Buscar

Características e Interações de Fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As características dos fármacos incorporam o estudo de interação e dosagem necessários à sua utilização na terapêutica e diagnostico. Em decorrência da grande quantidade de medicamentos existentes, o estudo dessas características norteiam a prática adequada da medicação e revela ás qualidades do uso associado de drogas na promoção da saúde. Em relação essa afirmação escolha a proposição correta: I- O antagonismo farmacológico tem a função contrária como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. II- Os medicamentos podem interagir durante o preparo ou manipulação dos componentes, no momento da absorção, distribuição, metabolização, eliminação ou na ligação ao receptor farmacológico . III- A interação farmacodinâmica causa modificação do efeito bioquímico ou fisiológico do medicamento IV- O sinergismo pode ocorrer com medicamentos que possuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).
		Quest.: 1
	
	
	
	
	I, II e IV são corretas.
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	I, III e IV são corretas.
	
	
	I e III são falsas.
	
	
	I, II e III são corretas
	
	
		2.
		Os corticóides, a exemplo da dexametasona, são potentes antiinflamatórios, com um amplo espectro de ação, sendo utilizados inclusive para prevenir rejeição de transplantes e no tratamento de alguns tipos de câncer. Esta ação dos corticóides pode ser explicada por que eles:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Os glicocorticóides associam-se aos receptores intracelulares (GRs) presentes no citosol e são translocados para o núcleo, regulando a transcrição de RNA. Na maioria dos casos, o efeito na transcrição é inibidor, havendo síntese protéica. Entretanto, sua grande potência antiinflamatória é devido uma regulação positiva de genes.
	
	
	Os esteróides atuam inibindo a enzima Ciclooxigenase (COX-1 e 2), o que justifica a sua excelente atuação inflamatória .
	
	
	Os esteróides inibem a gliconeogênese hepática, devido à síntese de enzimas hepáticas que atuam nesse processo.
	
	
	Os Glicocorticóides associam-se aos GRs presentes no citosol e são translocados para o núcleo, regulando a transcrição de RNA. Na maioria dos casos, o efeito na transcrição é estimulador, havendo síntese protéica. Entretanto, sua grande potência antiinflamatória é devido uma regulação negativa de genes.
	
	
	Os esteróides atuam inibindo a enzima Lipoxigenase A.
	
	
		3.
		Qual o medicamento utilizado em caso de intoxicação pelo midazolan?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Flumazenil;
	
	
	Naltrexona;
	
	
	Fenobarbital;
	
	
	Naloxona;
	
	
	Metadona.
	
	
		4.
		É um antagonista adrenérgico que promove um efeito vasodilatador por meio do bloqueio dos receptores α1 no endotélio vascular. Esta afirmativa se refere ao fármaco:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Prazosina
	
	
	Oximetazolina
	
	
	Dobutamina
	
	
	Clonidina
	
	
	Fenilefrina
	
	
		5.
		A metildopa e a clonidina são fármacos anti-hipertensivos de ação central que agem inibindo a liberação de neurotransmissores. Quanto ao mecanismo de ação estes fármacos podem ser classificados como:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Antagonistas α2- adrenérgicos
	
	
	Benzodiazepínicos
	
	
	Agonistas α2-adrenérgicos
	
	
	Agonistas α1-adrenérgicos
	
	
	Antagonistas α1-adrenérgicos

Outros materiais