Buscar

Introdução de varejo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O comércio, ou ainda o varejo, é uma das atividades mais pioneiras que a sociedade conhece. O ser humano há muito tempo, está acostumado a negociar mercadorias, desde as formas primitivas de escambo, passando pela evolução mercantilista que envolvia as primeiras trocas monetárias, até chegar às formas de comercialização modernas, com a utilização de dinheiro, talões de cheques, cartões de créditos, transações eletrônicas, entre outros.
Marketing é definido como o processo de planejamento e execução da conceitualização, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfazem objetivos individuais e organizacionais. O Marketing facilita o processo de troca e o desenvolvimento de relacionamentos através do exame cuidadoso das necessidades e desejos dos consumidores, desenvolvendo um produto ou serviço que satisfaça suas necessidades; oferecendo-o a certo preço; viabilizando-o através de um ponto de venda ou canal de distribuição particular e desenvolvendo um programa de promoção ou comunicação para criar consciência e interesse. Estes quatros Ps – produto, preço, ponto e promoção - são os elementos do mix de marketing. A tarefa básica do marketing é combinar estes quatro elementos dentro de um programa para facilitar o potencial de troca com os consumidores no ambiente de varejo (BELCH; BELCH, 1999).
De modo geral, essa assertiva tem sido observada, basicamente, pela ocorrência de alguns fatores, como os seguintes: alto grau de competição entre as empresas; uso intensivo de tecnologia de informação, possibilitando inclusive o surgimento de novos produtos, impossíveis sem o uso da informática e abertura do mercado para novos participantes e produtos. Além desses fatores, a globalização da economia, o processo de privatização e a própria estabilização da moeda deram origem a um novo perfil de empresas, que buscam adequar-se a nova realidade econômica.
Dessa forma, este artigo apresenta uma breve revisão teórica sobre o tema; uma
apresentação sucinta da metodologia utilizada; a análise dos dados obtidos nas entrevistas em profundidade e nos estudos dos layouts que resultaram em uma proposta de estrutura teórica inicial do layout como ferramenta de marketing. Por fim, realizam-se algumas considerações.
Assim, inicia-se com a apresentação teórica de alguns elementos relacionados ao
layout e ao varejo.
BELCH, G., BELCH, E. Advertising and Promotion: an Integrated Marketing
Communications Perspective. McGraw-Hill, fourth Edition, 1999.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 1994.
LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

Continue navegando