Buscar

AD Teoria do Conhecimento

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
Avaliação a Distância
Disciplina: Teoria do Conhecimento
Curso: Nutrição
Professor: Carlos Euclides Marques
Nome do aluno: 
Data: 22 de outubro de 2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta atividade deve ser realizada em três etapas:
ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES
Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso e transformá-la numa pergunta de pesquisa. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.
Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 8 e 20 linhas. (2 pontos)
	Resposta:
	 Após uma reportagem sobre obesidade infantil assistida na televisão, fiquei assustada com a grande porcentagem de crianças com sobrepeso e/ou obesidade em nosso país e que esse valor só tente a aumentar se as devidas precauções não forem tomadas, tais como políticas públicas relacionadas neste contexto e a qualificação de profissionais de saúde nessa específica área. Nesse contexto, percebi que como um problema social, visto que crianças com sobrepeso e/ou obesidade consequentemente se tornarão adultos com essas características, escolhi a nutrição como área de atuação, com o intuito de identificar os pretextos acerca do problema e ajudar a diminuir esse índice. 
Após uma reportagem sobre obesidade infantil assistida na televisão, fiquei assustada com a grande porcentagem de crianças com sobrepeso e/ou obesidade em nosso país e que esse valor só tente a aumentar se as devidas precauções não forem tomadas, tais como políticas públicas relacionadas neste contexto e a qualificação de profissionais de saúde nessa específica área. Nesse contexto, percebi que como um problema social, visto que crianças com sobrepeso e/ou obesidade consequentemente se tornarão adultos com essas características, escolhi a nutrição como área de atuação, com o intuito de ajudar a diminuir esse índice. 
ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?
Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”
Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação, deixando claro que procedimentos de pesquisa vai tomar. Para ter uma ideia de alguns procedimentos de pesquisa veja alguns dos vídeos abaixo:
Sua resposta nesta etapa deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 40 linhas. (6 pontos)
	Resposta:
	A partir da minha inquietação, ao qual foi identificar os pretextos que levam ao excesso de peso e quais métodos são necessárias para minimizar tal fato, pude identificar que tanto o precedente como as consequências que levam ao sobrepeso e/ou obesidade são relacionados com a ciência, ou seja, questões biológicas, hormonais, psicológicos, metabólicos, genéticos. Em razão disto, o método sociológico utilizado para essa questão é o Positivismo, onde objetiva que o único conhecimento válido é a ciência da natureza.
Neste sentido meu objetivo acadêmico foi conhecer a área de atuação do nutricionista para identificar de qual modo eu poderia contribuir para a diminuição do excesso de peso na sociedade. Sendo assim a cada semestre, através de conhecimentos aprendidos em sala de aula, de pesquisas para trabalhos acadêmicos foi possível perceber que o excesso de peso vai muito além do hábito alimentar das pessoas, visto que através dele é que se desencadeia de forma precedente e consequentemente distúrbios no organismo humano, esses distúrbios podem ser identificados através de estudos com comprovação cientifica, por exemplo, qual fator levou o individuo ao excesso de peso? fator biológico, hormonal, psicológico, metabólicos ou genético, ou seja, há uma ciência envolvida para identificar os efeitos fisiológicos, esses efeitos também se aplicam as doenças decorrentes do excesso de peso, de forma que são tratadas através do uso de investigação da medicina com praticas laboratoriais decorrente a cada tipo de patologia e sucessivamente na sua terapêutica. 
Por essa razão acredito que para a diminuição do nível de sobrepeso e/ou obesidade se faz necessário compreender a evolução da fisiologia humana, juntamente com estudos de base científicas e as das consequências que levam a tal comportamento alimentar. Portanto a partir dos meus conhecimentos e da área em que pretendo seguir, o positivismo se enquadra, visto que a ciência do corpo humano é a solução para compreender e controlar o excesso de peso. 
ETAPA 3: EXISTE ALGUMA QUESTÃO ÉTICA ENVOLVIDA NA MINHA PROPOSTA?
Nesta terceira e última etapa, você deve analisar se existe alguma questão ética envolvida na sua proposta. Por exemplo, a coleta de dados ou os resultados da sua pesquisa podem expor alguém ao constrangimento? Sua proposta toca, de alguma maneira, em questões étnico-raciais? Minha proposta envolve algum experimento que exponha alguma vida a algum tipo de risco, ou que possa causar danos ambientais?
Outras questões que você deve ter em mente para esta parte: Seu projeto teria que ser submetido a uma Comissão ou a um Comitê de Ética?; Que normativas, das apresentadas no Tópico de estudo 4, amparam o que você apresentou? Lembre-se, nesta parte, você deveria fazer, mais claramente, relações com aspectos estudados no Tópico de estudo 4.
Faça essa reflexão e elabore uma resposta à pergunta que intitula a Etapa 3. Sua resposta deve ter entre 12 e 35 linhas. (2 pontos)
	Resposta:
	Nesta última etapa da avaliação, de acordo com as questões abordadas e o tipode método sociológico escolhido o Positivismo, tendo como objetivo único à ciência, e esta sendo introduzida no contexto do sobrepeso e /ou obesidade tanto no modo precedente como no modo consequente, a ciência que quis discutir aqui, trás como consequências os experimentos, seja com humanos ou animais de laboratório, pois para que seja comprovada tais práticas, é necessário que o próprio objeto a ser beneficiado seja o objeto de pesquisa, do contrário é invalido para que se espere resultados positivos. Portanto essas práticas de pesquisa que expõe a vida humana ou animal se faz necessário normativas, sigilo, conhecimento dos efeitos nocivos, comitê de ética, dentre outros aspectos relacionados ao bem estar do objeto de pesquisa. Além disso o profissional também deve estar ciente que a ciência se modifica ao modo que novas evidencias surgem, como na frase de Lavoisier, onde diz que: “Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

Continue navegando