Buscar

TG SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZADO

Prévia do material em texto

Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?
Quando dizemos dificuldade de aprendizagem, estamos querendo dizer que envolver um vasto campo, pois acarreta inúmeros fatores desfavoráveis ao desempenho do aluno, sendo eles: condições socioeconômica, falta de incentivo, indisciplina, entre outros que são vistos como fatores que resultam em dificuldades de aprendizagem.
Vale destacar que dificuldades de aprendizagem está relacionado tanto no contexto do ambiente escolar como não escolar, portanto sempre há necessidade de investigações mais detalhadas e aprofundadas.
Pois assim, podemos citar alguns exemplo de dificuldades de aprendizagem e explicar cada uma, tendo em vista que são as que mais se desenvolve nos alunos.
Dislexia: alunos que possuem dificuldade em leitura.
Disgrafia: alunos que apresentam dificuldade na escrita.
Dislalia: possuem dificuldade na fala, entre outros.
Mas para que o professor possa fazer a diferença, há necessidade de ele intervir e assim identificar a possível dificuldade de aprendizagem, e passar a ter um maior diálogo com o aluno e com a família, para assim identificarem a real causa.
Mas também é interessante o aluno ser analisado por profissionais da área especifica, passando por uma avaliação e assim ser conduzido ao tratamento específico com ajuda dos professores e familiares.
Atualmente temos necessidade de que o professor passe a refletir mais sobre seu trabalho, assim como também passar a analisar as ações dos alunos frente às atividades desenvolvidas, para que a escola possa contribuir de forma que quebre alguns paradigmas persistentes na aprendizagem.
Outro ponto importante para que o aluno tenha progresso no ensino aprendizado, é fazer com que seja motivado, se interagindo e tendo maiores perceptivas em relação ao ensino, e assim o professor conseguir suprir as necessidades educacionais do aluno.
Os alunos devem obter atendimento diferenciado, quando é notada sua baixa autoestima e falta de capacidade de raciocínio, sendo merecida maior atenção e vinculo afetivo, portanto nunca deixar de manter a interação com os outros alunos de sala.
E assim podemos concluir que, enquanto os professores não se mostrarem cada vez mais motivados, incentivando e aderindo sempre nova forma de transmitir o ensino, e os pais não estiverem sempre perto do ensino de seu filho de forma ativa, sempre haverá dificuldades de aprendizagem frente ao ensino.
REFERÊNCIA
FRANÇA, Luisa. Dificuldade de aprendizagem. 2016. Disponível em: <http://appprova.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/> Acesso em: 19 de nov. 2017.

Continue navegando