Buscar

avaliando fisio aquática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511817741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente F.R.S., de 72 anos, possui indicação para a realização de Fisioterapia Aquática com vistas à melhora de suas funções respiratórias, dentre elas força e resistência pulmonares. A Capacidade Vital (CV) do paciente, segundo a espirometria, é de 1.200ml. Frente ao caso, qual a precaução adequada?
		
	
	Reencaminhar o paciente em questão, visto que capacidade vital (CV) abaixo de 1.500ml constitui contraindicação absoluta aos exercícios aquáticos terapêuticos em piscina aquecida a mais de 33ºC.
	 
	Iniciar os atendimentos com o paciente de decúbito dorsal (prono) na água, considerando-se a expansibilidade da caixa torácica e a força compressiva da pressão hidrostática, visto que pacientes com capacidade vital (CV) abaixo de 1.500ml requerem atenção especial.
	
	Propor um plano de tratamento iniciando-se as atividades no nível 3 de profundidade da piscina, Deep Water, em virtude da necessidade de diminuição da descarga de peso corporal sobre o gradil costal.
	
	Eleger as atividades do Método Halliwick para treino de controle de estabilidade de tronco, visando uma maior expansibilidade da caixa torácica e fortalecimento diafragmático.
	
	Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510872158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando um corpo está completa ou parcialmente imerso em um líquido em repouso, sofre uma força para cima igual ao peso do líquido deslocado. Qual o princípio físico da água a frase a cima descreve e qual a sua principal vantagem para a fisioterapia?
		
	
	Turbulência / Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	Empuxo / Estímulo da auto-confiança;
	 
	Empuxo / Redução do peso suporte;
	
	Turbulência / Redução do peso suporte;
	
	Metacentro / Redução do espasmo muscular;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510913871)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Pascal, a pressão de um fluido é igual em profundidade constante. A pressão da água é um princípio físico característico da hidrostática. Marque a alternativa que ratifica a afirmativa acima. I- A pressão hidrostática é diretamente proporcional à profundidade do segmento II- A pressão hidrostática é inversamente proporcional à profundidade do segmento III- A pressão hidrostática varia pois quanto maior a densidade do fluido, maior a resistência IV- A pressão hidrostática aumenta à medida que a velocidade do movimento aumenta
		
	
	Apenas I e III estão corretas
	 
	Apenas I está correta
	
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510872141)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	
	Refração;
	 
	Empuxo;
	 
	Pressão Hidrostática;
	
	Metacentro;
	
	Arrasto;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510815060)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A hidrocinesioterapia difere da hidroterapia. Na hidrocinesioterapia são utilizadas as propriedades físicas da água de uma piscina aquecida para a realização de movimentos, isto é, são os princípios da cinesioterapia aplicados a um ambiente aquático". Os princípios dos métodos HALLIWICK, BAD RAGAZ e WATSU são definidos como: I. MÉTODO HALLIWICK ¿ utiliza princípios da facilitação neuromuscular proprioceptiva na recuperação funcional; II. MÉTODO BAD RAGAZ ¿ utiliza princípios da natação (nado livre e outros) aplicados à recuperação funcional de pacientes ortopédicos, amputados e com doenças neurológicas; III. MÉTODO WATSU ¿ está baseado nos princípios do zen shiatsu aplicáveis na água. Não é propriamente um método voltado para recuperação funcional, mas realiza de forma ampla alongamento e relaxamento de todos os segmentos corporais, servindo como proposta pré e pós em relação a outros métodos; portanto pode ser aplicado em pessoas sem alterações funcionais, como também em sequelas de doenças músculo-esqueléticas e neuromusculares com boa resposta. Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	As afirmações I e II estão corretas
	 
	Somente a afirmação III está correta
	
	As afirmações II e III estão corretas

Outros materiais