Buscar

PROCESSO CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Processo civil III (Recursos)
Professor: Carlos Gustavo
Aluna: Edivânia dos Santos Evangelista da Silva
Matrícula: 201402491859
CASOS CONCRETOS 
7º semestre – RE CURSOS 1.2017 
1.2017 
 
 
 
CASO CONCRETO 08
Recursos em Espécie. Agravo de Instrumento. Agravo interno. 
CASO CONCRETO 1 
Diante da multiplicidade de recursos especiais com fundamento em idêntica questão de direito em face da União, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) selecionou dois recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Superior Tribunal de Justiça para o julgamento repetitivo. O relator no STJ determinou a suspensão de todos os processos afetados pendentes em tramitação no território nacional. Diante dessa circunstância INDAGA-SE:
Em relação aos processos suspensos em todo território nacional, é possível a desistência da ação? Em que fase processual? 
Sim, é possível a desistência da Ação até a prolação da sentença, conforme dispõe o art. 485, §5º e art. 1.040 ambos do CPC.
“Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
§ 5º A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença
Art. 1040. Publicado o acórdão paradigma:
§ 1º A parte poderá desistir da ação em curso no primeiro grau de jurisdição, antes de proferida a sentença, se a questão nela discutida for idêntica à resolvida pelo recurso representativo da controvérsia.
Caso a parte identifique que a controvérsia estabelecida no julgamento repetitivo diverge da controvérsia existente em seu processo, como deverá proceder? 
A parte deverá realizar o INSTITUTO DO DISTINGUISH, ou seja, fazer a distinção entre o seu caso e os demais, buscando desatá-lo e assim dar prosseguimento ao seu processo, conforme Art.1.037, parágrafo 9º. 
“Art. 1037. Selecionados os recursos, o relator, no tribunal superior, constatando a presença do pressuposto do caput do art. 1.036, proferirá decisão de afetação, na qual:
§ 9º Demonstrando distinção entre a questão a ser decidida no processo e aquela a ser julgada no recurso especial ou extraordinário afetado, a parte poderá requerer o prosseguimento do seu processo”.
QUESTÃO OBJETIVA I 
Cabe o recurso de Embargos de Divergência o acórdão de órgão fracionário que: 
I. Em recurso extraordinário ou em recurso especial, divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal, sendo os acórdãos, embargado e paradigma, relativos ao juízo de admissibilidade. 
II. Em recurso extraordinário ou em recurso especial, divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal, sendo os acórdãos, embargado e paradigma, de mérito. 
III. Nos processos de competência originária, divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal. 
a) Apenas o item II está correto; 
Os itens I e II estão corretos;
 
Apenas o item III está correto;
 
Os itens II e III estão corretos; e
Apenas o item I está correto. 
 
QUESTÃO OBJETIVA II 
Está INCORRETA a seguinte assertiva: 
No recurso de Embargos de Divergência, será observado o procedimento estabelecido no regimento interno do respectivo tribunal superior;
Cabe o recurso de Embargos de Divergência quando o acórdão paradigma for da mesma turma que proferiu a decisão embargada, desde que sua composição tenha sofrido alteração em mais da metade de seus membros;
Cabe agravo contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos;
 
O prazo para interpor Embargos de Divergência é de 05 dias. OBS »(prazo de 15 dias).

Continue navegando