Buscar

direito do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor regulam relações de direito privado, por isso é correto afirmar que possuem a mesma essência: não, porque o CDC regula relações entre desiguais enquanto o CC regula relações entre iguais;
Havendo conflito de leis abrangendo relação de consumo: deverá prevalecer o Código de Defesa do Consumidor
Nos casos de extravio de bagagem nos transportes aéreos é CORRETO afirmar: I- Possuem indenização tarifada. II- Não estão sujeitos as regras do Código de Defesa do Consumidor. III- Ficam limitadas as determinações do Código Civil: Nenhuma está correta.
A ordem econômica estabelecida na Constituição Federal, e que elege, entre os princípios a serem observados, a defesa do consumidor é fundada: na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa.
No tocante à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar: I- Criou mais uma lei especial, dentre tantas, para regular uma relação específica; II- : Somente a II e a III estão corretas
Com relação ao Código do Consumidor, é incorreto afirmar: é lei geral, tal qual o Código Civil, porque se aplica a todas as relações de consumo, onde quer que ocorrerem;
No que diz respeito à defesa do consumidor é correto afirmar: I - É um princípio inerente à ordem econômica; II- É um direito e uma garantia fundamental; III- Tem status constitucional de cláusula pétrea: Todas as afirmativas estão corretas.
A Constituição menciona que o Estado promoverá a defesa do consumidor. Quando o poder constituinte originário faz tal afirmação significa dizer que: não é uma mera faculdade e sim um dever do Estado
É incorreto afirmar que os princípios desempenham a função: de estabelecer a conduta adequada para hipóteses específicas, perfeitamente caracterizadas
Considere as seguintes afirmativas: I- Vulnerabilidade e hipossuficiência se confundem, pois dizem respeito à situação de inferioridade do consumidor perante o fornecedor. II- Em qualquer: somente a III está correta;
Com relação aos princípios do CDC, é incorreto afirmar: o princípio da equidade não está previsto no CDC.
No âmbito do Código de Defesa do Consumidor, em relação ao princípio da boa-fé objetiva, é correto afirmar que: importa em reconhecimento de um direito a cumprir em favor do titular passivo da obrigação.
Em relação à vulnerabilidade é incorreto afirmar: Hipossuficiência é um agravamento da situação de vulnerabilidade ligada a aspectos processuais.
Com relação à vulnerabilidade, é correto dizer: é princípio estruturante do Direto do Consumidor;
Sobre a boa-fé objetiva é incorreto afirmar: indica a ausência de malícia do agente ou a suposição de estar agindo corretamente
Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta: O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus.
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é incorreto dizer com relação ao tema que: O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor.
Não podem ser considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC: A pessoa física que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comércio
Com relação ao serviço público essencial é correto afirmar: I- Devem ser contínuos, segundo determinação do Código de Defesa do Consumidor. II- Podem ser cortados se : Somente a I e II estão corretas.
Os serviços públicos possuem as seguintes características, mencionados no expressamente no Código de Defesa do Consumidor: adequação, eficiente e seguro
Com relação à publicidade, pode-se dizer:a) Publicidade tem objetivo comercial, enq: Estão incorretas as afirmativas das letras C e D
Os produtos que possuem risco inerente, como inseticidas, uma navalha etc, não se subordinam : a afirmativa é incorreta pois os produtos e serviços de risco inerente devem observar com maior rigor o princípio da informação;
Considerando as três assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: I ¿ Quando se trata da análise do conceito de consumidor deve ser observada a teoria finalista porque é a adota de forma predomi: Somente a I está correta.
Ficam excluídas da definição de consumidor: as pessoas físicas ou jurídicas que utilizem o produto ou o serviço como bens de produção.
Obriga-se o fornecedor pela oferta quando veicular: informação ou publicidade suficientemente precisa relativamente a produtos ou serviços oferecidos ou apresentados.
Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatóri: o fornecedor pode e deve retirar o medicamento do mercado respeitando o direito básico do consumidor de proteção à vida, saúde e segurança, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.
Com relação ao risco do desenvolvimento é incorreto afirmar: por se tratar de defeito imprevisível, o fornecedor de produtos e serviços não responde pelo risco do desenvolvimento.
Considere as proposições abaixo e indique a incorreta: risco do desenvolvimento é defeito de concepção ou de projeto do produto ou serviço e, como tal, exclui a responsabilidade do fornecedor;
É abusiva a publicidade: quando discriminatória de qualquer natureza, que incite à violência ou explore o medo ou superstição.
Sobre o tratamento da publicidade no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que: é abusiva a publicidade que desrespeita valores ambientais.
Maria Fernanda contratou com determinada empresa de telefonia fixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 300 minutos : A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa.
De acordo com as disposições do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA: As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor. 
No tocante às relações de consumo, é correto afirmar que: a reparação do dano moral coletivo está prevista no Código de Defesa do Consumidor
Bruno e Brenda, desejando passar a lua-de-mel em Las Vegas, adquiriram junto à Operadora de Viagens e Turismo Voe bem um pacote de viagem, composto: O casal poderá acionar judicialmente a operadora de turismo, mesmo que a falha do serviço tenha sido da seguradora, em razão da responsabilidade solidária aplicável ao caso.
Consta expressamente no Código de Defesa do Consumidor que: "os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços:" adequados, eficientes e seguros.
Com relação ao serviço público essencial é correto afirmar: I- Devem ser contínuos, segundo determinação do Código de Defesa do Consumidor. II- Podem ser co: Somente a I e II estão corretas.
�

Outros materiais