Buscar

Questões Trabalhistas: Licença Gala, Verbas Rescisórias e Adicionais

Prévia do material em texto

02-(OAB/FGV/2012 – IX EXAME UNIFICADO) Numa determinada escola uma professora irá se casar-se no dia 10 e uma auxiliar de Secretaria, no dia 15 do mesmo mês. A direção comunicou que concederá nove dias de licença para a professora e três dias para a auxiliar de Secretaria. Ciente disso, a auxiliar foi a direção reclamar contra o tratamento discriminatório, alegando violação ao principio da isonomia. Diante disso, responda justificadamente. (0,5 pt) 
Analise se a direção do colégio agiu corretamente na concessão de prazos diferenciados de licença.
Qual é o efeito jurídico da licença gala no contrato de trabalho e como ficara a questão do salário neste período. 
1-(OAB/FGV – XX EXAME DA ORDEM – 2016) Suzana trabalhou na residência da família Moraes de 15/06/2015 a 15/09/2015, data na qual teve baixa em sua CTPS. A família do ex-empregador vive em Natal/RN. Suzana foi contratada a titulo de experiência por 45 dias, findos os quais nada foi tratado e Suzana continuou trabalhando normalmente. Suzana realizava todas as atividades do Lar, iniciando o trabalho as 07H e saindo as 16h, de segunda a sexta-feira, com trinta minutos de intervalo. Suzana tinha descontado do seu salário 10% referente ao vale-transporte, além de sua cota-parte do INSS de 25% do valor da alimentação consumida no emprego. Suzana fazia a limpeza dos 3 banheiros existentes na residência mas não recebia qualquer adicional. Em determinada ocasião, Suzana viajou com a família por 04 dias uteis para Gramado/RS. Nessa ocasião, trabalhou como babá das 08h as 17h, desfrutando de uma hora de almoço. Na data da dispensa, Suzana recebeu as seguintes verbas: férias proporcionais de 3/12 avos acrescidas de 1/3 e 13º salário proporcional a 3/12 avos. Você foi procurado por Suzana para, na condição de advogado(a), redigir a peça prático-profissional pertinente em defesa dos interesses da trabalhadora, sem criar dados ou fatos não informados. (Valor: 2,0 pt)
03) (OAB/FGV – XIII Exame Unificado – 2014: Jocimar é auxiliar de laboratório, ganha R$ 2.300,00 mensais e ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Recuperação Fármacos Ltda, sua empregadora, requerendo o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Designada perícia pelo juiz, foi constatado pelo expert que no local de trabalho o frio era excessivo, sem a entrega de equipamento de proteção individual adequado, além de perigoso, pois Jocimar trabalhava ao lado de um tanque da empresa onde havia grande quantidade de combustível armazenado. Contudo, a empresa impugnou expressamente o laudo pericial, afirmando que o perito designado era um engenheiro de segurança do Trabalho, e não um médico do trabalho, como deveria ser. Diante do caso, responda: (0,5 pt)
A) Analise, de acordo com a CLT, a possibilidade de condenação da empresa nos dois adicionais desejados, justificando.
B) Caso Jocimar postulasse o adicional de insalubridade, alegando que o ruído era excessivo, analise se seria possível o deferimento do adicional se a perícia constatou que o único elemento insalubre presente no local era o frio. Justifique. 
A mera citação do dispositivo legal não pontua.

Continue navegando