Buscar

CIVIL 1 AVALIANDO APRENDIZADO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409302877)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV VIII exame) Em relação aos defeitos dos negócios jurídicos, assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	O erro acidental é o que recai sobre características secundárias do objeto, não sendo passível de levar à anulação do negócio.
	 
	A simulação é causa de anulação do negócio, e só poderá ocorrer se a parte prejudicada demonstrar cabalmente ter sido prejudicada por essa prática.
	
	O objetivo da ação pauliana é anular o negócio praticado em fraude contra credores.
	
	A emissão de vontade livre e consciente, que corresponda efetivamente ao que almeja o agente, é requisito de validade dos negócios jurídicos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409175034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a ementa abaixo:
"Desconsideração da personalidade jurídica. Admissibilidade. Sociedade por quotas de responsabilidade limitada. Existência de sérios indícios de que houve dissolução irregular da sociedade visando ou provocando lesão patrimonial a credores. Possibilidade de que a penhora recaia sobre bens dos sócios (RT 785/373)."
 Escolha a opção que explica a penhora dos bens dos sócios, considerando que o ordenamento jurídico confere às pessoas jurídicas personalidade distinta da dos seus membros.
		
	 
	Com efeito, na hipótese a pessoa jurídica foi utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o que permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros. O novo Código Civil abraçou a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica no art 50.
	
	Com efeito, na hipótese a pessoa jurídica foi utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores - o Código Civil limita a responsabilidade dos sócios pelas quotas.
	
	Com efeito, apesar de na hipótese a pessoa jurídica ter sido utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o Código Civil não permite a dissolução da responsabilidade civil em razão do princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros.
	
	Com efeito, o Código Civil abraçou a Teoria da Desconsideração da prática de atos lesivos e não permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros.
	
	Com efeito, apesar de, na hipótese, a pessoa jurídica ter sido utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o Código Civil não permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409176398)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos negócios jurídicos podemos afirmar, exceto:
		
	 
	É certo que nem todo negócio existente é válido, porém se pode afirmar que o negócio válido é eficaz.
	
	Há negócios inválidos, que são anuláveis e que podem gerar efeitos até a decretação da anulação.
	
	Nem todo ato válido é eficaz, pois pode estar atrelado a algum elemento acidental do negócio jurídico de caráter suspensivo.
	
	A validade formal dos negócios jurídicos está relacionada a sua vigência.
	
	Os negócios jurídicos apresentam-se em três planos distintos: a existência, a validade e a eficácia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409176192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Romildo Coelho e Hilário Rizzo, capazes, firmaram contrato em 20 de setembro de 2008, onde estipularam, além do objeto da relação jurídica, cláusula determinando que o foro para dirimir qualquer litígio fosse o da comarca de São Fidélis /RJ. Em abril do ano seguinte, Romildo, como sargento do exército, foi transferido para o Batalhão de Manaus - AM. Com base na situação acima narrada, aponte a opção correta:
		
	 
	A mudança de domicílio de Romildo promoverá alteração, pois se deu por circunstâncias alheias à vontade dos contratantes por tratar-se de domicílio legal; restando total impossibilidade de cumprimento do pactuado.
	
	Ocorrerá alteração, mas não em relação à a mudança de domicílio, pois se deu por circunstâncias alheias à vontade dos contratantes por tratar-se de domicílio legal.
	
	A mudança de domicílio de Romildo não afeta o contrato, por conta do princípio pacta sunt servanda.
	
	A mudança de domicílio de Romildo não afeta o contrato, por conta do princípio da ultratividade do domicílio necessário legal.
	
	Ocorrerá alteração pois a mudança de domicílio se deu por circunstâncias alheias à vontade dos contratantes por tratar-se de domicílio legal; restando alterado o vencimento do contrato pactuado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410266083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ainda sobre os negócios jurídicos, é correto afirmar que:
		
	
	Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem favorecer, considerando-se, ao contrário, não verificada a condição maliciosamente levada a efeito por aquele a quem não aproveita o seu implemento.
	
	São lícitas, em geral, todas as condições contrárias à lei, à ordem pública ou aos bons costumes;
	 
	Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.
	
	Não invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados as condições física ou juridicamente impossíveis, quando suspensivas;
	
	Tem-se por existentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

Outros materiais