Buscar

Prova AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA AV1:
7) OMC
Com relação a questão acima responda: 
1) Qual a natureza da decisão da OMC que determina mudanças na política industrial nacional? Explique.
R: Fonte do direito internacional Costume instantâneo, uma fonte recente a partir da qual o estado reconhece a decisão dos atos de uma O.I. uma obrigação, opinio juris, que os compele a agir em conformidade. 
Uma fonte costumeira inversa ao costume selvagem. O reconhecimento da obrigatoriedade é o ponto de partida, Os estados “emprestam as O.I. sua soberania”. 
2) A decisão consiste numa obrigação para o Brasil? Explique.
R: O estado tem soberania e a O.I. tem somente autonomia. O estado é soberano, no entanto o estado reconhece a opinio juris, que obriga os mesmo estados. (pois os estados que criam a O.I. e essa obrigação é necessária).
8) Refugiados
Quais são as características, de onde retiram sua importância e quais as consequências jurídicas de sua violação?
R: As características da norma imperativa são de protege valores fundamentais para a sociedade internacional, trata-se de proteção à coisa de ordem publica, só pode ser revogada por outra norma igual ou superior, obriga a todos. Retiram sua importância dos princípios que são fundamentais para a sociedade internacional. A consequência da violação de uma norma imperativa é a plena nulidade. A partir da nulidade é gerada a sanção.
9) tratados
Hungria e Checoslováquia(atual República Checa) celebraram em 1977 um tratado internacional para construção e funcionamento do sistema de esclusas Gabcikovo-Nagymaros que estava destinado a ampla utilização dos recursos do ramo Bratislava-Budapeste do Rio Danúbio, para exploração de recursos hídricos, energia, transporte, agricultura e outros setores da economia nacional das partes contratantes. No tratado, as partes comprometeram-se a garantir a preservação da qualidade da agua do rio Danúbio e do meio ambiente vinculado a construção do sistema.
Em 1989 a Hungria suspendeu e depois abandonou as obras por conta das intensas criticas que o projeto sofreu no país, e em 1991m a Checoslováquia adotou a variante C, colocou em pratica uma solução provisória que consistia no desvio unilateral do curso do Danúbio em seu território e a construção de um dique. Por conta da realização dos planos da variante C a Hungria emitiu uma nota verbal através da qual rescindia o tratado de 1977. 
Com base no tema da execução, suspensão e extinção dos tratados, analise o caso acima e responda fundamentalmente:
1)O ato de abandono das obras pela Hungria viola o direito internacional? Segundo a convenção de Viena, como deveria ter procedido? Qual o efeito da nota verbal de rescisão por ela emitida?
R1: Sim. A Hungria violou o direito internacional, pois abandonou as obras acordadas no tratado. A convenção de Viena determina que o país deva seguir as normas de extinção de tratados, fazendo a denuncia que tem inicio com a notificação, e após 12 meses que é o prazo de acomodação, para minimizar os abalos do outro estado. A nota não tem efeito nenhum, pois o tratado já estava violado pelos dois países. 
R2:Não. A suspensão deve ser notificada ao outro estado. No caso a suspensão e o descumprimento do tratado por parte da Hungria é uma violação substancial, como prevê o artigo 60 da CVT.
Uma violação substancial de um tratado bilateral, por uma das partes, autoriza a outra parte, a invocar a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou para suspender.
A nota verbal não surtiria nenhum efeito, pois diante da violação do tratado pela Hungria e também pela República Tcheca, a nota verbal de rescisão não tem qualquer efeito.
2) O ato unilateral da Tchecoslováquia Viola o tratado? Como deveria ter procedido segundo a convenção de Viena?
R1: Sim o ato unilateral viola substancialmente o tratado, pois ela deveria ter invocado a violação. A Tchecoslováquia deveria ter invocado a violação como forma de resolução da obrigação. Para assim a obrigação ser extinta e o estado isento de responsabilidade.
R2:Conforme o artigo 60 da CVT, a República Tcheca deveria ter invocado a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou suspendê-la, mas como prevê o artigo 60 parágrafo segundo, a possibilidade de invocar a violação da Hungria deixa de existir quando a República Tcheca ela mesma viola substancialmente o tratado.
Uma violação substancial de um tratado bilateral, por uma das partes autoriza a outra parte a invocar a violação como motivo para fazer cessar a vigência do tratado ou para suspender a sua aplicação no todo ou em parte. Nos tratados bilaterais, o descumprimento substancial de uma parte permite que a outra parte considere extinto ou suspenso o tratado.
3) Quais os princípios internacionais violados? Explique-os e fundamente.
R1: Boa fé e pacta sunt servanda. Art. 26 CVT
R2: O princípio da boa-fé e da pacta sunt servanda, conforme artigo 36 da CVT que diz que todo tratada em vigor vínculos partes e deve ser por elas comprido de boa-fé.
10) fonte do D.I.
1) A que fonte formal do direito internacional se refere a C.I.J? fundamente.
R: Costume internacional (selvagem), como previsto no estatuto da corte internacional de justiça. O costume internacional como uma pratica reiterado pela sociedade internacional.
2) qual seu elemento mais importante, segundo a corte internacional de justiça. Explique e justifique.
R: O costume internacional é uma ação ou omissão de uma parcelada sociedade internacional reiterada ao longo do tempo, que reconhece essa prática como obrigação (opinio juris).

Outros materiais