Buscar

AV de educação profissional teoria e prática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0366_AV_201308281897 » EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308281897 - GILVANETE SILVA DE CARVALHO
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 14:26:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201309151906)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Competência, segundo Hirata (1994), mais do que saber fazer, significa saber ser e saber agir. Trabalhador competente é aquele que sabe utilizar todos os seus conhecimentos (obtidos de maneiras variadas), nas mais diversas situações encontradas em seu posto de trabalho. O trabalhador deve mobilizar as competências construídas ao longo da vida ativa, tanto em situações de trabalho como fora deste. No Brasil, o modelo de competências tem sido adotado pelo Estado e tem direcionado a mudança dos currículos escolares, dos processos pedagógicos, da gestão educacional e da formação profissional¿ (MACHADO, 2002,p.14). Que críticas têm sido feitas à adoção do modelo de competências na educação profissional brasileira?
		
	
Resposta: falta maiores investimentos para com a nossa formação profissional .uma gestão educacional mais democática.
	
Gabarito: O conceito de competência remete ao sujeito e à subjetividade, deixando de lado as importantes dimensões cognitivas intelectuais e técnicas. A posse do conhecimento do ofício é posta em segundo plano, assumindo o lugar central um conjunto de capacidades gerais e mal definidas. Nessa perspectiva, o conceito de competências está direcionado ao processo de valorização do capital. (MACHADO, 1996). Manfredi (2002) destaca que alguns conceitos, como o de competências, possuem conotações valorativas, não neutras, e operam num campo simbólico de disputa ideológica entre capital e trabalho. Para a autora, o chamado modelo de competências é parte integrante da lógica que orienta a estratégia de recomposição das relações entre capital e trabalho, possuindo, portanto, dimensões político-ideológicas e culturais relevantes. Tal modelo pretende remodelar o imaginário político-ideológico dos trabalhadores, visando desconstruir os laços de solidariedade e combatividade de classe e impondo um outro modelo centrado no individualismo, no conformismo, na responsabilidade individual da formação profissional, no estranhamento de ações coletivas e na supervalorização do contrato individual (em contraposição ao contrato coletivo de trabalho). A abordagem das competências tem como eixo central do modelo de educação profissional o ensino de habilidades ditadas pelas necessidades pontuais do mercado. Coloca a educação profissional inteiramente a reboque dos interesses produtivos imediatos. Ao procurar adaptar e conformar o trabalhador no plano psico-físico, intelectual e emocional, às bases materiais, tecnológicas e organizacionais da produção, as propostas educacionais baseadas em competências adotam como critérios definidores dos conteúdos as necessidades imediatas da produção. Isso faz com que as propostas educacionais adquiram perspectiva instrumental, além de conferir um caráter pragmático e técnico à formação do trabalhador. Afasta-se, assim, a possibilidade do desenvolvimento de ¿competências políticas, que permitiriam aos indivíduos refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção (...), assim como na esfera pública, nas instituições da sociedade civil, constituindo-se como atores sociais dotados de interesses próprios que se tornam interlocutores legítimos e reconhecidos¿. (DELUIZ, s/d.)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308509200)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Caracterize a política de educação profissional do governo Lula, explicitando os avanços e recuos políticos contidos na proposta do decreto 5154/2004
		
	
Resposta: passam a se dá por meio, de parceria entre setor público e setor privado.
	
Gabarito:
A política de educação profissional do governo Lula teve um percurso controvertido. Mesmo com o compromisso assumido de corrigir as distorções dos conceitos e práticas adotadas nas políticas de FHC, o governo Lula acaba por implementar programas focais. Assim, apesar da revogação do Decreto 2208/97 e de sua substituição pelo Decreto 5.154/04, não houve uma discussão mais profunda dos rumos a serem dados pela política de educação profissional no país. O tão criticado aligeiramento da educação profissional do governo de FHC acaba por dar lugar a reformas parciais e programas contingenciais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309312012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador (blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado) Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como
		
	 
	fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.
	
	toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo.
	
	toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários.
	
	fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção
	
	Fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308431854)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Deluiz (2004, p.74): "O processo de acumulação flexível gera o fenômeno paradoxal, de ampliação do trabalho precarizado e informal e da emergência de um trabalho revalorizado, no qual o trabalhador deve exercer funções muito mais abstratas e intelectuais, implicando cada vez menos trabalho manual e cada vez mais a manipulação simbólica". De acordo com esse fragmento, passa a ser cada vez mais exigido do trabalhador polivalente da produção flexível a capacidade de:
I) intervir no processo de trabalho
II) tomar decisões
III) trabalhar em equipe
IV) enfrentar constantes mudanças
Assinale a opção correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas I e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308433636)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Kato: "Toda atividade produtiva envolve um risco de fracasso, que pode ser reduzido, mas jamais eliminando totalmente. Quem deve assumir o risco? O governo, o empresário ou o trabalhador?" (KATO, J. M.; PONCHIROLLI, O.O desemprego no Brasil e os seus desafios éticos. Revista FAE. Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n3/o_desemprego_no_brasil.pdf Acesso em:11 abril 2012).
A contração do emprego e a precarização apontam para o fato de que o crescimento econômico apresenta desigualdades. Sobre a noção e o discurso da empregabilidade em tempos de globalizado, poderíamos tecer algumas considerações:
I - Que há distorção no foco da questão, culpabiliza-se o indivíduo e não o sistema;.
II - Que os trabalhadores que buscam requalificar-se, protamente são absorvidos pelo mercado;
III - Que o crescimento econômico apresenta-se não includente.
Quando o fracasso é imputado ao trabalhador podemos inferir como sendo verdadeira a opção que apresenta as afirmativas:
		
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	I e III
	
	Apenas a I
6a Questão (Ref.: 201309212645)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o paradigma taylorista-fordista foi desenvolvida uma pedagogia, orgânica às formas de divisão social e técnica do trabalho e da sociedade. Essa pedagogia tinha por finalidade atender às demandas de educação de trabalhadores e dirigentes a partir de uma clara definição de fronteiras entre:
		
	
	A divisão de tarefas entre os trabalhadores e dirigentes quanto à execução do trabalho fragmentado, não havia necessidade de compreendê-lo como um todo. Todos sabiam executar todas as tarefas.
	
	Proporcionar aos trabalhadores e aos dirigentes o domínio intelectual das práticas sociais e produtivas.
	
	O comprometimento da educação em estabelecer uma relação mais profunda do conhecimento de igual forma para os trabalhadores e dirigentes.
	
	Priorizar os modos de fazer e o disciplinamento para os trabalhadores e dirigentes.
	 
	Possibilitar o domínio das funções instrumentais para os trabalhadores e as funções intelectuais ficava restrito aos dirigentes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309312001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para:
		
	
	o trabalho que envolva ações corpóreas e não de níveis intelectuais.
	
	o desempenho eficaz na operação de má- quinas computadorizadas.
	 
	o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
	
	trabalho individualizado que se traduz em produtividade e lucro.
	
	trabalho individualizado e capaz de produzir lucro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308431027)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas sociedades de classe da Antiguidade, as elites eram educadas na escola. O povo:
I) se educava no próprio processo de trabalho.
II) aprendia agindo sobre a matéria, transformando-a.
III) tinha escolas específicas, preparatórias para o trabalho.
IV) aprendia lidando com a realidade, observando e fazendo.
Assinale a opção correta:
		
	
	apenas as alternativas I e IV são verdadeiras
	 
	apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	apenas as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309114777)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os programas de educação profissional do Governo FHC e do Governo Lula não se diferenciam no que diz respeito à concepção das relações entre Estado e Sociedade Civil, que passam a se dar por meio de parcerias entre o setor público e o setor privado. Essas parcerias são justificadas através do argumento da busca da eficácia e da ampliação da capacidade de atendimento. O argumento usado era o seguinte: ¿as organizações da Sociedade Civil tendem a obter melhores resultados entre o público jovem em situação de vulnerabilidade social, e essas instituições são capazes de chegar a lugares onde o Estado não chega¿. Com base nesta alegação, foram carreados recursos para o setor comunitário realizar a função do Estado no tocante à Educação Profissional Assim, sob o discurso dos benefícios da parceria entre o Estado, a Sociedade Civil e o setor empresarial, ocorre, em ambos os governos, o repasse de:
		
	
	recursos do setor privado para o Terceiro Setor
	
	recursos do setor empresarial para o setor público
	
	recursos do terceiro Setor para o setor empresarial
	
	recursos do setor privado para o setor público
	 
	recursos públicos para o setor privado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201309311939)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto abaixo: A eterna busca por reduzir custos pode levar o gestor a um dilema: centralizar os estoques e reduzi-los ou manter estoques descentralizados privilegiando a velocidade da operação em detrimento dos custos. Para empresas que têm múltiplas unidades, fica o dilema, se estoque é custo e reduzir estoques significa colocar mais dinheiro no caixa, o ideal é sempre reduzi-los, portanto, centralizar é melhor, mas a centralização aumenta o risco de ruptura e pode até parar a operação, então, descentralizar é melhor, porém esta ação pode aumentar os estoques e, consequentemente, os custos, o que fazer? GRONSKI, Augusto. Estoques: centralizar ou descentralizar? Portal Administradores, 17 de abril de 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estoques-centralizar-ou-descentralizar/70049/ A prática mencionada no texto de reduzir os estoques é operacionalizada pelas indústrias, que produzem apenas a quantidade de um dado produto de acordo com a demanda referente a ele. Tal prática é denominada por:
		
	 
	Just in Time
	
	Entrega sob pedido.
	
	Timely delivery
	
	Redução de estoque
	 
	Oferta pela demanda

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais