Buscar

Ed. Formação de professores, atividades de leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 De acordo com as autoras Lerner, Lajolo e Solé, quais são as possibilidades do uso da leitura em sala de aula? 
Resposta: Lerner destaca a importância de se trabalhar a leitura com aquilo que faz sentido ao aluno, Quando o que lemos tem significado do ponto de vista do aluno, o olhar do sujeito leitor se faz. Para Lajolo, è importante a leitura diária em sala de aula para proporcionar aos alunos um diversidade de momentos de leitura. Solé considera importante que se use ferramentas de compreensão para a formação de leitores autônomos, considerando trabalhar o conhecimento prévio, durante e posterior ao texto realizando inferências para a interpretação, identificando e esclarecendo o que não for entendido para que haja possibilidade de retrabalhar a informação encontrada.
Questão 2: O valor da leitura também está no ato de ler em si, com os alunos lendo muito e de forma ampla como um objetivo fundamental da escola. Não apenas os programas de leitura e as aulas de linguagem de muitas escolas deixam de incluir a leitura propriamente dita (o ato de ler), mas oportunidades potenciais de leitura brotam por toda parte nas aulas sem serem aproveitadas (LEMOV, 2011). O que você pensa sobre o trabalho com leitura em todas as disciplinas? Você acha que é possível potencializar a aprendizagem do aluno quando o trabalho efetivo com a leitura em todas as disciplinas acontece sistematicamente? Justifique. 
Resposta: É extremamente importante o trabalho da leitura em todas as disciplinas, pois a partir da leitura é que podemos decifrar os códigos, interpretar as questões, e quando a leitura é trabalhada em todas as disciplinas, mesmo aquele aluno que inicialmente não se interessa por ler, mas se interessa por determinada disciplina, o professor(de qualquer disciplina) deve a partir daí mostrar o quanto a leitura é importante e usar o interesse do aluno em prol da leitura. Quando o trabalho sistemático com a leitura acontece em todas as discilplinas, não só potencializamos o aprendizado, como abrimos inúmeras possibilidades de aproximar o aluno da leitura e consequentemente a um maior conhecimento de si e do mundo.
Questão 3: De acordo com Lemov, existem quatro habilidades de leitura: vocabulário, fluência, decodificação e compreensão. Explique cada uma delas e dê um exemplo de técnica em cada uma..
Resposta: O Vocabulário é a base de conhecimento de palavras do aluno, e podemos trabalhá-lo usando sinônimos e antônimos, mostrando também os vários significados que uma mesma palavra pode conter. A Fluência espelha como damos o tom e o sentido naquilo que está sendo lido. Podemos dar exemplos de como podemos expressar diferentes sentimentos com as mesmas palavras, mudando apenas a forma de expressar o que está sendo lido. A Decodificação é a habilidade de decifrar um texto, e pode ser trabalhada com a correção de forma suscinta, dando ao aluno a oportunidade de identificar o erro e se autocorrigir. A Compreensão requer entender que o processo de leitura acontece antes, durante e após a leitura, e para melhor entendimento do que está sendo lido o professor pode trabalhar a contextualização, com informações anteriores, palavras chaves e fechamento do texto.

Outros materiais