Buscar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO À LOgistica


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0317_AV_201703208277 » PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO À LO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 15:56:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201703287835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste o trabalho da programação da produção sem processos repetitivos em massa?
		
	
Resposta: em busca de um ritimo equilibrado entre varios postos de trabalho principalmente nas linhas de montagem, conhecido com balanceamento de linha de forma para atender economicamente uma taxa de demanda expressa em termos de tempo de ciclo de trabalho.
	
Gabarito: Em buscar um ritmo equilibrado entre os vários postos de trabalho, principalmente nas linhas de montagem, conhecido como balanceamento de linha, de forma a atender economicamente uma taxa de demanda, expressa em termos de tempo de ciclo de trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703287822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O arranjo físico por produto é usado quando:
		
	
Resposta: arranjo fisico por produtos é usado quando se requer uma sequencia linear de operação para fabricar o produto ou prestar o serviço.
	
Gabarito: Se requer uma sequência linear de operações para fabricar o produto ou prestar serviço.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703277038)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejar e controlar a produção e promover a integração do processo produtivo, reduzindo os estoques, abaixar o ponto de equilíbrio, decidir sobre comprar ou fabricar e Identificar o lote econômico (reduzir custo de preparação) e otimizar o arranjo físico, dentre outras atribuições são pertinentes à:
		
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	Administração (Estratégica) de Materiais,
	
	Administração da Engenharia
	
	Administração da Qualidade
	
	Administração Financeira
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703279750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejar e controlar a produção estão diretamente relacionados à operação produtiva desses recursos. Dentre as alternativas abaixo há somente uma que traduz seu principal objetivo, identifique:
		
	
	Planejar e controlar a produção proporciona entregas definidas de suprimentos.
	 
	Planejar e controlar a produção proporciona bens e serviços que são demandados pelos consumidores.
	
	Planejar e controlar a produção proporciona exclusivamente serviços associados.
	
	Planejar e controlar a produção proporciona bens e serviços alternativos.
	
	Planejar e controlar a produção só proporciona bens e não serviços que são demandados pelos consumidores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703469382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A previsão da demanda é a base para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento eficiente. Uma boa previsão permite à organização integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado. Sobre este tema podemos afirmar: I- O planejamento do processo produtivo independe da forma como a demanda dos produtos vai evoluir no futuro. II- Quando se trata de previsão, mercados diferentes têm necessidades diferentes. Assim, há mercados onde são as ações da área de marketing que direcionam a previsão de demanda. Há aqueles onde o importante e a colaboração das diferentes áreas da organização para a preparação de previsões. III- Projeções de demanda bem elaboradas significam ganhos competitivos, econômicos e financeiros para a empresa e para a cadeia produtiva. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703469392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Curva ABC é uma das mais usadas na logística e precisa ser bem entendida. A Curva ABC, também chamada de Classificação ABC ou Teorema de Pareto (em homenagem ao seu criador), nasceu quando Pareto percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Isto ficou conhecido como regra 80/20 e é muito utilizada em processos administrativos e na logística. Sobre a utilização da curva ABC na administração de estoques podemos afirmar: I- Os itens da classe A são aqueles de maior importância (valor, quantidade, custo) e devem representar aproximadamente 20% dos itens ou 80% do custo (ou lucro, quantidade, etc). II- Os itens da Classe B são de importância intermediária e representam em torno de 30% dos itens. III- Os outros 50% são itens da Classe C. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703819550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um palestrante internacional e especialista em "Leiaute Organizacional" foi convidado para falar em uma Universidade Corporativa Brasileira. Durante sua apresentação, foi discorrido sobre o tema: Arranjo físico Celular. Algumas questões foram anotadas por um dos professores que o assistia: 1. Células representam um compromisso entre a flexibilidade do arranjo físico por processo e a simplicidade do arranjo físico por produto. 2. O objetivo do projeto detalhado de arranjo físico celular é conceber um arranjo físico que possibilite, a cada célula, conter recursos transformadores suficientes para processar uma "família" de produtos. 3. A natureza das células pode ser descrita examinando-se a quantidade de recursos diretos e indiretos alocados dentro da célula. 4. Há uma mobilidade restrita e relativa derivada em geral de fatores como peso, tamanho e formato. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as questões 1 e 2 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 3 e 4 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	Somente as questões 2 e 4 estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703279761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O MRP (Material Requirements Planning, ou cálculo das necessidades de materiais) e o MRP II (Manufcturing Resources Planning, ou planejamento de recursos de manufatura) são sistemas de administração da produção de grande porte que têm sido implementados em muitas empresas, desde os anos 70, os principais objetivos do cálculo das necessidades são:
		
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a máxima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando apenas a produção de itens.
	 
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem mínima formação de estoques, planejando apenas as compras.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703804901)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um gerente de operações sabe que muitas são as finalidades sobre o Planejamento de Capacidade de Curto Prazo. Assinale a alternativa que confirma um das finalidades do pensamento desse gerente sobre esse tipo de Planejamento:
		
	
	Adia a necessidade de capacidade de recursos.
	
	Indica o número de defeitos em produtos nos processos de produção.
	
	Gera um programa com informações logísticas de movimentação de produtos estocados.
	
	Calcula a quantidade de resíduos industriais a serem descartados em uma operação.
	 
	Visa subsidiar o plano mestre de produção.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703851186)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante um curso realizado, um alunoestudioso aprendeu que muitas informações podem ser utilizadas como entradas para um Planejamento de Vendas e de Operações dentro de uma empresa. Para consolidar ainda mais o seu conhecimento, o aluno consultando as suas anotações de aula e destacou alguns exemplos dessas informações que estão presentes na alternativa:
		
	
	Receitas, dívidas e custos operacionais.
	
	Capitais, recursos humanos e materiais descartáveis.
	 
	Estratégias, orçamento e previsão de vendas agregada.
	
	Estoques, logística e qualidade.
	
	Serviços, despesas e gastos.