Buscar

TECNICA DE AVALIACAO DE INTELIGENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas. Faixa etária: 6 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses . É composto por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares, e dispõe de quatro índices, à saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, alem do QI Total.
Este módulo é o primeiro sobre a Escala Wechsler de Inteligência para crianças. Neste você encontrará questões que permitirão revisar o conceito de inteligência que está por trás desta escala de avaliação, bem como, o desenvolvimento do material, sua organização e aplicações. Você poderá rever a aplicação do teste e as instruções normativas tanto da aplicação quanto da correção. A qualificação do usuário, também será discutida.
A publicação do WISC IV no Brasil (2013) foi de grande importância para a avaliação psicológica, pois passamos a contar com a versão adaptada e atualizada do instrumento considerado pela comunidade científica como o mais importante para avaliação da inteligência de crianças. 
O WISC IV pode ser utilizado em crianças e adolescentes entre as idades de seis a dezesseis anos, em aplicações individuais. Constituído por 15 subtestes, sendo 10 principais e 5 suplementares. Os subtestes estão agrupados em quatro índices, a saber: Índice de Compreensão Verbal, Índice de Organização Perceptual, Índice de Memória Operacional e Índice de Velocidade de Processamento, além do QI Total. Depois de corrigidos, pontuados e transformados em valores ponderados, os resultados permitirão os cáculos de de QIs, percentis e intervalos de confiança para cada índice e para o QI total. 
O psicólogo que utilizar este instrumento deverá conhecê-lo muito bem antes de aplicá-lo. Deverá dominar as regras gerais de aplicação e de pontuação sem as quais poderá incorrer em erros. Vale lembrar que a utilização de qualquer teste psicológico tem como finalidade auxiliar o processo de avaliação psicológica, com vistas a identificar as forças e fraquezas do indivíduo que se submete a ela, isto é, as habilidades e defasagens apresentadas pelo cliente. Segundo FIGUEIREDO (2012 p.37), "Os escores resultantes das Escalas Wechsler de Inteligência, além de quantificar o nível intelectual do indivíduo, proporcionam uma vasta gama de dados qualitativos. A análise qualitativa das respostas possibilita identificar falhas na estrutura intelectual, assim como características emocionais e socioculturais."
Para o estudo deste tema, que também será abordado no módulo 7, sugerimos o estudo dos materiais do WISC IV, assim como a leitura do livro:
WEISS, LAWRENCE G. et al. WISC-IV: interpretação clínica avançada. 1ª ed. São Paulo: Casais Livraria e Editora Ltda., 2016, 504 p.
Para complementar seus estudos sugerimos a leitura: CUNHA, J.A., Escala Wechsler. Em, CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico - V. POrto Alegre, Artes Médicas. 2000.

Outros materiais