Buscar

AULA 6 PT atualizada

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO
 
PROFESSORA: NIDIA CALDAS 
E-MAIL: NIDIACALDAS@HOTMAIL.COM
Tema da Apresentação
AULA 6: Dissídio Individual: procedimento ordinário; procedimento sumaríssimo; procedimento sumário; fase postulatória; requisitos da petição inicial; condições da ação; pressupostos processuais. 
AÇÃO TRABALHISTA
 
 
AÇÃO – direito subjetivo, público, autônomo e abstrato de invocar a prestação da tutela jurisdicional do Estado.
É um direito autônomo e abstrato porque direito de agir existe independentemente da tutela jurisdicional do direito ser favorável ou não ao autor.
 
Tema da Apresentação
ELEMENTOS DA AÇÃO: partes, pedido e causa de pedir. 
 
 Partes - elementos subjetivos da ação. Pólo ativo = autor (reclamante) e 
 pólo passivo – réu (reclamado).
 
 Pedido - elemento objetivo da ação (objeto). 
	1) Pedido imediato = tutela jurisdicional pretendida (condenatória, 
 constitutiva, declaratória) 
	2) Pedido mediato = bem da vida pretendido (horas extras, aviso 
 prévio, etc)	
Causa de pedir (causa petendi) - motivos fáticos e jurídicos que justificam a 
 tutela jurisdicional. 
	1) Causa de pedir próxima ou imediata = é a relação jurídica extraída 
 daqueles fatos. 
	2) Causa de pedir remota ou mediata = são os fundamentos jurídicos 
 do pedido.
Tema da Apresentação
CONDIÇÕES DA AÇÃO
O CPC/1973 adotava a teoria tricotômica das condições da ação (possibilidade jurídica do pedido, legitimidade das partes e o interesse processual).
O CPC/2015 não mais prevê a possibilidade jurídica, seja como condição da ação ou hipótese de indeferimento por inépcia da petição inicial pois se trata de questão de mérito.
1) Legitimidade ad causam – refere-se à titularidade ativa e passiva da ação. A legitimidade pode ser ordinária, quando são os próprios titulares dos interesses que estão litigando em juízo, ou extraordinária, quando aquele que está em juízo como parte não é o titular do direito material discutido em juízo. 
 
2) Interesse processual – decorre da presença do trinômio necessidade, utilidade e adequação.
OBS: O juiz conhecerá de ofício da matéria constante do inciso VI (legitimidade e interesse processual) do art. 485 do CPC/2015 em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não ocorrer o trânsito em julgado. É o que determina o § 3 do art. 485 do CPC/2015.
 
 
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA
GARANTIA PROVISÓRIA DO EMPREGO DE MEMBRO DE CIPA – INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE – CARÊNCIA DE AÇÃO. É juridicamente desnecessária a instauração de inquérito judicial para apuração de falta grave para dispensa de empregado membro de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ocorrendo carência do direito de ação, por ausência de interesse/necessidade de provimento judicial autorizativo para extinção do vínculo de labor. Inteligência do § único do art. 165 da CLT” (TRT 17 R., RO 0114600-89.2006.5.17.0013, 2 T, Rel. Des. Carlos Henrique Bezerra Leite)
Tema da Apresentação
CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES 
 Classificam-se as ações trabalhistas quanto ao número de autores, sendo estas individuais, plúrimas ou coletivas. Ações individuais são aquelas propostas por um único autor, já as plúrimas são aquelas propostas por vários autores. Por sua vez, ação coletiva é aquela que beneficia um número indeterminado de pessoas, como nos dissídios coletivos. 
Em relação à medida jurisdicional, as ações individuais classificam-se em ações de conhecimento, condenatórias, constitutivas, declaratórias, execução, cautelares e mandamentais.
 Ação de conhecimento: é a ação inicial pela qual se pretende alcançar a solução de um conflito de interesses ou de uma pretensão resistida.
Ações condenatórias: visam obter um título judicial, a fim de assegurar o direito material pretendido. Por exemplo: o autor pleiteia o pagamento das verbas rescisórias não pagas na época da rescisão contratual. 
Tema da Apresentação
 Ações constitutivas: são aquelas utilizadas pelo autor a fim de criar, modificar ou extinguir dada relação jurídica. Por exemplo: empregado que sofreu penalidade por parte do empregador sem que este motivasse tal punição, propõe ação constitutiva a fim de modificar o resultado. 
Ações declaratórias: através delas o autor pretende apenas que o magistrado declare a existência ou inexistência de determinada relação jurídica. 
 Ações executórias: Na execução, o objetivo é que a parte cumpra a obrigação instituída pelo juiz na fase de conhecimento, inclusive por meio de execução forçada, se necessário. 
Ações mandamentais: tem por objetivo o obtenção de uma ordem a fim de que determinar que a autoridade faça ou deixe de fazer algo. 
Tema da Apresentação
PROCESSO
O processo é o meio, o instrumento que se vale o Estado para exercer a jurisdição. 
 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE EXISTÊNCIA:
 
 Petição inicial – a ação tem que ter pedido veiculado na petição inicial;
 Jurisdição: o juiz vai julgar a lide tem que estar investido de jurisdição;
 Citação: antes da citação existe ação, mas não há processo. A relação jurídica processual válida só se instaura com a citação do réu. 
OBS: A ausência de qualquer desses pressupostos torna inexistente a relação jurídico-processual.
 
Tema da Apresentação
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE VALIDADE: 
	Positivos – devem estar presentes
	Negativos – não podem estar presentes.
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS POSITIVOS DE VALIDADE:
 
a) Competência do juízo – competência absoluta 
b) Capacidade processual – capacidade de estar em juízo
c) Capacidade postulatória; 
d) Petição inicial apta
e) Imparcialidade do juiz, inexistência de impedimento, suspeição.
f) Citação válida – a ausência de citação é pressuposto processual de existência. A regularidade da citação é pressuposto processual de validade. Para que o processo se desenvolva validamente é necessário que a citação seja válida.
 
Tema da Apresentação
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS NEGATIVOS DE VALIDADE:
 
Litispendência – Ocorre quando se repete ação idêntica que está em curso - art. 337, § 1 e 3 do CPC/2015. Uma ação é idêntica à outra quando tem identidade de partes, causa de pedir e pedido – art. 337, § 2º, do CPC/2015. 
 
Coisa julgada – Ocorre quando se repete ação já decidida por sentença com trânsito em julgado – art. 337, § 1º e 4, do CPC/2015.
 
Convenção arbitral - Incabível nos dissídios individuais – direitos indisponíveis.
Perempção – Se o autor der causa, por três vezes, à extinção do processo por abandono da causa ou não promover atos e diligências que lhe competir, fica a parte autora impedida de renovar a mesma demanda contra o mesmo réu como mesmo objeto (art. 486, § 3 CPC/2015). No processo do trabalho não há a figura da perempção aos moldes do processo civil. Art. 731 e 732, da CLT
Tema da Apresentação
PROCEDIMENTO
 O procedimento é a forma, o modo como os atos processuais se desenvolvem dentro da relação jurídica processual.
 
	No Processo do Trabalho de conhecimento há dois tipos de procedimentos:
 
	1) Procedimento comum, que se subdivide em: ordinário, sumaríssimo 
 e sumário.
 
	2) Procedimento especial, que é adotado para as ações especiais 
 previstas na própria CLT: inquérito judicial para apuração da falta 
 grave, dissídio coletivo e ação de cumprimento.
Tema da Apresentação
Regra: valor da causa superior a 40 salários mínimos .
(art. 837 a 852 da CLT)
Regra: valor da causa até 40 salários mínimos (art. 852-A até 852-I da CLT)
Valor da causa até 2 salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e 4º da Lei nº 5.584/70) 
Tema da Apresentação
PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
( Arts. 852-Aa 852-I CLT)
NÃO SERÁ ADOTADO O RITO SUMARÍSSIMO quando for parte na demanda ente da Administração Pública Direta, Autárquica ou Fundacional (art. 852-A, parágrafo único, da CLT). NÃO ESTÃO INCLUÍDAS NA EXCEÇÃO AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS.
REGRAS IMPORTANTES:
Não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado – art. 852-B, II, da CLT. 
2. O pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente (art. 852- B, I, CLT. 
INOBSERVÂNCIA DOS ITENS 1 E 2 = arquivamento da reclamação e condenação ao pagamento de custas sobre o valor da causa (art. 852-B, §1º, CLT) 
Tema da Apresentação
Art. 852-C CLT. As demandas sujeitas a rito sumaríssimo serão instruídas e julgadas em audiência única, sob a direção de juiz presidente ou substituto, que poderá ser convocado para atuar simultaneamente com o titular.
Art. 852-H CLT. Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente. 
§ 1º Sobre os documentos apresentados por uma das partes manifestar-se-á imediatamente a parte contrária, sem interrupção da audiência, salvo absoluta impossibilidade, a critério do juiz. 
§ 2º As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação.  X ART. 821 CLT
§ 3º Só será deferida intimação de testemunha que, comprovadamente convidada, deixar de comparecer. Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar sua imediata condução coercitiva.  X ART. 825 CLT
§ 4º Somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, será deferida prova técnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da perícia e nomear perito. 
Tema da Apresentação
Art. 852-I CLT. A sentença mencionará os elementos de convicção do juízo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. 
§ 1º O juízo adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais da lei e as exigências do bem comum.
§ 2º (VETADO) 
§ 3º As partes serão intimadas da sentença na própria audiência em que prolatada. 
Tema da Apresentação
FASE POSTULATÓRIA
Petição Inicial da Ação Trabalhista
Ação Trabalhista – pode ser escrita ou verbal – Art. 840, CLT
 
	§ 1o  Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
	§ 2o  Se verbal, a reclamação será reduzida a termo, em duas vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no § 1o deste artigo.
 § 3o  Os pedidos que não atendam ao disposto no § 1o deste artigo serão julgados extintos sem resolução do mérito.
AÇÃO TRABALHISTAS NECESSARIAMENTE POR ESCRITO:
Inquérito para apuração de falta grave (art. 853, CLT)
Dissídios coletivos (art. 856, CLT)
Tema da Apresentação
FORMALIDADES:
A ação trabalhista escrita deverá ser formulada em duas vias e desde logo 
acompanhada dos documentos em que se fundar – art. 787 da CLT.
A reclamação trabalhista verbal será reduzida a termo.
OBS: ART. 845 CLT: as partes produzirão suas provas em audiência sendo desnecessário requerimento prévio.
REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL
- Designação da autoridade judiciária a quem for dirigida;
 
- Qualificação das partes
 
- Breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio (fundamentos fáticos e jurídicos
 
- Pedido;
 
- Data e assinatura do reclamante ou seu representante.
Tema da Apresentação
 Valor da causa
 Requerimento para citação – notificação citatória é ato processual praticado pelo Diretor de Secretaria (art. 841, da CLT), sendo assim não seria necessário o requerimento de citação. No entanto, é praxe trabalhista constar na petição inicial o requerimento para citação do reclamado.
 Provas: é praxe nas iniciais trabalhistas constar o protesto pela produção de todas as provas em direito admitidas.
 - Pedido: deve ser certo e determinado
Tema da Apresentação
CLASSIFICAÇÃO DOS PEDIDOS:
- Pedido simples ou cumulados – que tem uma única postulação. Cumulação de pedidos ocorre quando há vários pedidos cumulados num mesmo processo. 
 
Cumulação de pedidos: art. 327 do CPC/2015 – requisitos: I - que os pedidos sejam compatíveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III – que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.
 
 Pedido sucessivo eventual ou subsidiário – na cumulação sucessiva, o autor formula dois ou mais pedidos, sendo que a análise do posterior depende da procedência do anterior. 
Pedido em ordem sucessiva (art. 326, CPC/2015): não há exclusão de um dos pedidos, mas a possibilidade de o Juiz conhecer do posterior se não acolher o anterior. 
 - Pedido alternativo (art. 325, CPC/2015): quando a natureza da obrigação permite ao devedor cumprir a obrigação de mais de um modo, sendo que um exclui o outro
Tema da Apresentação
ALTERAÇÕES DO PEDIDO
Art. 329 do CPC/2015 - O autor poderá:
I - até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu;
II - até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
Desistência da ação = pode ocorrer antes da contestação sem a concordância da parte contrária. Após a contestação, só com a concordância do réu. (art. 485, §4º e 5, do CPC/2015).
Art. 841 § 3 CLT – Oferecida a contestação, ainda que eletronicamente, o reclamante não poderá, sem consentimento do reclamado, desistir da ação.
Tema da Apresentação
SÚMULA 394 TST FATO SUPERVENIENTE. ART. 493 DO CPC DE 2015. ART. 462 DO CPC DE 1973. O art. 493 do CPC de 2015 (art. 462 do CPC de 1973), que admite a invocação de fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito, superveniente à propositura da ação, é aplicável de ofício aos processos em curso em qualquer instância trabalhista. Cumpre ao juiz ou tribunal ouvir as partes sobre o fato novo antes de decidir
Tema da Apresentação
INÉPCIA DA PETIÇÃO INICIAL
Art. 330 CPC/2015  A petição inicial será indeferida quando:
I - for inepta;
II - a parte for manifestamente ilegítima;
III - o autor carecer de interesse processual;
IV - não atendidas as prescrições dos arts. 106 e 321.
§ 1o Considera-se inepta a petição inicial quando:
I - lhe faltar pedido ou causa de pedir;
II - o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico;
III - da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão;
IV - contiver pedidos incompatíveis entre si.
Tema da Apresentação
EMENDA À PETIÇÃO INICIAL
Art. 321 CPC/2015  O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
Parágrafo único.  Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.
 
Súmula 263 do TST:
PETIÇÃO INICIAL. INDEFERIMENTO. INSTRUÇÃO OBRIGATÓRIA DEFICIENTE. Salvo nas hipóteses do art. 330 do CPC de 2015 (art. 295 do CPC de 1973), o indeferimento da petição inicial, por encontrar-se desacompanhada de documento indispensável à propositura da ação ou não preencher outro requisito legal, somente é cabível se, após intimada para suprir a irregularidade em 15 (quinze) dias,mediante indicação precisa do que deve ser corrigido ou completado, a parte não o fizer (art. 321 do CPC de 2015).
Tema da Apresentação

Continue navegando