Buscar

Resumo História do Direito Brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diferença entre Jurisprudência e Precedentes Judiciais
Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, que são as orientações resultantes de um conjunto de decisões proferidas com mesmo entendimento sobre determinada matéria.
Precedente é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros casos análogos. Há contudo, muitas discussões, no sentido que decisões isoladas poderiam ser consideradas jurisprudência.
Um precedente judicial, quando reiteradamente aplicado, se transforma em Jurisprudência, que, assim, se apresenta como um conjunto de julgados harmônicos entre si, fruto da reiterada e constante interpretação e aplicação da lei num determinado sentido.
Se a jurisprudência passa a ser dominante num determinado tribunal, esta corte pode, de acordo com as regras regimentais, editar uma súmula.
Nos países que seguem a linha do civil law os precedentes, tradicionalmente e em regra, apenas orientam (mas não vinculam) o pedido ou o julgamento de casos posteriores sobre a mesma matéria, ao contrário dos países que seguem a linha do common law, nestes, os precedentes judiciais, principalmente aqueles emanados da Corte superior, são dotados de eficácia vinculante não só para a Corte de onde proveio como para os juízos que lhe são hierarquicamente inferiores.
Fonte: 
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Jurisprudência x Precedente, 2015. Disponível em: www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/jurisprudencia-x-precedente 
NETO, A.D.S. Oldack. Conceitos básicos inerentes à teoria dos precedentes judiciais, 2013. Disponível em: www.conteudojuridico.com.br 
Diferença entre Direitos Humanos e as Garantias Fundamentais
Direitos Humanos são aqueles ligados a liberdade e a igualdade que estão positivados no palno internacional. Já os Direitos Fundamentais são os Direitos Humanos positivados no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Assim, o conteúdo dos dois é essencialmente o mesmo, o que difere é o plano em que estão consagrados.
Fonte: 
REDE DE ENSINO LUIZ FLÁVIO GOMES. Qual a diferença entre direitos humanos e direitos fundamentais?, 2009. Disponível em: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1477308/qual-a-diferenca-entre-direitos-humanos-e-direitos-fundamentais
Princípio da Dignidade humana
O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado deste preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. Está elencado no rol de direitos fundamentais da Carta Magna de 1988, mas precisamente em seu artigo 1º, inciso III. 
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_da_dignidade_da_pessoa_humana
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais