Buscar

Fórum de Conteúdo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data e hora da postagem : 31/07/2017 12:00
Data e hora da última edição : 16/08/2017 04:33
Assunto : Fórum de Conteúdo 1
Texto :
Olá pessoal. 
Sugerimos a leitura dos capítulos 1, 2, 3 e 4 do livro da disciplina e Aulas Virtuais 1, 2, 3 e 4 antes da construção da sua resposta para as questões.
1.    Escreva princípios orientadores do professor na metodologia Resolução de Problemas.
2.    Quais os cuidados que um professor deve ter para incluir em seu planejamento o uso de jogos?
3.    Cite os itens elencados por Mineo (2012) relacionados às características de um jogo como recurso didático.
4.    Por que utilizar atividades de sistematização de conteúdo, quando trabalhar com jogos matemáticos?
Bom estudo! Os professores.
Respostas: 
1. O papel do professor é de observar e analisar as soluções que os alunos utilizam, levando em conta o saber prévio, as interações e os diálogos dos alunos; planejar situações didáticas ricas e variadas, selecionando atividades, materiais e experiências que sejam significativas; auxiliar os alunos quanto aos aspectos fundamentais da situação, guiando e estimulando os alunos para que se organizem, instruindo e orientando até a execução da tarefa; criar oportunidades para que os alunos tornem a encontrar situações já aprendidas; ressaltar o que os alunos aprenderam, nomeando os conteúdos e ajudando para que sejam identificados.
2. O professor deve compreender quais as habilidades que os jogos podem ajudar a desenvolver em seus alunos, como observação, análise, reflexão, organização, conteúdos envolvidos e das relações de aprendizagem relacionadas às interações entre os alunos, criando momentos de discussões em torno das situações geradas pelo jogo favorecendo os momentos de ensino e aprendizagem. Durante o planejamento, o professor elabora a atividade de sistematização de conteúdo voltada para o jogo que vai ser trabalhando em sala de aula, pois assim ele terá uma resposta mais significativa do uso dos jogos e a formalização do conteúdo matemático envolvido.
3. O jogo deve:
a. Ser para dois ou mais alunos (jogo em grupo);
b. Despertar o interesse dos alunos;
c. Além de raciocínio lógico, ter conteúdo matemático;
d. Ter objetivo competitivo e, no mínimo, um ganhador;
e. Favorecer a elaboração de estratégias (MINEO,2012,P.26).
4. Atividades elaboradas com intuito de esclarecer o conhecimento matemático envolvido em um jogo, antes trabalhado com o objetivo de contextualizar o conceito matemático. Contextualizar é dar sentido a uma situação ou conceito, o que se pretende com as atividades de sistematização dos conteúdos, buscando a aprendizagem matemática. As atividades de sistematização, elaboradas nos momentos de planejamento, buscam fazer com que o aluno reconheça nelas os conteúdos e/ou as habilidades que o jogo proporcionou.

Outros materiais