Buscar

técnicas de avaliação de inteligencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os autores do estudo tinham como objetivo analisar o controle de estímulos envolvido no responder dos personagens do conto Os Moralistas de Luis Fernando Verissimo. foi realizada uma descrição das contigencias de algumas respostas verbais e não-verbais emitidas pelos personagens para identificar seus estímulos antecedentes e consequentes. Por meio de tabelas conseguimos analisar os controles dos estímulos nos pontos principais do Conto, como por exemplo, a decisão de Paulo de pedir divorcio de sua esposa, e a reação dos amigos em se preocuparem e irem visitar seu amigo.
O divorcio de Paulo poderia gerar uma consequencia, uma vez que seus amigos não concordam com a separação por ser um ato imoral, fazendo com que Paulo pense mais sobre o assunto. Continuar junto com sua esposa traria mais reforçadores positivos, uma vez que sua moral não seria atingida e seus amigos continuariam por perto, evitando estimulos aversivos, se naõ fossem os aspectos morais da sociedade, Paulo teria muito mais reforçadores positivos se conseguisse seu divorcio.
Os amigos de Paulo, ao saberem do divorcio tentaram dissuadi-lo a não se divorciar principalmente porque Paulo é goleiro do time dos casados, e jogar sem ele pode fazer com que a consequencia de provavelmente perder o campeonato seja aversiva. Se Paulo continuar casado, ele continua como goleito do time e consequentemente existe a maior probabilidade de o time vencer o campeonato, o que temos como estímulo reforçador positivo, sendo assim o ato de visitar Paulo, foi a resposta dos amigos para todos os antecedentes que colocavam em perigo a vitoria do campeonato.
Se a noticia da separação viesse depois dos Jogos De Verão, provavelmente o controle de respostas seriam diferentes, os amigos iriam tentar buscar um goleiro substituto para o próximo campeonato e assim, a resposta de visitar o amigo ainda poderia acontecer, mas as consequencias poderiam ser diferentes, uma vez que os amigos poderiam apoiar a decisão de Paulo. Por mais que os argumentos dos três amigos tivessem cunho moralista, eles estavam, na verdade, sob controle de estímulos antecedentes, uma vez que a verdadeira preocupação era com o campeonato.
Algumas pesquisas indicam que o responder verbal, que foi proposto por Skinner como comportamento operante estabelecido e mantido por contigências de reforço, pode ser entendido como variavel dependente, por exemplo, os amigos de Paulo estavam sob controle de variaveis emocionais, que significa que estímulos que por alguma variação ambiental têm o valor reforçador alterado por um momento, que no caso dos amigos era o campeonato de verão. É muito mais provavel que a atitude de Paulo de adiar a separação foi pelos comentários e argumentos moralistas de seus amigos, para evitar as consequencias aversivas de uma comunidade verbal.
O autor tentou comprovar por meio dessa análise, que o responder verbal podem ser mutaveis pelas variaveis emocionais e momentaneas, fazendo a comparação de estudos com o Conto, da para se especular também sobre o autocontrole. Paulo se vê em um impasse, se divorciar de Margarida tiraria a consequência de estimulo aversivo dele, porem os argumentos dos amigos o fizeram perceber outros reforços positivos que perderia se terminasse com sua esposa e teria outros estimulos aversivos da sociedade que julga a moral.

Continue navegando