Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	
	
		1.
		Durante o Período Medieval predominou a síntese (união) entre a:
	
	
	
	
	
	Fé e religião
	
	 
	Fé e razão
	
	
	Fé e devoção
	
	
	Fé e vocação
	
	
	Fé e união
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
	
	
	
	
	 
	A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas
	
	
	A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
	
	
	Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
	
	 
	A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
	
	
	A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A sociedade medieval era dividida em três classes sociais: o clero, a nobreza e o povo. Assinale a alternativa que corresponde à descrição da nobreza.
	
	
	
	
	
	Função religiosa.
	
	
	Representavam a classe culta.
	
	
	Era constituído pelos servos, vassalos e camponeses.
	
	 
	Classe proprietária de terra, cujos títulos e propriedades eram hereditários.
	
	
	Proprietários de terras que foram doadas por reis ou nobres aos conventos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Asinale qual o sistema que se apresentava como um muito rígido em termos de progressão social, ou seja, de uma melhoria das condições de vida para o povo, e foi marcado pela fome, pestes e guerras durante o período entre os séculos VIII e XI :
	
	
	
	
	 
	feudalismo
	
	
	socialismo
	
	
	sofismo
	
	
	capitalismo
	
	
	comunismo
	
	
	
		5.
		Entre os traços característicos do pensamento medieval, podemos destacar; I. A bíblia era a fonte das doutrinas, justificadas com os procedimentos metodológicos da cultura grega II. Predominava uma concepção hierárquica e estática do universo III. O pensamento de Platão, dos neoplatônicos e de Aristóteles foi adaptado de forma a conciliá-lo com o cristianismo. Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
	
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	 
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	
		6.
		Nos séculos XV e XVI, na Europa, se desenvolveu o Humanismo Renascentista. Verifique as sentenças que estão relacionadas ao Humanismo Renascentista: I - O Humanismo Renascentista rompe com a visão teocêntrica da Idade Média e valoriza o homem. II - O Humanismo Renascentista exalta a dignidade e liberdade do homem e reconhece seu lugar central na natureza. III - O Humanismo Renascentista surge no período de decomposição do regime feudal paralelamente à formação dos primeiros sinais do sistema capitalista. IV - O Humanismo Renascentista é conhecido como movimento cultural que se desenvolve na Europa, começando por Florença, cidade mais rica da Itália. V - O Humanismo Renascentista se caracteriza pelo renascimento da cultura greco-romana e pela revalorização do espírito científico dos primeiros filósofos.
	
	
	
	
	
	Somente as opções I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as opções IV e V estão corretas.
	
	
	Somente as opções II, III e IV estão corretas.
	
	 
	Somente as opções II, III e V estão corretas.
	
	 
	Todas as opções estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Revolução Científica acorreu entre os séculos XVI e XVII. Dentre as sentenças abaixo, verique quais são verdadeiras e quais são falsas: ( ) A Revolução Científica tem seu ponto de partida com a validade do modelo heliocêntrico. ( ) A Revolução Científica valoriza a ciência e o método experimental. ( ) A Revolução Científica se opõe à ciência contemplativa da Idade Média. ( ) A Revolução Científica em nada contribuiu para o desenvolvimento da ciência. ( ) A Revolução Científica não deveria ser estudada nos cursos de graduação.
	
	
	
	
	
	V - V - V - V - V
	
	 
	V - V - V - F - F
	
	
	F - F - F - F - F
	
	
	V - F - F - F - F
	
	 
	V - V - F - F - F
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		É possível afirmar sobre o conhecimento durante a Idade Média que: I. a Igreja Católica controlava a veiculação e a produção do conhecimento II. neste período prevalecia uma visão teocêntrica III. ocorreu uma cristianização da Filosofia Antiga IV. a teologia, a filosofia e a ciência estavam desvinculadas da religião católica Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
		1.
		Segundo Chauí (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2003, p. 231), são três as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: a racionalista, a empirista e a construtivista. Sobre as elas afirmar:
I. A concepção racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática e, portanto, capaz de provar a verdade.
II. A concepção empirista afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções.
III. A concepção racionalista estabelece métodos experimentais rigorosos, pois deles depende a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.
IV A concepção construtivista não espera apresentar uma verdade absoluta, mas uma verdade aproximada que pode ser corrigida, modificada, abandonada por outra mais adequada aos fenômenos.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	somente as alternativas II, III, IV são verdadeiras
	
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	 
	somente as alternativas I, III e IV são verdadeiras
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Analise as afirmativas abaixo sobre as grandes transformações que levarão à revolução científica. I) a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; II) a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa. III) A ciência ativa moderna rompe com a separação antiga entre ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Estão corretas:
	
	
	
	
	
	II e III
	
	 
	Apenas a I
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	 
	I, II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Nasceu em 1643 e faleceu em 1727. Em sua obra Filosofia Natural (1687), considerada uma das mais influentes da História da Ciência, descreve a Lei da Gravitação Universal e três leis que fundamentam a mecânica clássica. Quem sou eu?
	
	
	
	
	 
	Isaac Newton
	
	
	Sócrates
	
	
	São Tomás de Aquino
	
	 
	Platão
	
	
	Santo Agostinho
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		HISTORICAMENTE, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA OU DE IDEAIS DE CIENTIFICIDADE SÃO:
	
	
	
	
	 
	RACIONALISMO, EMPIRISMO, SUBJETIVISMO.
	
	
	RACIONALISMO,
EMPIRISMO, DETERMINISMO.
	
	
	INDUTIVISMO, DEDUTIVISMO, DETERMINISMO.
	
	
	EMPIRISMO, DETERMINISMO, SUBJETIVISMO.
	
	 
	RACIONALISMO, EMPIRISMO E CONSTRUTIVISMO.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático:
	
	
	
	
	 
	O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica.
	
	
	O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante.
	
	
	O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados.
	
	
	A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados.
	
	
	A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O conhecimento do senso comum é uma habilidade espontânea da mente humana. É associativo e subjetivo e dá conta das necessidades usuais em muitas tarefas e na interação humana. Ora, se a ciência moderna resultasse diretamente de uma habilidade universal, deveríamos ter a situação contrária: a maioria das pessoas seriam capazes de compreender a ciência e pensar crítica e racionalmente. Nada disso acontece! Essa análise é reforçada por fatos históricos: a ciência não emergiu em nenhuma das grandes civilizações antigas, apenas nas condições únicas da cultura grega. Os filósofos pré-socráticos gregos adotaram a ideia revolucionária de que os fenômenos naturais teriam causas também naturais, não sendo controlados por uma divindade imprevisível. Seriam regidos por leis que poderiam ser descobertas pelo estudo e observação. (Revista Galileu) Assinale abaixo o único enunciado que NÃO está de acordo com as ideias do texto:
	
	
	
	
	
	A separação entre o mito e a razão técnica é condição essencial para o desenvolvimento da ciência.
	
	 
	Pensar de acordo com o senso comum é uma habilidade humana espontânea porque está baseado na intuição e no aprendizado cultural.
	
	 
	Nenhuma sociedade pode abrir mão ou viver sem o conhecimento científico.
	
	
	O senso comum faz parte do pensamento humano e se difere da ciência.
	
	
	A compreensão do mundo a partir do senso comum é uma condição comum a todos os homens.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		 Sobre o racionalismo verifique as sentenças corretas: I - É um conhecimento dedutivo e demonstrativo como a matemática. II - É uma representação intelectual, verdadeira, universal e racional das coisas. III - Utiliza a linguagem matemática para representar o mundo físico. IV - Não utiliza a linguagem matemática para representar o mundo físico. V - Não é científico, intelectual ou racional.
	
	
	
	
	
	Somente as opções II, III e V estão corretas.
	
	
	Somente as opções II e III estão corretas.
	
	
	Somente as opções III e IV estão corretas.
	
	 
	Somente as opções I, II e III estão corretas.
	
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre o conhecimento científico é possível dizer que: I - É formado por métodos, experimentações e demonstrações. II - Forma um paradigma que consegue explicar fenômenos da realidade. III - Expressa a visão de mundo dos pesquisadores. IV - Surge para responder os questionamentos da humanidade. V - Não é necessário e não deveria fazer parte do mundo acadêmico.
	
	
	
	
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	
	Somente as opções II, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as opções III, IV e V estão corretas.
	
	 
	Somente as opções I, II, III e IV estão corretas. 
	
	
	Somente as opções III e V estão corretas.
		1.
		Sobre René Descartes podemos afirmar: I ¿ Preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático. II ¿ Foi considerado o pai do Racionalismo moderno. III ¿ Defendia a ideia de que toda evidência deve ser empírica. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	Somente a afirmação I é verdadeira
	
	 
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	
	Somente a afirmação II é verdadeira
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Desenvolveu a teoria heliocêntrica, na qual o sol é o centro do Sistema Solar. Tal teoria se opunha ao sistema geocêntrico de Aristóteles, confirmado por Claudio Ptolomeu, que concede a terra como o centro do universo. Quem sou eu?
	
	
	
	
	 
	Nicolau Copérnico
	
	
	Jean Piaget
	
	 
	Sigmund Freud
	
	
	Lev Vygotsky
	
	
	São Tomás de Aquino
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Nicolau Copérnico, considerado p fundador da moderna astronomia, criticou o sistema geocêntrico ptolomaico, então universalmente aceito, desenvolvendo um novo sistema, que concluía que a terra é um planeta que concluía sua orbita em torno de um sol fixo todo o ano e que girava em torno de seu eixo todos os dias, denominado sistema
	
	
	
	
	
	Terráqueo
	
	
	Geocêntrico
	
	
	Solar
	
	
	cientifico
	
	 
	Heliocêntrico
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		René Descartes preocupou-se em estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e criou quatro regras para seu método: evidência, análise, síntese, enumeração. Assinale a alternativa que corresponde ao significado de síntese.
	
	
	
	
	 
	Concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples, e aos poucos chegar aos mais complexos
	
	
	Evitar toda precipitação, toda prevenção, e só ter por verdadeiro aquilo que for claro
	
	
	Não admitir nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço como evidentemente como tal.
	
	
	Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis.
	
	
	Enumerar todas as conclusões e princípios utilizados.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		René Descartes era muito apreciado pelos seus professores, mas se decepcionara com o ensino que lhe fora ministrado, declarando isto na sua obra ¿Discurso sobre o Método¿. Na sua busca por outras experiências tinha como objetivo estabelecer um método que fosse universal, inspirado no rigor matemático. Dizia que os sentidos são enganosos e que somente a razão pode ser clara e distinta. Introduz nas suas reflexões a arte de duvidar. São ideias de Descartes:
	
	
	
	
	
	A teoria do Big Bang.
	
	
	Demonstrações sobre o movimento dos objetos.
	
	
	O princípio da conservação da matéria.
	
	 
	A concepção ¿penso, logo existo¿ e a dúvida metódica.
	
	
	A dúvida metódica e o conceito de fenomenologia.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Para Francis Bacon, filósofo inglês do século XVII, "Saber é poder". Este princípio indica:
	
	
	
	
	
	Que a finalidade do conhecimento científico é uma atividade puramente intelectual sem aplicabilidade no mundo real.
	
	 
	Que a finalidade do
conhecimento científico é revelar a essência do objeto de conhecimento com vistas a compreensão pura e simples da natureza.
	
	
	Que a finalidade do conhecimento científico é desmistificar a relação entre teoria e prática.
	
	 
	Que a finalidade do conhecimento científico é dominar e controlar a natureza com vistas a criar melhores condições para a existência dos homens.
	
	
	Que a finalidade do conhecimento científico é confirmar as afirmações metafísicas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
"Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados".
Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
	
	
	
	
	
	A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
	
	
	A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.
	
	
	Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
	
	 
	Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
	
	
	O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Importante físico, matemático, astrônomo e filósofo. Considerado o pai da ciência moderna por inaugurar uma nova concepção de natureza que rompia com o modelo que prevaleceu durante a Antiguidade e o Período Medieval. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos, enunciou o princípio da inércia e confirmou, através de cálculos matemáticos e do telescópio, a teoria heliocêntrica. Foi proibido de lecionar e condenado pela Inquisição a passar o resto da vida em prisão domiciliar. Quem sou eu?
	
	
	
	
	
	Sigmund Freud
	
	
	Lev Vygotsky
	
	 
	São Tomás de Aquino
	
	 
	Galileu Galilei
	
	
	Jean Piaget
	
	
		1.
		As bases que sustentam o método científico são: I - Caracterização - quantificações, observações e medidas. II - Hipóteses - explicações hipotéticas das observações e medidas. III - Previsões - deduções lógicas das hipóteses.
	
	
	
	
	 
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa III está correta.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO DE MARX CONSISTE NO PRESSUPOSTO DE QUE:
	
	
	
	
	
	A HISTÓRIA DOS HOMENS É O RESULTADO DA SUA LINGUAGEM, NÃO IMPORTANDO O TRABALHO E AS RELAÇÕES SOCIAIS QUE DELE DECORREM.
	
	
	O TRABALHO É A BASE DO MATERIALISMO, NO ENTANTO TODA DETERMINAÇÃO ESTÁ NO CONHECIMENTO MÍTICO.
	
	
	A HISTÓRIA HUMANA É FEITA PELOS HOMENS COM UM PRÉ-DETERMINISMO DIVINO.
	
	 
	A HISTÓRIA DOS HOMENS É O RESULTADO DA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA VIDA HUMANA MEDIANTE O TRABALHO E AS RELAÇÕES SOCIAIS QUE DELE DECORREM.
	
	
	A HISTÓRIA É FEITA POR SERES HUMANOS QUE SE SUBMETEM TOTALMENTE A UMA ORDEM CÓSMICA.
	
	
	
		3.
		Karl Marx traz várias contribuições para o homem e para sociedade. A respeito do pensamento marxista, julgue os itens abaixo e marque o que não corresponde ao pensamento marxista:
	
	
	
	
	 
	A burguesia e os proletariados compõem a pirâmide de divisão de classes.
	
	
	Para Marx a ideologia é uma falsa verdade;
	
	 
	A divisão de classes para Marx, não tem relação o capital;
	
	
	O conceito de mais-valia está relacionado a força de trabalho;
	
	
	A pesquisa qualitativa dialoga com o pensamento de Marx.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O conhecimento positivo deve respeitar integralmente o objeto do qual se trata o estudo; cada um deve reconhecê-lo tal como é. O sujeito conhecedor (o pesquisador) não deve influenciar esse objeto de modo algum, deve intervir o menos possível e dotar-se de procedimentos que eliminem ou reduzam, ao mínimo, os efeitos não controlados dessas intervenções. A partir do exposto, podemos dizer que no positivismo:
	
	
	
	
	
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, não se deve levar em conta a experiência, os fatos visíveis e os dados ocultos.
	
	 
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta a experiência, os fatos positivos que se verificam e os dados ocultos que não se verificam.
	
	
	Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade os motivos inconscientes, os dados ocultos, ou seja, aquilo que não se verifica e não se mostra.
	
	 
	Admitem-se como fonte única de conhecimento e critério de verdade a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis, ou seja, aquilo que se verifica, se mostra, ocorre.
	
	
	Como fonte única de conhecimento e critério de verdade, deve se levar em conta os conteúdos não manifestos que estão por trás do fenômeno expresso.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Quem é considerado o pai do Positivismo?
	
	
	
	
	 
	August Comte
	
	
	Max Weber
	
	
	Gerald Comte
	
	
	Emilé Comte
	
	
	René Descartes
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Karl Marx traz várias contribuições para o homem e para sociedade. Marque a alternativa errada em relação ao pensamento marxista.
	
	
	
	
	
	O conceito de ¿mais-valia¿ está relacionado a força de trabalho;
	
	
	A burguesia e os proletariados compõem a pirâmide de divisão de classes.
	
	
	Para Marx a ideologia é uma falsa verdade;
	
	 
	A divisão de classes para Marx, não tem relação o capital;
	
	 
	A pesquisa qualitativa dialoga com o pensamento de Marx.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Compreender algumas categorias de Karl Marx e Friedrich Engels é fundamental para a história da sociedade moderna. Na perspectiva teórica do materialismo histórico e do materialismo dialético, analise as afirmativas abaixo:
I. A categoria trabalho é central para a compreensão da produção da existência humana tanto do ponto de vista material quanto do ponto de vista não material (produção do saber, da cultura, do conhecimento, da linguagem e etc.).
II. O entendimento de que a natureza humana não é pronta, acabada e dada naturalmente aos seres humanos, mas ao contrário, é um produto histórico e, portanto, humano e social.
III. Todo conhecimento é intencional, ou seja, decorre de interesses e necessidades de grupos ou classes em contextos específicos.
IV. O conhecimento aplicado ao mundo do trabalho e da produção e das relações humanas e sociais não é influenciado pela ação do sujeito.
Estão corretas:
	
	
	
	
	 
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	Todas as opções.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e IV.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		ANALISE AS ASSERTIVAS RELACIONADAS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
I. A OBSERVAÇÃO PODE
SER SIMPLES OU COMPLEXA. A SIMPLES É QUANDO A MESMA É FEITA A OLHO NU E A COMPLEXA QUANDO EXIGE A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO APROPRIADO À MESMA, OU SEJA, O USO DE TÉCNICAS OU TECNOLOGIAS MAIS REFINADAS.
II. O EXPERIMENTO NÃO PRECISA SER REPLICÁVEL, OU SEJA, O MESMO NÃO PRECISA SER REPRODUZIDO E CONFIRMADO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO.
III. TODA HIPÓTESE CIENTÍFICA TEM QUE ATINGIR UM ESTATUTO DE VALIDADE PARA AS OBSERVAÇÕES FEITAS NO PASSADO E NO PRESENTE E AS QUE SERÃO REALIZADAS NO FUTURO.
IV. TODA PESQUISA CIENTÍFICA DEVE SER CONTROLADA COM A FINALIDADE DE SE GARANTIR UMA SEGURANÇA NAS CONCLUSÕES DECORRENTES DA MESMA.
ESTÃO CORRETAS:
	
	
	
	
	
	I, II E IV
	
	
	I E III.
	
	 
	I, III E IV.
	
	 
	APENAS O ITEM I.
	
	
	I, II E III.
	
	
		1.
		A Teoria do Conhecimento é uma disciplina da filosofia que possibilita uma visão mais ampla do mundo, das coisas do mundo e as suas relações. Esta possibilidade implica em:
	
	
	
	
	 
	tomar consciência de o que pensamos, de como pensamos e de sob quais perspectivas pensamos.
	
	
	investigar as relações simbólicas das coisas como objeto , diante dos diferentes sujeitos.
	
	
	conhecer o conhecimento que adquirimos e para o que ele serve
	
	
	ampliar a forma de conhecimento através da pesquisa do desconhecido.
	
	
	ter a teoria do conhecimento adquirido.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Quais são as epistemologias ligadas a educação:
	
	
	
	
	 
	Global, particular e específica.
	
	
	Particular, específica e geral.
	
	
	Social, pública e global.
	
	
	Social e global.
	
	
	Pública e particular.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Identifique entre as sentenças abaixo a que define o conceito de epistemologia:
	
	
	
	
	
	Estudo metódico e reflexivo da psicologia.
	
	
	Estudo metódico e reflexivo da sociologia.
	
	 
	Estudo metódico e reflexivo da matemática.
	
	
	Estudo metódico e reflexivo do ensino.
	
	 
	Estudo metódico e reflexivo do saber.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sobre a corrente filosófica do Pragmatismo, analise as afirmativas:
I) O critério adotado para a construção das teorias deve ser o da maior utilidade possível para as necessidades e interesses humanos.
II) O eixo central da teoria pragmatista é a ênfase na utilidade "prática" da filosofia.
III) O caráter utilitário é fundamental para a vida social, mas não está atrelada ao princípio da verdade.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Apenas o item II.
	
	 
	Os itens I e II.
	
	
	Apenas o item III.
	
	
	Apenas o item I.
	
	
	Os itens II e II.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A importância do filósofo medieval Tomás de Aquino reside principalmente em seu esforço de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão. Discorrendo sobre a "possibilidade de descobrir a verdade divina", ele diz: "As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus, etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural". A partir dessa citação, identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Tomás de Aquino.
	
	
	
	
	 
	Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades.
	
	
	A razão é o único meio do ser humano chegar à verdade.
	
	 
	A razão não se opõe a fé, mas é o único caminho para chegar a Deus.
	
	
	Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d´Ele.
	
	
	O ser humano só alcança o conhecimento a partir do conhecimento científico.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais é denominado de:
	
	
	
	
	 
	epistemologia
	
	 
	sociologia
	
	
	pedagogia
	
	
	fenomenologia
	
	
	psicologia
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A patrística surge no séc. II d.c. e estende-se por todo o período medieval conhecido como alta Idade Média. Sobre a patrística, assinale o que for correto.
I. Entre seus objetivos encontramos a conversão dos pagãos, o combate às heresias e a consolidação da doutrina cristã.
II. Fundador da patrística, o apóstolo São Paulo escreveu o livro Confissões, razão pela qual é considerado o primeiro filósofo cristão.
III. Vários pensadores da patrística, entre eles Santo Agostinho, tomam ideias da filosofia clássica grega, particularmente de Platão, que são adaptadas às necessidades das verdades expressas pela teologia cristã.
	
	
	
	
	
	Os itens I e II.
	
	
	Apenas o item I.
	
	
	Os itens II e III.
	
	
	Nenhum dos itens.
	
	 
	Os itens I e III.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Nas ciências sociais, isto é, nas ciências que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e como ser social, (tais como a antropologia, história, sociologia, ciência política, psicologia, economia, entre outras), existe uma identidade entre o sujeito que pesquisa e o objeto pesquisado. Isto torna o pesquisador ligado e comprometido com seu objeto de pesquisa. Não existe distanciamento entre sujeito e objeto de pesquisa. A visão de mundo dos sujeitos, suas crenças, valores e hábitos interferem no processo. Nesse sentido, é possível afirmar que, nas ciências sociais, não existe:
	
	
	
	
	 
	Veracidade
	
	 
	Neutralidade
	
	
	Utilidade
	
	
	Aplicabilidade
	
	
	Causalidade
		1.
		Ser professor significa desenvolver atividades que busque questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
I. Vivenciar a atividade de pesquisa como principio educativo.
II. Organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
III. Trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Os itens II e III.
	
	 
	Os itens I e II.
	
	 
	Apenas o item II.
	
	
	Apenas o item I.
	
	
	Os itens I e III.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As pesquisas sobre a prática docente tem sido desenvolvidas numa abordagem denominada professor reflexivo. Essa abordagem entende que:
	
	
	
	
	
	Todos os problemas da educação nas institucionais educacionais seriam resolvidos pela epistemologia da prática.
	
	
	O movimento prático-teórico-prático impossibilita o desenvolvimento como profissional autônomo.
	
	
	A eficiência da prática docente depende, exclusivamente, de uma metodologia que utilize as novas tecnologias.
	
	
	O desenvolvimento de atividades de pesquisa, secundarizando a prática do professor.
	
	 
	A transformação na prática docente só se efetiva quando o professor amplia a sua consciência sobre a sua própria prática.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Pesquisa é um processo de investigação rigorosa, organizada e sistemática acerca de um tema ou problema identificado como sendo fundamental a ser enfrentado pelo pesquisador, ou seja, é uma questão que resulta de um questionamento, de uma dúvida, da incerteza ou de algo que é desconhecido ao ser humano. Nesse sentido, é possível
afirmar que:
I. A finalidade da pesquisa é a construção do conhecimento científico.
II. A pesquisa possui um caráter social e tem uma dimensão política.
III. A atividade de pesquisa se constitui como uma aprendizagem para o pesquisador.
IV. A pesquisa supõe o conhecimento das produções teóricas próprias de uma área de investigação.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
	
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	 
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A observação participante, como metodologia utilizada na pesquisa qualitativa, é utilizada quando o pesquisador deseja ampliar o nível de apreensão do objeto social, o que permite dizer que:
	
	
	
	
	
	a obsessão pela veracidade do discurso do pesquisador permite ampliar o nível de apreensão da pesquisa.
	
	
	essa metodologia é recomendada em pesquisas de caráter econômico.
	
	 
	o nível de apreensão do objeto da pesquisa decorre de um discurso puramente objetivo e absolutamente neutro.
	
	
	a construção de diferentes discursos ideológicos isenta o pesquisador de um posicionamento político.
	
	 
	tal método possibilita um mergulho na realidade com a valorização da entrevista.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O Ensino Superior é formado por:
	
	
	
	
	 
	Ensino, Conhecimento e Prática.
	
	
	Pesquisa, Prática e Conhecimento.
	
	
	Aulas Teóricas e Práticas.
	
	
	Pesquisa e Conhecimento.
	
	 
	Ensino, Pesquisa e Extensão.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		"De pouco ou nada servirá mantermos a formação de professores nas universidades, se o conteúdo dessa formação for maciçamente reduzido ao exercício de uma reflexão sobre os saberes profissionais, de caráter tácito, pessoal, particularizado, subjetivo, etc. De pouco ou nada adiantará defendermos a necessidade de os formadores de professores serem pesquisadores em educação, se as pesquisas em educação se renderem ao "recuo da teoria". (DUARTE, 2003, p.620) Neste trecho Newton Duarte está afirmando que não basta, para ser um professor reflexivo, que o professor realize uma reflexão pautada apenas nos seus saberes profissionais, tácitos, cotidianos, pois eles são temporais, plurais, heterogêneos e personalizados. O autor defende que neste nesse processo reflexivo, se compreenda que: I. o conhecimento científico/teórico/acadêmico deve ser valorizado II. a reflexão mais profunda sobre o mundo externo depende do domínio da teoria III. a teoria cumpre um importante papel na explicação e transformação do real. Assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	 
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O interesse e a curiosidade do homem pelo saber levam-no a investigar a realidade sob os mais diversificados aspectos e dimensões. Cada abordagem ou busca admite níveis diferentes de aprofundamento e enfoques específicos conforme o objeto de estudo, objetivos visados e a qualificação do pesquisador. A partir do exposto, quando pretendemos imprimir certa flexibilidade na investigação, aprofundando no mundo dos significados das ações e relações humanas, um lado não perceptível e não captável em equações, médias e estatísticas, devemos nos propor a realizar uma pesquisa de caráter:
	
	
	
	
	 
	qualitativo
	
	
	positivista
	
	
	quantitativo
	
	
	mítico
	
	 
	empírico
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para Demo (2006), a pesquisa pode ser compreendida como um princípio científico e princípio educativo. Analise as afirmativas a seguir:
I) O princípio científico diz respeito à formação acadêmica na universidade, na qual a pesquisa assume um compromisso social, pautado na superação de alienações e de desigualdades sociais, assim, implica em discutir educação de qualidade a todos.
II) A pesquisa como princípio educativo concerne numa proposta política que enfatiza a incorporação da investigação no processo de formação e de desenvolvimento humano.
III) Os princípios científicos e educativos estão interligados.
Estão corretos os itens:
	
	
	
	
	 
	APENAS O ITEM I.
	
	
	I e III
	
	
	I e II.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	II e III.
	
	
		1.
		"O paradigma do professor reflexivo, isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora em cima dessa prática é o paradigma hoje em dia dominante na área de formação de professores" (NÓVOA, 2001). As práticas reflexivas são inerentes à profissão docente, no sentido de serem essenciais à profissão, o que significa ser necessário:
	
	
	
	
	 
	pedir que o professor avalie o seu trabalho numa proposta de autoavaliação sobre a prática educativa a partir dos resultados dos alunos em detrimento do processo de aprendizagem.
	
	 
	criar lógicas de trabalho coletivo dentro das escolas, através da reflexão, da troca de experiências, da partilha, sendo possível dar origem a uma atitude reflexiva por parte dos professores e alunos.
	
	
	favorecer a troca de experiências durante as reuniões pedagógicas, possibilitando que as boas práticas de uns sejam desenvolvidas por outros professores.
	
	
	pedir que o professor se dedique ao planejamento criativo e enriquecedor para aprofundamento da aprendizagem dos alunos que demonstram bom rendimento na disciplina, já que os demais são reprováveis.
	
	
	oferecer aos professores grupos de estudos e capacitação para conhecimento de novas técnicas necessárias ao processo ensino aprendizagem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Macedo (2005) faz uma análise sobre a aprendizagem dos que ensinam. Dessa forma, identifica um requisito fundamental para a construção de uma escola que se quer para todos. Assinale a alternativa que representa esse requisito:
	
	
	
	
	 
	A escola como espaço de trabalho semelhante a uma fábrica
	
	
	A formação acrítica dos alunos
	
	
	A aceitação de projetos pedagógicos oficiais.
	
	
	A construção de escolas com espaços físicos adequados
	
	 
	A formação dos professores
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No processo de escrita da sua narrativa autobiográfica, Tereza, de 44 anos, revela em seu memorial de formação as seguintes informações: sou casada e trabalho há 19 anos como professora do ensino fundamental em escolas da rede pública. Minhas condições de trabalho e de família assemelham-se a de muitas professoras no Nordeste, em situação de formação em serviço. Durante o curso, divido a jornada de trabalho entre a instituição formadora (à tarde) e a escola (pela manhã). A minha sala de aula é então considerada como sala-laboratório: lugar de observação de sua prática e de intervenção pedagógica. Nas notas de campo da professora responsável pelo curso de formação, a professora aparece como uma aluna que mostrava "vontade de ter boa convivência com as colegas"; "não escondia do grupo seus insucessos e angústias" e "quase nunca comentava suas dificuldades pessoais". As representações profissionais de si ressurgem como um elemento bloqueador da construção de novas práticas na sala de aula, justificando sua falta de segurança em trabalhar com sujeitos com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades educativas especiais. Devido a sua participação no curso de formação em serviço e nos aprendizados
construídos a partir de uma leitura crítica da realidade, a professora foi capaz de reconhecer que era possível romper com uma programação da escola que não estava dando certo, ou seja, com velhos hábitos de seguir o projeto do outro sem refletir sobre ele.
Com base na experiência da Tereza, podemos afirmar:
I) Falar de si e socializar seus dilemas no grupo é condição necessária e suficiente para mudança prática.
II) O convívio com um novo referencial teórico e as discussões no grupo vão transformar as representações de escola, de formação docente e de grupo.
III) As transformações das representações de si e do outro (do grupo, da instituição, da prática pedagógica etc.) não acontecem no vazio, fora da práxis, mas se instalam num circuito permanente entre reflexão-ação-reflexão.
	
	
	
	
	
	Apenas a II é verdadeira.
	
	 
	II e III são verdadeiras.
	
	
	I e III são verdadeiras.
	
	
	I e II são verdadeiras.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	
		4.
		Qual a postura esperada do professor pesquisador?
	
	
	
	
	
	reprodução dos fatos
	
	
	aceitação dos fatos
	
	
	contemplação dos fatos
	
	 
	inquietude diante dos fatos
	
	 
	indiferença diante dos fatos
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Ao definir ¿diário de aula¿, Zabalza (2004, p.13) diz: ¿são documentos em que professores e professoras anotam suas impressões sobre o que vai acontecendo em suas aulas. Na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, os diários podem fazer parte de enfoques de linhas de pesquisa baseados:
	
	
	
	
	
	na literatura especializada
	
	 
	em documentos pessoais ou narrações autobiográficas.
	
	
	em dados estatísticos
	
	
	no conhecimento científico
	
	
	em entrevistas e aplicação de questionário
	
	
	
		6.
		Quando o professor acredita que o seu papel é ensinar aos alunos, meramente, o conteúdo de ensino como verdade absoluta, visando o alcance de objetivos específicos e comportamentais, ele está:
	
	
	
	
	 
	elaborando um saber politicamente comprometido
	
	 
	dissociando teoria e prática
	
	
	formando os alunos criticamente
	
	
	ressignificando saberes
	
	
	formando pesquisadores
	
	
	
		7.
		Sabendo que a pesquisa em educação é um processo de investigação que procura, por aproximações sucessivas, uma compreensão do real para a produção de conhecimento novo, assinale a resposta correta:
	
	
	
	
	
	O questionário é o instrumento mais adequado a ser usado com populações analfabetas.
	
	
	Uma pesquisa não precisa necessariamente de hipóteses antes da coleta de dados.
	
	 
	A neutralidade científica não é um requisito indispensável para um pesquisador que investiga a complexidade do social e a ciência é neutra.
	
	
	Ao pesquisar cientificamente, o pesquisador levanta uma questão a ser respondida, sem se preocupar com a relação criada com o objeto a ser conhecido.
	
	 
	A pesquisa consiste numa minuciosa coleta de dados para que as hipóteses do pesquisador possam ser comprovadas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Entre os desafios à prática docente reflexiva, Lino Macedo (2005) apresenta o desafio de ensinar (e aprender) pela lógica da inclusão. Marque a alternativa que dialoga com os princípios dessa lógica inclusiva na escola
	
	
	
	
	
	Ensinar e aprender são processos dicotômicos e divergentes. Não há relação entre ensino e aprendizagem. A diversidade presente na sala de aula é fator negativo e prejudica a prática docente..
	
	
	A competência do professor é ensinar de maneira separada da competência de aprender, ou seja, não existe a necessidade de continuar se atualizando como profissional.
	
	
	Em uma escola inclusiva, o papel do professor é apenas ensinar sem a necessidade de garantir a aprendizagem dos alunos. O professor é julgado pelo que sabe ou deveria saber para ensinar bem e não pelo que deveria aprender ou aperfeiçoar.
	
	 
	A escola prioriza as dimensões de ensinar e aprender como inseparáveis; reconhece a diversidade presente na sala de aula e se articula para garantir a aprendizagem efetiva dos estudantes.
	
	 
	Uma escola que seleciona alunos segundo certas características. Os alunos permanecem na escola se atenderem a certas exigências dos professores, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta. Os que não se ¿encaixam¿ no padrão são marginalizados do processo educativo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando