Buscar

PROVA 2 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - 30/05/2017 - PARTE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO II (Avaliação objetiva – individual sem consulta)
Educação e Diversidade – 30/05/2017 – Parte 1
1-O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem . Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
( V ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
( F ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
( V ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
2-A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:
I-O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade. CORRETA
II-Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania. CORRETA
III-Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade. ERRADA
IV-Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade. CORRETA
3-Desde o Brasil Colônia, seja com o assujeitamento dos nativos, com a escravidão negra, seja com a existência de uma classe superior e outras consideradas inferiores, tem-se conhecimento da existência de uma diversidade. A existência dessa diversidade tanto pode ser vista como positiva como negativa. Positiva no sentido de que é possível conviver com as diferenças, mas tratar-se mutuamente de modo igualitário; negativa, quando se consideram as diferenças no tratamento mútuo, de modo que uns são inferiozados por conta dessas diferenças. Acerca da diversidade, analise as sentenças a seguir:
I-A diversidade tem sua origem em atributos relacionados às questões de identidade. CORRETA
II-A diversidade origina-se nas diferenças étnico-raciais. CORRETA
III-A diversidade origina-se nas diferenças de gênero, de classe, habilidades físicas etc. CORRETA
IV-A diversidade tem sua origem nas questões relacionadas ao estudo e à política partidária. ERRADA
4-Na sociedade, os indivíduos, para terem uma boa relação, precisam conviver de modo igualitário, no que concerne aos seus direitos e deveres. A sociedade é um ambiente plural, em que convivem muitas formas de diversidade: religião, orientação sexual, classes sociais, etnias etc. E uma das maneiras de se contribuir para a igualdade social é o trabalho no ambiente escolar, de modo que os indivíduos sejam formados para a convivência com as diferenças. E esse é um trabalho que pode ser efetuado de maneiras diferentes, mas sempre com o objetivo de que os alunos tenham consciência de que, apesar das diferenças, todos, na sociedade, são iguais. Esse é um exercício de cidadania. A respeito da diversidade e o ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor promova a reflexão na sala de aula.
( ) A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor imponha sua autoridade.
( ) A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que a direção elimine do ambiente escolar quem discrimina o outro.
( ) A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que se coloque em prática o castigo aos praticantes da discriminação.
5-Para a superação das diferenças, dentro da sociedade, pelas vias da escola e do currículo escolar, faz-se necessário levar em consideração os saberes, os valores, os significados, as identidades étnicas, religiosas, sexuais e o convívio com as diferenças. Assim, na sala de aula, e na escola como um todo, seria de grande valia os conteúdos já existentes nas diferentes disciplinas curriculares pudessem servir para a desestabilização dos pensamentos europeizante e cristão, com o intuito de criar o confronto com outras formas de conceber e compreender o mundo. Acerca das diferenças e sua superação na escola, tendo como base os currículos e as diferentes disciplinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É importante que o professor aja no sentido de desconstruir os discursos estereotipados e romper com os rótulos.
( V )É de grande valia, no espaço escolar, a promoção da diversidade, com o objetivo de promover a boa convivência entre os diferentes indivíduos.
( F ) Vale muito que se evite a promoção de eventos que envolvam crianças, adolescentes e jovens.
( V ) Buscar fazer com que as minorias participem de atividades culturais voltadas aos seus próprios interesses.

Outros materiais