Buscar

AV Políticas Públicas e Organização da Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
	Avaliação:  CEL0246_AV_201505462452      Data: 25/11/2017 13:58:37 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201505462452 - CÍNTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
	Professor:JORGE VIEIRA DA ROCHA
	Turma: 9003/AC
	Nota Prova: 7,5 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 832967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estado de Bem-Estar Social é um modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população. Comente sobre o Estado de Bem-Estar Social.
		
	
Resposta: No Estado de Bem-Estar Social, o governo é responsável por garantir que o país seja organizado pelo Estado, em todos os seus setores: econômico, político, educacional e social. Assim, é o Estado quem estabelece as leis e as diretrizes visando oferecer condições para que a população possa viver de forma digna. Sendo assim, todas as pessoas teriam acesso à escola, à saúde, à moradia, à segurança, enfim a todos os serviços públicos com constância e qualidade, oferecidos pelo Estado. Porém, a prática real não condiz com a teoria, já que a desigualdade de classes sempre foi e continua sendo marcante no Brasil. As classes mais pobres continuam sem acesso aos serviços essenciais. E foi a ineficiência desse sistema, po exemplo, que levou o os neoliberalistas a questionarem sua eficácia e a apresentarem sugestões e recomendações relacionadas às políticas públicas que, infelizmente, continuam precárias.
	
Fundamentação do Professor: Resposta correta;
	
Gabarito: A economia e a política do Estado do Bem-Estar, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 955806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o principal resultado obtido a partir da retomada de práticas democráticas, sobretudo as parlamentares o que permitiu um alongado debate sobre a legislação educacional do país como exemplo a Lei nº. 4024/61 sobre a elaboração da primeira LDB.
		
	
Resposta: Com a retomada das práticas democráticas no Brasil, nos anos 1980, a educação passou a ser questionada e debatida, já que se encontrava deficiente e elitista, como desde o início da história do país. Várias questões passaram a ser levantadas e como um dos principais resultados obtidos desse contexto está a obrigatoriedade da oferta do Ensino Fundamental para todos os indivídulos, de todas as classes sociais.
	
Fundamentação do Professor: Resposta correta;
	
Gabarito: No texto da Constituição Federal ficara determinado que a educação seja entendida como um direito de todos. Artigos. 205, 206 e 208 e o 213 sobre o destino dos recursos públicos para as escolas.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 1029191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O neoliberalismo apresenta uma serie de sugestões / recomendações com relação a Politicas Publicas. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo: I. Privatização de serviços públicos estatais. II. Redução drástica na oferta de politicas sociais compensatórias, como os programas de previdência social publica, habitação popular, assistência social e credito rural subsidiado. III. Restrições ao direito da universalidade no atendimento a Saúde e a Educação. IV. A redução drástica na oferta de politicas sociais compensatórias por parte do Estado e a privatização de serviços públicos permite uma oferta de maior qualidade de politicas sociais compensatórias por parte da iniciativa privada cobrando preços razoáveis mas propiciando o atendimento a todos, o que não acontece quando essas politicas sociais são oferecidas pelo Estado. . Assinale, abaixo, a opção correta:
		
	
	As afirmações I e III estão corretas;
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas; (aula 2, telas 23/28 e 24/28).
	
	As opções II, III e IV estão corretas.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 725940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Longos debates entre educadores e um movimento social crescente começava a invadir a sociedade brasileira, exigindo reformas no país, sobretudo no campo educacional, a partir dos anos de 1920. A criação do Ministério da Educação é um exemplo das mudanças resultantes da pressão do movimento conhecido como Escola Nova. O capítulo II deste texto legal abordou a questão educacional incorporando sugestões e idéias levantadas por intelectuais e professores da época, já apresentadas no Manifesto dos Pioneiros. O trecho acima faz menção a que dispositivo legal?
		
	
	Lei 4024/61
	
	Constituição de 1937
	 
	Constituição de 1934
	
	Constituição de 1891
	
	Constituição de 1946
		
	
	 5a Questão (Ref.: 57827)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi o resultado dos embates entre setores antagônicos da sociedade brasileira. Marque a alternativa que condiz com o ano de sua criação:
		
	
	1988
	
	1996
	
	1974
	 
	1961
	
	1968
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 615822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na lei 5692/71, esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de.
		
	
	Ensino Fundamental;
	
	Educação Tecnológica;
	
	Educação Superior;
	 
	Educação Básica;
	
	Ensino Médio;
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 615816)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia?
		
	
	Trabalhadores e Sindicalistas;
	
	Militares rebelados
	 
	Guerrilheiros contra o sistema;
	
	Classe média brasileira;
	 
	Opositores, cassando e torturando políticos;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 58021)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição Brasileira de 1988 foi elaborada em um momento peculiar da História do Brasil, em que os movimentos populares estavam organizados e a pressão popular se fez sentir ao longo de todo o processo de discussão e de elaboração do texto final. Assinale a alternativa que corresponde a uma das conquistas dessa lei:
		
	
	a pena de morte para casos hediondos
	
	a obrigatoriedade do ensino médio
	
	acesso as novas tecnologias
	
	o voto exclusivo do alfabetizado
	 
	a obrigatoriedade do ensino fundamental
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 58181)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os documentos do Banco Mundial sobre políticas sociais, nos anos de 1990, expressam que a pobreza nos países periféricos deve ser o seu foco. Esse princípio reflete uma concepção de atendimento mínimo, na área (educação, saúde, previdência etc.), para aqueles que não podem adquirir esses serviços no mercado. Tal posicionamento rompe com:
		
	
	o princípio da lei de mercado
	 
	o princípio da divisão de classes
	
	o princípio da isonomia
	
	o princípio da liberdade de direitos
	 
	o principio da igualdade de direitos
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 239776)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O PNE (Plano Nacional de Educação):
		
	
	Foi elaborado pelo Ministériodo Planejamento , fundamentado no ECA(Estatuto da Criança e Adolescente).
	
	Foi elaborado pelo Ministério do Planejamento, fundamentado na LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/Lei 9394/96).
	 
	Foi elaborado pelo Ministério da Educação , fundamentado na LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/Lei 9394/96).
	
	Foi elaborado pelo Ministério da Educação , fundamentado no ECA(Estatuto da Criança e Adolescente).
	
	Foi elaborado pelo Ministério da Educação , fundamentado no Banco Mundial.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais