Buscar

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	
	Avaiação Parcial: CEL0547_SM_201301269761 V.1 
	 
	Aluno(a): QUELI SARAIVA
	
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 03/11/2017 14:46:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302441633)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas era de apenas 25% da população. Das características abaixo, quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	
	Capacidade de ler um texto inteiro, entretanto sem conseguir fazer todas as inferências necessárias para o bom entendimento.
	
	Capacidade de ler e compreender textos de média extensão; localizar informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências.
	 
	Capacidade de compreender e interpretar textos mais longos, relacionando suas partes; comparar e interpretar informações; distinguir fato de opinião; realizar inferências e sínteses.
	
	Capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares; ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como ler um anúncio.
	 
	Incapacidade de realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases inteiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301346671)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
		
	
	A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura e isso deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.
	
	Aos 3 anos de idade pensamento e linguagem se unem e nunca mais se dissociam, dando origem aos mecanismos mais complexos de reaciocíno.
	
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
	 
	A criança não precisa participar de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não precisam ser valorizadas pela escola.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301368525)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Barboza, no livro Alfabetização e Leitura, ressalta "A cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (BARBOZA, 1994, p.54). Esse mecanismo é encontrado em qual método de alfabetização?
		
	
	Natural
	 
	Sintético
	
	Empirista
	
	Construtivista
	
	Letramento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301341301)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação aos métodos utilizados na alfabetização, marque (v) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Os métodos sintéticos partem das estruturas menores da língua para as estruturas mais complexas.
( ) Os métodos sintéticos operam com a operação de síntese das palavras a partir de sua compreensão dentro do contexto em que se apresentam.
( ) Os métodos sintéticos podem ser de silabação e soletração.
Qual a opção que preenche corretamente as lacunas acima?
		
	 
	V F V
	
	V F F
	
	F F V
	
	V V V
	
	V V F
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302198047)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O ensino da leitura e da escrita, a partir das práticas de linguagem:
		
	
	valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
	 
	considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
	
	incentiva programas de ensino que utilizem apenas as mídias eletrônicas.
	
	considera a escrita com uma habilidade relativamente simples, uma vez que não envolve distintos componentes.
	
	propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301341251)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quando falamos sobre as concepções de conhecimento que influenciam as práticas de alfabetização, temos uma diversidade de práticas e conceitos que são completamente divergentes entre si. Sobre eles, relacione a segunda coluna de acordo coma primeira.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Sócio-Interacionista
( ) treino de exercícios psicomotores que objetivam preparar a criança para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel. Tudo em nome da Prontidão
( ) não há uma única forma de escrever, pois a escrita revela dialetos e as variáveis linguísticas, como também não há uma única forma de compreender os textos, pois eles são ricos em significados e dependem da subjetividade do leitor.
( ) Há uma progressiva sofisticação da escrita a partir da elaboração de hipóteses que a criança cria cognitivamente. Para que haja leitura é importante que tenha uma variedade mínima de caracteres.
Qual a ordem correta das questões:
		
	 
	1 2 3
	 
	1 3 2
	
	3 1 2
	
	3 2 1
	
	2 3 1
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302445695)
	Acerto: 1,0  / 1,0
		     "Em uma perspectiva construtivista, os pré-requisitos não são habilidades ou destrezas que a criança deve demonstrar possuir antes que lhe autorizem a participar do ensino formal... mas aquelas noções, representações, conceitos, operações, relações etc., que aparecem teoricamente fundamentadas e empiricamente validadas como as condições iniciais sobre as quais - e dadas certas condições que se caracterizam teoricamente como processos de desequilibração - se constroem as novas concepções".  (FERREIRO, 1996, p. 67)
 De acordo com o texto um exemplo de pré-requisito sob a perspectiva construtivista seria:
		
	
	o domínio da escrita alfabética em situações socialmente aceitas;
	
	a capacidade de segmentar palavras e sílabas;
	
	a destreza em relacionar a escrita aos modelos textuais socialmente reconhecidos;
	
	a percepção da utilização da escrita em situações socialmente determinadas;
	 
	reconhecer que a escrita tem características diferenciadas , variando de acordo com o grupo social representado;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301341462)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase:
		
	
	Alfabética-ortográfica
	 
	Silábica
	 
	Pré-silábica
	
	Silábico-alfabética
	
	Alfabética
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302325801)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Letramento consiste no processo de inserção e participação do indivíduo na cultura escrita. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p. 23) afirmam que "Dessa concepção decorre o entendimento de que, nas sociedades urbanas modernas, não existe grau zero de letramento, pois nelas é impossível não participar, de alguma forma, de algumas dessas práticas".
Logo a ação pedagógica docente compatível com estaconcepção é:
		
	
	possibilitar ao aluno a codificação e decodificação de palavras; conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade.
	 
	possibilitar ao aluno a convivência com diferentes manifestações escritas e o desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e escrita
	
	possibilitar ao aluno o domínio de correspondência entre fonema e grafema; desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e escrita
	
	possibilitar ao aluno o uso e a aquisição da leitura e escrita
	
	possibilitar ao aluno o acesso ao sistema alfabético e às convenções da escrita; saber usar a leitura e escrita
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301346686)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
		
	
	trabalhar com textos reais e situações adequadas às condições escolares.
	
	ler jornais e sites de notícias com as crianças para ensinar o gênero informativo e formativo que se intercruzam dialeticamente.
	
	utilizar a leitura e a escrita em práticas socialmente contextualizadas.
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	produzir textos nas suas formas mais variadas.

Continue navegando