Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

DISCURSIVA: Questão 3/5 Leia o fragmento de texto a seguir: “Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta -nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade”. Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele está disponível e m: STRAFORINI, R. Ensina r geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 22-23. 
Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Descreva quais são as ações. Nota: 20.0 para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia e elencando objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da met odologia do ensino. (p. 24).
Questão 5/5 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a próp ria sociedade, as relações que influem no tipo d e espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência d a sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 104. 
O pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Descreva esse papel. 
Nota: 16.0 
o pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico. (p. 44). 
Resposta: O brasil era coberto por uma área vegetal, mais com os passar dos anos se 
modernizou criou-se prédios, houve se então o capitalismo e o socialismo pelos que tinham 
poder. E hoje existe pouca vegetação, a comercialização ganhou espaço e teve exploração da 
matéria prima e exportação das nossas riquezas naturais, ganho- se por um lado com os 
avanços científicos e tecnológicos, mais se perdeu por outro lado, porque existe muitas 
fábricas que lançam diariamente fumaças que poluem a cidade, e sem falar no desmatamento 
das árvores para dar espaço geográfico nas áreas urbanas e rurais.
=====================================================
APOL EM CASA APENAS UMA TENTATIVA.
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
PROTOCOLO:  Disciplina(s):
Metodologia de Ensino de Geografia
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:00:08
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas. PÁGINA 24.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
PRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
A: SEGUNDA LICENCIATURA - DISTÂNCIA
METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA 
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
PROTOCOLO:  Disciplina(s):
Metodologia de Ensino de Geografia
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:00:29
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Mesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
	
	A
	Organismo secundário.
	
	B
	Organismo superado.
	
	C
	Organismo submetido.
	
	D
	Organismo autônomo.
	
	E
	Organismo primário.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o ‘aqui’ e o ‘agora’ do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 14.
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento. 
II. A dependência econômica e tecnológica. 
F- III. O capitalismo da Europa.(socialismo autoritário do Leste Europeu)
IV. A Guerra Fria.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIOR PRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
PROTOCOLO:  Disciplina(s):
Metodologia de Ensino de Geografia
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:01:07
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 22. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
	
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
	
	B
	O conceito de sociedade não eradesenvolvido nesses livros.
	
	C
	Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes.
	
	D
	A relação sociedade/natureza era o foco principal.
	
	E
	No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
PROTOCOLO:  Disciplina(s):
Metodologia de Ensino de Geografia
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	- 
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incapacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( V) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. (V ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( F) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. (V ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO
 8-2017 EM CASA GEOGRAFIA SIMULADOS: 100 TENTATIVAS 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de 
. Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. 
 Se negamos o ensino fragmentário, resta-nos encontrar categorias capaz es de não fragmentar a totalidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Anna blume, 2004. p. 22-23. 
Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. 
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente às ações citadas pelo autor: 
I. Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia. 
II. Elencar objetivos gerais, para a metodologia do ensino. 
III. Elencar objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da metodologia do ensino. 
IV. Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo específico do ensino da geografia. 
 São corretas as afirmativas: 
D - I e III apenas. 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Estudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas? 
-c- Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ratzel afirmava que os povos primitivos são incapazes de se protegerem do meio, de transformá-lo, de dominá-lo. Diferente dos povos civilizados que praticam a agricultura [...] e usam o Estado como principal instrumento para se relacionarem com o espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, E de O. Afinal, que geografia humanista cultural é essa? Um breve passeio epistemológico. Vitória: Clube de Auto res, 2013. p. 48. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino d e Geografia, os povos civilizados eram apenas aqueles que conseguiam organizar um Estado, o s outros eram chamados povos naturais, ou seja, aqueles submetidos ao domínio da natureza (RATZEL, 1990). De acordo com esse contexto, quando o Estado surgia? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. (V ) Quando a sociedade atingia um grau máximo de coesão. 
II. (F ) Quando influenciavam o pensamento geográfico do ocidente. 
III. (V ) Quando acumulava um considerável patrimônio cultural. 
IV. (V ) Quando delimitava seu território. 
 B -V – F – V – V
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “A geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 18. 
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia d o Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens: 
V I. P ara uma compreensão total, teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível. 
V II. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas entre outras. 
V III. As diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato. 
F IV. Podem ser como recursosautossuficientes para o processo de ensino e aprendizagem. 
 São corretas as afirmativas: 
 B - I, II e III apenas.
“Desde a sua fundação como ciência moderna, no início do século XIX, aproximando das ciências naturais [...] , passando pelas ciências sociais e humanas, nos estudos culturais, econômicos d o espaço geográfico, a geografia esteve associada a outras ciências”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele e stá disponível em: GODOY, P. R. T . de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia e m geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 277. 
O esforço da ciência geográfica, nas últimas décadas, tem sido o de superar algumas dificuldades, segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia . Quais são essas dificuldades? Analise as afirmativas a seguir sobre as dificuldades: 
 I. Discussão sobre seu objeto de estudo. 
II. Conceito de região. 
III. Formação de um quadro teórico-conceitual. 
IV. Caracterização dos aspectos empírico e descritivo sobre paisagem. 
C - I e III apenas.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, 
 vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade o enfoque clássico apresentava: 
E - Os continentes eram apresenta dos aos alunos a partir de seus aspectos naturais originai s (clima, vegetação, relevo e hidrografia ).
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”. 
Após esta avaliação, caso que ira ler o t exto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20. 
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças 
a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. (V ) Jean Piaget e Henri Wallon. 
II. ( ) Sigmund Freud. 
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski. 
IV. ( V) Lev Vigotski. 
B- V – F – F – V
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino d e geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59. Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? 
 De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. (V ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade 
das imagens. 
II. ( F ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo. 
III. (V ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos. 
IV. ( V ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. 
Agora, marque a sequência correta: 
D- V – F – V – V
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “A geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 18. 
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia d o Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens: 
I. P ara uma compreensão total, teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível. 
II. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas entre outras. 
III. As diferentes for mas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a iferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato. 
IV. Podem ser como recursos autossuficientes para o processo de ensino e aprendizagem. 
 São corretas as afirmativas: 
 B- I, II e III apenas.

Continue navegando