2 pág.

AULA 01

Disciplina:Administração Aplicada à Engenharia37 materiais129 seguidores
Pré-visualização1 página
AULA 01

A XYZ Comércio e Varejo S.A está há 20 anos no mercado de produtos alimentícios. Para tentar minimizar os impactos da crise financeira que ocorre atualmente em seu mercado, resolveu criar um programa de fidelização, onde a cada compra seus clientes acumulam pontos, que podem ser trocados por mercadoria. O plano parecia bom, mas seu concorrente direto criou um programa ainda melhor que o seu o que prejudicou bastante o resultado esperado. Considerando as influências ambientais de uma organização, é certo afirmar que se trata de uma influência de qual dos ambientes?

		

	
	Ambiente geral

	
	Ambiente indireto

	 
	Ambiente operacional

	 
	Ambiente interno

	
	Macroambiente

	

	O Ambiente Geral, também reconhecido por Macroambiente, é aquela no qual o Administrador observa diversas variáveis que podem interferir no desempenho de sua empresa, dentre os quais podemos citar os que estão listados nas alternativas abaixo, EXCETO:

		

	 
	Clientes da empresa;

	
	Questões políticas;

	
	Questões sócio-econômicas;

	
	Questões culturais.

	
	Ambiente natural (clima, recursos naturais etc);

	

	Podemos afirmar que Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar objetivos tanto da empresa como de seus membros. Dessa forma, é necessário que o ato de administrar seja realizado por profissionais competentes. As habilidades gerenciais são classificadas em três categorias: técnicas, humanas e conceituais e são utilizadas de acordo com o nível hierárquico do cargo e das tarefas a serem desenvolvidas pelo gestor. Escolha a opção que faz uma relação correta entre a HABILIDADE e NÍVEL HIERÁRQUICO:

		

	
	Habilidades humanas são requeridas mais intensamente dos administradores que ocupam cargos de alta direção.

	
	Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades conceituais são necessárias.

	 
	Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão necessárias para a realização das atividades.

	
	Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

	
	As habilidades conceituais são necessárias na mesma proporção, nos três níveis hierárquicos.

	

	As organizações não existem no vácuo. Elas estão inseridas em ambientes e se relacionam com seus elementos. Abaixo, identifique a opção em que são apresentados corretamente três elementos do ambiente tarefa (também chamado de imediato, ou direto):

		

	
	Legislação, demografia e fornecedores.

	 
	Clientes, concorrentes e fornecedores.

	
	Ecologia, demografia e legislação.

	
	Ecologia, concorrentes e legislação

	
	Fornecedores, grupos reguladores e demografia.

	

	Toda organização está exposta a influência do ambiente externo que, mesmo não fazendo parte da organização, exerce uma grande influência sobre elas. Considerando o ambiente direto, assinale a opção que representa exemplos dessas influências.

		

	
	Aumento no preço do petróleo; greve de funcionários.

	
	Queda do poder aquisitivo de seus clientes; queda do dólar.

	 
	Aumento do preço da matéria prima; chegada de um novo concorrente em seu mercado.

	
	Atraso na entrega de matéria prima; falta de preparo dos funcionários.

	
	Novas leis; liquidação na concorrência.

	

	Dentre os níveis da Administração, podemos dizer que os profissionais que devem garantir que a empresa esteja atenta aos desafios e tendências do ambiente geral, planejando com o foco de longo prazo, atuam no nível:

		

	
	Organizacional

	 
	Estratégico

	
	Gerencial

	
	Operacional

	
	Tático

	

	Eficiência e eficácia são dois componentes sempre encontrados na análise do plano de ação de empresas bem sucedidas diante do mundo corporativo . Um exemplo de administração eficaz ocorre quando a empresa busca :

		

	
	Utilizar atividades interdependentes ; alterar objetivos .

	
	Alterar organograma ; minimizar lucros .

	 
	Alcançar objetivos estabelecidos ; "fazer a coisa certa ".

	
	"Minimizar custos"; diminuir sua linha de produtos .

	
	Aumentar lucros ; alterar atividade-fim .

	

	Para um melhor entendimento do papel do administrador, é necessário que você conheça os três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. No nível operacional, o administrador realiza tarefas como:

		

	
	O nível operacional deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis, para que todas as tarefas sejam realizadas de acordo com o planejamento realizado pelos departamentos da empresa.

	 
	O nível operacional e o responsável por desenvolver tarefas importantes para organização, como formar equipes multidisciplinares, visando melhorar o clima organizacional.

	
	O nível operacional equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade

	 
	O nível operacional é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

	
	No nível operacional, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa em um futuro distante.