Buscar

GABARITO cpp 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo Penal II perguntas do BDQ - Estácio Paula Dutra
1. Em caso de sentença absolutória, se o fundamento for:
R: Estado de necessidade, poderá ser promovida ação civil de reparação do dano por terceiro que não criou a situação de perigo.
2. "A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após
desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
R: O Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo.
3. Em cada uma das opções abaixo, relativas à prova no processo penal, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção cuja assertiva esteja correta.
R: Uma mulher virgem foi vítima de um estupro e, após 15 dias do evento delituoso, foi submetida a exame de corpo de delito, ficando prejudicado o quesito acerca da conjunção carnal, ante a ausência de vestígios recentes de cópula vagínica. Nessa situação, desaparecidos os vestígios do crime, será perfeitamente possível o exame de corpo de delito de forma indireta, por meio de prova testemunhal.
4. Quanto ao exame de corpo de delito e às perícias em geral, de acordo com o Código de Processo Penal
R: Ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado é facultada a indicação de assistente técnico.
5. OAB João foi denunciado pela prática de crime de furto simples. Na denúncia, o Ministério Público apenas narrou que houve a subtração do cordão da vítima, indicando hora e local. Na audiência de instrução e julgamento, a vítima narrou que João empurrou a em direção ao chão dizendo que se gritasse o bicho ia pegar, arrancando, em seguida, o seu cordão. Diante da narrativa da violência e da grave ameaça, o juiz fica convencido de que houve crime de roubo e não de furto. Sobre o caso apresentado, de acordo com o Código de Processo Penal, assinale a afirmativa correta.
R: Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz deve aplicar o artigo 28 do CPP.
6. Com relação às regras de provas do Código de Processo Penal, pode-­se afirmar:
R: Adotou a teoria dos frutos da árvore envenenada e a teoria da fonte independente.
7. Em matéria de acareação, é incorreto afirmar:
R: É inadmissível realizar acareação por precatória.
8. Não é permitido à testemunha manifestar suas apreciações pessoais sobre o fato, salvo:
R: Quando tais apreciações forem inseparáveis da narrativa do fato
9. Assinale a opção INCORRETA.
R: O juiz criminal deve observar regime de provas legais.
Corretas: Os jurados no tribunal do júri julgam por íntima convicção.
O juiz criminal pode rejeitar o laudo pericial.
Na falta de exame de corpo de delito, a prova testemunhal
10. À luz do Código de Processo Penal, deve-­se afirmar que:
R: A prova testemunhal não pode suprir a falta do exame de corpo de delito, ainda que tenham desaparecidos os vestígios do crime; incorreta.
As pessoas proibidas de depor em razão da profissão, poderão fazê-­lo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho; neste caso, porém, não deverão prestar compromisso legal; incorreta.
A confissão será indivisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do Juiz de Direito, fundado no exame das provas em conjunto; incorreta.
O ofendido não deve ser comunicado da sentença e respectivos acórdãos que a mantenham ou modifiquem; Todas as afirmativas estão incorretas.
11. (MP) No conflito entre o direito à prova e a busca da verdade real, existem normas-dispositivo e normas-princípio que regulam a atividade das partes. A esse respeito, assinale a opção correta.
R: Já decidiu o STF que não deve haver anulação do processo em que se produziu prova ilícita, se outros elementos de convicção, por si mesmos, forem suficientes para respaldar a condenação do réu.
12. TJ/A=Juiz Com base no que dispõe o CPP sobre procedimentos criminais, assinale a opção correta.
R: É permitido ao MP, ao assistente, ao querelante e ao defensor, nessa ordem, formular perguntas diretamente ao acusado; os jurados, por sua vez, devem formular perguntas por intermédio do juiz.
13. Sobre citações e intimações no processo penal, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
R: A intimação do defensor constituído, feita por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais, deve, necessariamente, conter o nome do acusado, sob pena de nulidade.
14. OAB Segundo a Lei dos Juizados Especiais, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto.
R: Aberta a audiência, será dada a palavra ao defensor para responder à acusação, após o que o Juiz receberá, ou não, a denúncia ou queixa; havendo recebimento, serão ouvidas a vítima e as testemunhas de acusação e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e à prolação da sentença.
15. Com relação ao tema CITAÇÕES, assinale a alternativa incorreta:
R: Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou qualquer meio hábil de comunicação;
Corretas: No processo penal, o réu que se oculta para não ser citado poderá ser citado por hora certa, na forma estabelecida no Código de Processo Civil; Correta
A citação do militar dar-se-á por intermédio do chefe do respectivo serviço, respeitando assim à hierarquia militar bem como a inviolabilidade do quartel. Correta
Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional; Correta
O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado; Correta Paula Dutra
16. O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
R: o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
17. De acordo com o Código de Processo Penal, quanto ao interrogatório judicial, assinale a afirmativa INCORRETA.
R: O juiz, por decisão fundamentada, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência, desde que a medida seja necessária para reduzir os custos para a Administração Pública. INCORRETA.
O mudo será interrogado oralmente, devendo responder às perguntas por escrito, salvo quando não souber ler e escrever, situação em que intervirá no ato, como intérprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entendê-lo. CORRETA
O silêncio do acu?sado não importará confissão e não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, mesmo no caso de crimes hediondos. CORRETA
A todo tempo o juiz poderá, atendendo pedido fundamentado das partes, ou mesmo de ofício, proceder a novo interrogatório, mesmo quando os autos já se encontrarem conclusos para sentença. CORRETA
18. A respeito dos meios de prova e das citações e intimações no âmbito do direito processual penal, assinale a opção correta.
R: O oficial de justiça, ao verificar que o réu se oculta para não ser citado, deve certificar a ocorrência e proceder à citação com hora certa, na forma estabelecida no CPC.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais