Buscar

Acidobasico no sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Equilíbrio Acidobasico no Sangue
Introduçao
Quando se fala da regulaçao do equilibrio acidobasico, refere-se a regulaçao da concentraçao de ions hidrogenio nos liquidos organicos. Uma pequena alteraçao na concentraçao Hidrogenio-Ionica, ou no PH pode causar alteraçoes acentuadas nas velocidades das reaçoes quimicas nas celulas, sendo algumas retardadas e outras aceleradas. Por esta razao a concentraçao de ions hidrogenio e uma das funçoes mais importantes do nosso organismo.
Acidose: concentraçao ionica elevada. Baixo PH.
Alcalose: Concentraçao ionica baixa. Alto PH.
Quando um individuo entra em acidose, e provavel que venha a morrer em coma.
Quando um individuo entra em alcalose morre em tetania ou convulsoes.
O pH normal de um ser vivo e 7,4. O limite inferior no qual um individuo pode viver por uns poucos minutos e em torno de 7,0, e o limite superior, em torno de 7,8.
pH Intracelular
O pH dos liquidos intracelulares nunca foi medido mas, com base em determinaçoes indiretas, acreditase que o pH intracelular varie entre 7,0 e 7,2.
Alguns Fatores que Diminui o pH
Aumento na velocidade do metabolismo celular aumenta a velocidade de formaçao de gas carbonico e em consequencia diminui o pH.
A diminuiçao do fluxo sanguineo para qualquer tecido provoca acumulo de gas carbonico e diminuiçao do pH.
Defesa contra alteraçoes na 
concentraçao de Ions Hidrogenio ou no pH
Para evitar acidose ou alcalose, existem varios sistemas especiais de controle:
Todos os liquidos organicos possuem sistemas tampoes acidobasicos, os quais se combinam de imediato com qualquer acido ou base e com isso evitam grandes alteraçoes na concentraçao de ions hidrogenio.
Se a concentraçao de ions hidrogenio se altera acentuadamente, o centro repiratorio e logo estimulado, e assim modifica a taxa de ventilaçao pulmonar. Resulta dai um alteraçao na remoçao de gas carbonico, e por motivos que estudaremos mais adiante, isto faz com que a concentraçao de ions hidrogenio volte ao normal. (e aquela hora em que dizemos... ``Nossa!, me deu um cansaço agora``)
Quando a concentraçao de ions hidrogenio se altera, os rins excretam urina acida ou basica, com a volta da concentraçao de ions hidrogenio ao normal.
Vamos por os topicos acima em pratica?!!
O Churrasco de Bianca
(ATENCAO!! OS PERSONAGENS ENCONTRADOS NESSA HISTORIA E APENAS COINCIDENCIA)
Era uma vez uma menina chamada Bianca, um belo domingo de sol, Bianca resolveu fazer um churrasco em sua casa, e convidou suas amigas, Thais, Ana, Claudia, Etc. Porem Bianca estava muito cansada e chamou sua amiga Claudia para ficar de olho na churrasqueira para que as carnes nao viessem a queimar.
Mas Claudia era malandra!! e sempre que podia comia um pedacinho de carne (rica em albubina, proteina acida), sua amiga Thais viu o que Claudia estava fazendo e disse a ela:
- Cuidado para nao desequilibrar seu pH!!
Porem Claudia nem deu atençao para o comentario de Thais, (pois Claudia fez todas as anotaçoes da aula de Quimica fisiologica, mas nao entendeu nada!!).
Passaram-se 4 horas e Bianca voltou servindo ao pessoal deliciosos pedaços de frutas, entre elas podia-se encontrar; Abacaxi, Acerola, Kiwi, Limao, Laraja, Banana etc. Mais uma vez Bianca pediu para que Claudia fica-se de olho, mas dessa vez, de olho nas frutas, E Claudia começou a provar um pouco de cada fruta, porem Claudia nao quiz comer a banana (ate hoje nao se sabe o porque).
Passaram se 2 horas e Claudia começou a passar mal, ela respirava muito forte e começou a ter indicios de convulsoes. Na hora que Thais viu os sintomas ela logo pensou "Acho que ela esta entrando em Alcalose!!".
Nesse momento entra em cena Temble Grandin.... O corpo de Claudia esta entrando em Defesa contra alteraçoes na concentraçao de Ions Hidrogenio. Os tampoes do corpo de Claudia entram em atuaçao na prevençao de alteraçoes exessivas da concentraçao de ions hidrogenio, tal processo ocorre em fraçao de segundo. Claudia começa a melhorar, mas logo depois ja que comer um pedaço de abacaxi, mas Thais que sabia o que estava acontecendo com Claudia diz: Nao faça isso!!!! seu pH ainda nao esta regularizado!!! deve-se esperar de 1 a 3 minutos para que o sistema respiratorio reajuste a concentraçao de ions de hidrogenio.
Logo depois de 3 minutos Claudia começa a respirar melhor, porem a alta concentraçao de ions de hidrogenio ainda precisa ser eliminada, nesse momento os rins de Claudia entram em açao para excretar em forma de urina todo acidobasico em excesso, tal processo pode levar varias horas ou ate mais de um dia.
Depois de todo esse sulfoco Claudia ja esta melhor.
Fim!

Outros materiais