Buscar

Plasticidade neural.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plasticidade Neural 
SISTEMA NERVOSO central
SISTEMA NERVOSO PERIFERICO.
O sistema nervoso involuntário: tem o papel de controla as funções viscerais. Parassimpático: Originam no tronco encefálico e região sacral da medula.
Gânglios próximos ou no interior dos órgãos.
Simpático: Origem na região torácica e lombar da medula espinal. 
Gânglio próximos á medula espinhal.
Respostas luta ou fuga.
A Medula espinhal: tem a função de recebe as informações de diversas partes do corpo e as enviam para o encéfalo e vise – versa, responsável pelos atos reflexos medulares.
Funções:
Funções do cérebro: sensações, pensamento, memoria, inteligência, aprendizagem, sentidos, equilíbrio. O cérebro constitui cerca de 90% da massa encefálica, sua superfície é pregueada ,e se divide em 2 hemisfério esquerdo e direito: córtex “externo” substancia cinzenta, corpos neuronais.
Região “internas” substancia branca detritos e axônios.
Funções do cerebelo: responsável pelo equilíbrio do corpo tônus e vigor muscular orientação espacial coordenação dos movimentos.
Neurônio.
Tem três tipos de neurônio: Bipolar, multipolar, pseudo-unipolar. Os neurônio, são as células do snc que conduzem os impulsos elétricos.
Eles possuem um corpo celular, com núcleo, detritos, que recebem a informação do neurônio anterior e o axônio que leva a informação recebida até o próximo neurônio.
SINAPSE
Quando um axônio de um neurônio conecta-se a uma outra célula para enviar sua mensagem, ele fica próximo com a célula. Entretanto, ele deixa um espaço que é chamado de fenda sináptica. A conexão real é chamada sinapse, a bainha de mielina acelera a propagação dos impulsos.
 Tipo de Sináptico: axo-somático (entre um axônio e o corpo celular), axo-dendrítico (entre um axônio e um dendrito), neuroefetor (entre a terminação nervosa e a célula efetora, fibra muscular lisa, cardíaca), neuromuscular (entre a terminação nervosa e a fibra muscular esquelética.
Qual a diferença entre esses tipos de células?
A célula pré-sináptica é sempre um neurônio, uma vez que os neurônios são as únicas células capazes de conduzir um impulso nervoso. As células pós-sinápticas podem ser uma outra célula nervosa (para continuar transmitindo o sinal nervoso), as células de um órgão (por exemplo, os pulmões para manter a respiração), ou de um músculo estimulando movimentos de contração ou relaxamento muscular.
o que é plasticidade Neural 
A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. 
A partir de determinados estímulos, mudanças na organização e na localização dos processos de informação podem ocorrer.
Como ocorre a plasticidade neural
O comportamento humano, que é aprendido e reciclado desde o nascimento até a fase adulta, forma interconexões neurais recorrentes que se fixam no SNC, contribuindo para seu desenvolvimento normal e evolutivo. 
A plasticidade neural é fisiológica, natural e essencial para o aprendizado e para o desenvolvimento das funções neuropsicomotoras do indivíduo.
Assim, é possível estimular o indivíduo continuamente, seja por meio de psicoterapia, de exercícios específicos e de treinamentos, de maneira que quanto maior a quantidade de estímulos, melhor será o nível de funcionamento motor e psíquico do indivíduo. Em suma quando as células nervosas sadias assumem as tarefas das que foram destruídas, isso se chama plasticidade neuronal.
Teorias da neuroplasticidade
Teoria da redundância é a capacidade do SNC em controlar a função em apenas parte do SN intacto, o termo equipotencialidade refere-se à ideia de que este controle ocorre por ação de determinada região.
Teoria da função vicarial é aquela que o cérebro tem a capacidade de tomar conta das funções controladas por outras áreas.
Reorganização Hodológica: diz haver uma reorganização estrutural após lesões destrutivas devido à identificação de potenciais pré-sinápticos de maior amplitude, a ocorrência de brotamento colateral das fibras do Sistema Nervoso, onde não são os axônios lesados que "regeneram" e sim os poupados pela lesão, aumentando ou reorientando dendro de modo a ocupar o espaço terminal vago da lesão.
Teoria da substituição comportamental capacidade de alcançar a mesma meta pela substituição por uma estratégia motora inteiramente diferente. 
Teoria da Diásquise diz que uma lesão focal destrutiva do Sistema Nervoso provocaria, além da perda funcional devida à região definitivamente destruída, teríamos uma espécie de choque ou depressão funcional em regiões relacionadas à zona de lesão. O déficit observado logo após a lesão dever-se-ia à associação dos sintomas devidos à destruição tissular com aqueles devidos a diásquise.
Plasticidade neural em patologias do snc
As células vizinhas podem tomar a função dos neurônios danificados
 O individuo pode ter melhor qualidade de vida, devido a auto reparação do SNC.
ALGUMAS DOENÇAS QUE PODEM ACOMETER O SNC
Acidente vascular encefálico
 Alzheimer
Parkinson
 Lesões na medula
 Membro fantasma
FATORES QUE INFLUEMCIAM A PLASTICIDADE NO SNC:
-Idade
 -Local da lesão
 -Função
-Atendimento após a lesão
-Idade de inicio
-Tempo transcorrido desde o inicio do quadro 
-Condições ambientais
-Fatores agravantes internos e externos
-Variações na organização cerebral das funções 
 
 
 
 
 
 
Plasticidade e lesão snc
A plasticidade torna possível a recuperação das lesões do snc contudo a atividade é fundamental para a otimização da recuperação podendo esta ser surpreendente e raramente completa
Muitas evidencias mostram que os mapas sensoriais e motores do córtex cerebral mudam após a lesão 
Plasticidade x fisioterapia
Equipe multiprofissional: Fisioterapeuta,psicólogo, médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo.
Avaliação, plano de tratamento.
Estratégias que estimulem os neurônios saudáveis a suprir as funções correspondentes ao local da lesão
A FISIOTERAPIA EM BENEFÍCIO DA NEUROPLASTICIDADE
A reabilitação promove a reconexão de circuitos neuronais lesados 
Pequena perda e grande perda
Existem lesões potencialmente recuperáveis, mas que para tanto necessitam de objetivos precisos de tratamento, mantendo níveis adequados de estímulos facilitadores e inibidores
É importante trabalhar: 
 Facilitar a aquisição e refinamento de habilidades de manipulação de membros isolados
Habilidades de locomoção e movimentos posturais, todas elas englobando o favorecimento de experiências sensório-motoras, prevenção e minimização de deformidades
 Integração de aspectos cognitivos e comportamentais do aprendizado motor
Educação do indivíduo, família e outros profissionais da saúde.
Atualmente, pesquisas estão comprovando que a atuação da fisioterapia, através de estímulos aos padrões normais de movimento e inibição dos padrões anormais, provoca um aumento e aceleração no processo de recuperação funcional cerebral.
 
 Um exemplo da neuroplasticidade em pacientes não lesionados é o de usuários de crack(droga classificada como estimuladora do SNC)
Estimulação dos neurotransmissores epinefrina, serotonina e dopamina, que são a sensação de prazer e euforia .
Outro exemplo de neuroplasticidade é o caso do físico STEPHEN HAWKING, portador de esclerose amiotrófica bilateral, doença de cunho degenerativa do SNC, que acarreta paralisia motora gradual, limitante e irreversível. 
O físico projetou um equipamento capaz de fazer a leitura e mapeamento cerebral e enviar os comandos para uma tela de áudio e vídeo que contemple seus desejos e pensamentos. Desse modo apesar da degeneração progressiva de seu sistema ele tende a forçar o seu cérebro a neuroplasticidade, pois depende inteiramente desses estímulos.
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais