Buscar

Aristóteles faz uma analogia muito interessante que deixa isso muito claro para leigos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aristóteles faz uma analogia muito interessante que deixa isso muito claro para leigos, como eu, ele diz que o direito natural é como o fogo que queima em qualquer parte, já o direito positivo não, pois está centrado nas comunidades em que é posto. 
Concordo. As normas do Direito positivo vivem em constante mudança e desgastantes com a evolução da sociedade. No entanto, nota-se, que o Direito Positivo muitas vezes busca soluções de conflitos no Direito Natural. 
Sim. Pelo o que observei, o Direito Positivo busca no Direito Natural as soluções de conflitos. 
Pudemos observar ainda, que o dever de todos não encontra-se apenas na lei positiva, mas na dignidade da pessoa e da natureza humana. Não se pode olvidar o fato de o Direito Positivo ter trazido grandes conquistas ao direito, porém, também não se pode esquecer que o Direito Positivo busca no Direito Natural soluções de conflitos. 
O Direito Positivo é mutável, portanto, imperfeito, já que as normas e leis estão todas sujeitas ao desgaste com a evolução da sociedade. 
Por fim, concluímos que embora o Direito Natural e o Direito Positivo possam parecer totalmente divergentes, o interprete não deve prender-se a apenas um deles durante a hermenêutica, mas deve considerar tanto o Direito Positivo como o Direito Natural para desempenhar plausivelmente seu papel.
O homem é natural e social, e assim são suas necessidades, e o direito deve se prestar a atender estas de acordo com a natureza destas.
Ultrapassada a conceituação, seria natural imaginar que tanto o direito natural quanto o direito positivo poderiam aplicar-se na solução das necessidades do homem em forma de convivência, sem prevalência pré-estabelecida, mas não parece ser o que a história nos ensina.
Direito Natural: São costumes, princípios e tradições que não mudam.
Direito Positivo: é o conjunto de regras impostas para o homem afim, se o homem é ser social e natural está apto obedecer e seguir 
se o homem é ser social e natural, ora o direito imposto pela sociedade será apto a resolver questões da vida, e ora o será o direito natural.
Direito Natural- Hierarquia alta, não estabelece penas, é necessário mas não suficiente para garantir a justiça, são costumes e leis, tradições, princípios que não mudam. Ex: Direito à vida, liberdade de expressão, opção sexual.
Direito Positivo- Um conjunto de princípios, e regras que regem a vida social de determinado povo, em determinada época aplicada pelo juiz na condição de interprete e aplicador das leis, não podendo o juiz afastar-se da determinação legal. Ex: Um sujeito mata um homem, tem uma lei escrita, positivada que diz que matar é crime.
"O tradicional método de heterointegração mediante recurso a outros ordenamentos consistia, no que se refere ao juiz, na obrigação de recorrer, em caso de lacuna do Direito positivo, ao Direito natural".
Quanto à prevalência do Direito Positivo ou Direito Natural, qualquer pensamento dogmático ou ortodoxo não nos leva senão à grave erro.
Isto por que, se o homem é ser social e natural, ora o direito imposto pela sociedade será apto a resolver questões da vida, e ora o será o direito natural. E a prevalência de cada qual dependerá de análise individualizada do caso concreto.
Dizer de antemão o que irá prevalecer é um largo caminho à um dogmatismo que fez do direito um instrumento de ideais muito distantes da justiça e pacificação social, o que a sociedade moderna deve evitar.
O homem é natural e social, e assim são suas necessidades, e o direito deve se prestar à atender estas de acordo com a natureza destas.
Em diversas épocas e sociedades, já tivemos o Direito positivo prevalecendo o natural, que para mim era equivoco. A história nos mostra o contrário no século XX, em que todo aquele positivismo foi sendo deixado de lado durante o fim da Segunda guerra mundial. Além disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, é a maior prova da prevalência do Direito Natural sobre o Positivismo.
Todo aquele positivismo
Segunda guerra mundial foi deixado de lado. 
Acredito que é unanime pela maioria que o Direito Natural é o que prevalece, mas nem sempre foi assim
creio que essa prevalência do Positivismo foi perdida no fim da segunda guerra mundial 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, é a maior prova da prevalência do Direito Natural sobre o Positivo. 
pode ser comprovada pelo fim da Segunda guerra mundial, em que o positivismo foi 
Foi assim no fim da Segunda Guerra Mundial, em que todo o positivismo anterior foi deixado de lado e a

Outros materiais