Buscar

CONTROLADORIA

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAPÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADRIA VIVIANY GONÇALVES DE SOUZA
CIRLENE CRUZ DOS REIS DINIZ
DANIELE ARAÚJO DIAS
JABE XAVIER DA CONCEIÇÃO
JOSÉ CARLOS NUNES DA SILVA
KARIANNE FREITAS SOARES
NATIELLE ARAÚJO SILVA
SÍLVIA RISELY MACEDO DOS SANTOS
CONTROLADORIA
MACAPÁ-AP
2017
INTRODUÇÃO
O tema abordado Gestão, foi dividido para uma melhor compreensão: Gestão Operacional, Gestão Financeira e Gestão Econômica. Diante de um problema tem a necessidade de uma decisão que a solucione/resolva. Dentro do modelo de gestão e pela missão, crenças e valores da organização. O gestor tem decisões a tomar e para isso tem que estar, por dentro, de todos os níveis da organização. Por esse motivo ele tem que conhecer todos os processos da organização, para não tomar uma decisão que traga riscos à mesma. O planejamento é necessário. E as três formas de gestão abordadas são ferramentas para que a mesma permaneça no mercado. 
GESTÃO OPERACIONAL, FINANCEIRA E ECONÔMICA.
GESTÃO
Gestão é uma área das ciências humanas que se dedica à administração de empresas e de outras instituições visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente.
O conceito de gestão possui ligação direta com a administração dos recursos disponíveis na organização. Esses recursos podem ser tanto materiais e financeiros como humanos, tecnológicos ou de informação.
A função de um gestor é tirar o melhor proveito das estruturas, das tecnologias, do capital e das pessoas para alcançar as metas da organização no curto, no médio e no longo prazo. Para isso, o conceito de gestão está baseado em quatro pilares: planejamento, organização, liderança e controle.
GESTÃO EMPRESARIAL
O objetivo da gestão é o crescimento através de esforço humano organizado e liderado.
Gestão Empresarial é a administração e estruturação dos processos de uma empresa. De forma mais específica, podemos dizer que a gestão empresarial é um modelo de trabalho, através do qual formata a estrutura hierárquica de uma empresa.
Ainda, deverá se preocupar com toda a política de valores e gerir recursos, interessando-se pelas relações entre conselho de administração, direção, acionistas e outros interessados.
GESTÃO OPERACIONAL
A Gestão Operacional é uma ciência dentro da ciência da Administração. A empresa deve atuar com a máxima clareza junto à sua equipe, deixando-a ciente de todos os passos, comunicando todo o progresso e resultados formalmente,  disponibilizando informações que ilustrem o sucesso alcançado, demonstrando o quanto todos estão ganhando com as mudanças e melhorias.
 A gestão operacional está disseminada por todas as áreas de atividades da empresa. 
Produção, vendas, compras, manutenção, etc. Ênfase: execução
GESTÃO FINANCEIRA
Gestão Financeira é tudo aquilo que se referem a investimentos, despesas - fixas e variáveis -, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa. Como o próprio nome sugere, mas é bem, além disso. o Gestor Financeiro é o profissional responsável por gerenciar as finanças, os procedimentos administrativos, os investimentos e as transações financeiras de um empresa ou organização. É ele quem analisa os resultados e planeja as ações necessárias para obter melhorias.
É a ferramenta utilizada para controlar de forma eficiente as finanças das organizações. Então cabe ao Gestor Financeiro: Captação de Recursos - Análise de investimento 
GESTÃO ECONÔMICA
É um conjunto de decisões e ações orientado por resultados, mensurados segundo conceitos econômicos.
O modelo de gestão econômica enfatiza a otimização do resultado do todo e não a maximização isolada das partes.
GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos.
Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.
Conclusão
O Gestor que segue uma política de valores é capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos. A organização cujo seu gestor observando as falhas e praticando os ajustes necessários, por conhecer as três ferramentas: Gestão Operacional, Gestão Financeira e Gestão Econômica. A organização inspirada nessas vertentes formata a estrutura. Tornando mais competitiva e maximizando o lucro.

Continue navegando