Buscar

Modelo TCC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Esclarecimentos importantes - TCC 2/2
Imagem de TUTOR TCC
TUTOR TCC22 março 2017, 09:48
ParaLEANDRO PAVÃO DE OLIVEIRA 
Prezados alunos, bom dia!
Diante de várias perguntas que tenho recebido, elenquei os assuntos mais recorrentes abaixo. Espero que possa dirimir as dúvidas de todos vocês.
	O Resumo (assim como o abstract) é item obrigatório da parte pré-textual do trabalho, e nele deve conter um texto que extraia as partes principais do trabalho, desde o objetivo geral, o conteúdo desenvolvido nos capítulos, bem como a conclusão. Tem uma configuração própria: o parágrafo não tem recuo na primeira linha, o espaçamento é simples entre linhas e tem um número máximo de palavras. O resumo deve ser feito somente após terminar toda parte textual da pesquisa, até a conclusão - então não precisam elaborar agora. 
	A introdução da monografia deve apenas apresentar a pesquisa: contextualizar brevemente o tema, trazer objetivo geral, apresentar os capítulos e indicar a metodologia selecionada (pode também indicar os principais autores estudados na pesquisa, se houver realmente autores mais importantes e se você entender ser interessante). Assim sendo, ela deve ser elaborada já nesta primeira tarefa, mas nada impede que ela sofra alguns ajustes caso opte, por exemplo, por alterar algum capítulo. (A introdução do projeto era mais simples e apenas apresentava a proposta de estudo, por isso não convém apenas copiar a introdução do projeto – mas pode reutilizar frases se for conveniente). O parágrafo segue o padrão do texto, com letra Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, recuo na primeira linha de 1,25 cm e alinhamento justificado. (A introdução pode ter apenas duas páginas, não se alonguem no texto, nem entrem no mérito e nos argumentos). 
	O ideal é que a introdução fique no tempo passado ("Esta pesquisa objetivou..."). Alguns entendem que a introdução pode também ficar no presente – o que entendo ser também aceitável ("Esta pesquisa tem como objetivo..."). Cuidem, todavia, para que não fique no futuro, pois este tempo seria inadequado, uma vez que, para o leitor, a pesquisa já estaria pronta. (Não estou agora sendo muito criteriosa quanto a esse “tempo” adotado no texto introdutório, pois ao finalizar o trabalho vocês deverão rever a introdução e poderão ajustar essa questão temporal – mas é interessante que já fique no tempo correto – passado ou presente).  
	Cuidado para não colocar sua opinião no trabalho, nem termos ou verbos em primeira pessoa (“nosso”, “faremos”, “entendemos”, etc.). Deixe o texto sempre em terceira pessoa para que fique impessoal e formal (sem metáforas). 
	Nas referências ao final do trabalho só devem constar as obras efetivamente citadas (inclusive legislação mencionada), conforme as normas da ABNT.  
	É importante que procurem sempre mencionar obras confiáveis e de edições mais atuais. (Alguns alunos apresentaram artigos que já foram até revogados. Então cuidado com esses equívocos, ok?) 
	Para visualizar o feedback da correção: Assim que eu corrijo a atividade, envio os critérios utilizados na correção, bem como o arquivo de vocês com minhas orientações na cor vermelha, quando necessitam de ajustes. Para verificar esse arquivo enviado vocês precisam clicar em “Etapa 1/ Tarefa 1” – “Envie aqui sua atividade” e verificar, ao final da página, as tentativas anteriores. Então cliquem na tentativa 1 para visualizar o feedback, ok? O meu “comentário” do feedback aparece por inteiro se clicar no sinal “+”. Existe um tutorial neste mesmo local de envio da tarefa que se chama “Como visualizar seu feedback” – confiram! 
	Os 7 dias úteis que utilizo para correção são fundamentais, então sugiro que enviem as tarefas com antecedência para que tenham tempo hábil de corrigir o que foi apontado. 
	Aqueles que ainda não enviaram a primeira tentativa da tarefa, enviem no máximo até dia 05/04 para que tenham direito de enviar a tarefa 1 em duas tentativas (pois tenho 7 dias úteis para corrigir). Se não enviar até dia 05/04, você terá até dia 14/04 para enviar, mas não terá direito de publicar a tarefa numa segunda vez. Este prazo final não será adiado. 
	Enviar nova tentativa: se enviarem a nova tentativa clicando em “baseada na tentativa anterior” o mesmo arquivo da primeira tentativa será publicado - e a nota permanecerá a mesma. Então enviem sempre a nova tentativa clicando em uma nova tentativa - e anexem o arquivo com as correções indicadas. 
	Utilizem o programa copyspider conforme ensina o “manual do plágio” – nele é possível verificar se o trabalho contém similaridades com textos encontrados na internet. Caso seja encontrada situação de “plágio” num trabalho o aluno pode reprovar (inclusive perante a “banca”, caso o texto copiado não tenha sido identificado antes). A responsabilidade pelo texto do trabalho é do aluno. 
Qualquer dúvida entre em contato através do canal de mensagens, estou sempre à disposição!
Bom estudo a todos!
Carolina Tait
Equipe de tutores
					LEANDRO PAVÃO DE OLIVEIRA
FRG7062542701 (Sair)
	
Tarefa 1 - desenvolvimento
Imagem de TUTOR TCC
TUTOR TCC29 março 2017, 10:35
ParaLEANDRO PAVÃO DE OLIVEIRA 
Prezado(a) aluno(a), tudo bem?
As atividades do seu TCC, são avaliadas de acordo com a profundidade da pesquisa e das abordagens. Procure seguir todas as orientações que constam no manual do aluno, bem como nas mensagens que enviei com "dicas" sobre esta primeira tarefa. Os alunos que seguem essas orientações já estão realizando bons trabalhos e obtendo notas altas.
Não deixe para última hora. Enviando sua atividade com antecedência você receberá a correção - se entregar até o dia 05/04/2017, poderá enviar novamente (como segunda tentativa), garantindo desta forma uma evolução no seu trabalho e consequente ajuste de nota.
Esteja atento(a) aos prazos do cronograma. O prazo final para entrega desta primeira tarefa é dia 14/04/2017 (até às 23h55 horário de Brasília). Corrijo as atividades em até 7 dias úteis.
	Dica importante: Ao enviar uma segunda tentativa cliquem sempre em "adicionar uma nova tarefa" e anexem o novo arquivo que contém as novas alterações. Vale ressaltar que vocês têm apenas 2 tentativas para envio da atividade (Se clicarem na opção "baseada na tentativa anterior" o mesmo arquivo da tentativa 1 será anexado e sua nota não será alterada. Então evitem essa opção para não desperdiçarem a segunda tentativa, ok?) 
Durante todo o semestre estarei à disposição para sanar suas dúvidas e te ajudar com o que for necessário.
Bom estudo a todos!
Atenciosamente,
Carolina Tait
Equipe de Tutores

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais