cardíacas se equilibram. 
Exemplos: Amiodarona e Verapamil (muito utilizado também como antiarrítmico e anti-hipertensivo). 
Os Antianginosos são os fármacos usados no tratamento da angina pectoris, uma afecção adolorosa do peito devido a isquémia cardiaca (cuja causa mais frequente é a aterosclerose).
Antiagenosos: Anlodipina, carcalol, Diltiagem, Isossorbida, Nifeolipina, 
REFERÊNCIAS
FERREIRA, R. YOSHIMATSU, G. Bulário Explicativo. São Paulo: Rideel, 2013. 
LARINI, L. Fármacos e medicamentos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Continue navegando