Buscar

AVALIANDOS EDUC NUTRICIONAL (1)

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509337252)
	Pontos: 0,0 / 0,1
A prática da educação alimentar e nutricional tem o seu embasamento nas teorias da educação. As ações educativas com ênfase no educando e no processo de aprender são definidas pela seguinte corrente pedagógica:
Escola crítica
Escola tradicional
Escola tecnicista
Escola nova
Escola moderna
2a Questão (Ref.: 201509319213)	Pontos: 0,0 / 0,1
A escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável e prática de atividade física. Assim, a inserção desses temas como componentes transversais aos currículos do ensino infantil, fundamental e médio pode dar sustentabilidade às iniciativas de educação em saúde. Pensando na escola como este espaço privilegiado o Ministério da Saúde criou 10 passos para a promoção da alimentação saudável nas escolas.
Avalie as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. As famílias devem ser informadas das estratégias desenvolvidas pela escola para a promoção da alimentação saudável incluindo as mudanças propostas para os serviços de alimentação da escola, de forma a participarem ativamente deste processo.
A comunidade escolar deve buscar os meios para viabilizar a capacitação dos profissionais, além de sensibilizá­los para produzir e oferecer alimentos saudáveis, adequando os locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação.
III. Restringir a oferta de alimentos e refeições com alto teor de açúcares, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio, pois o consumo excessivo está comprovadamente associado ao risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. Açúcar (mais que 10% do valor energético total) trans: (mais que 1% do valor energético total) sódio: (mais que 400 mg do valor energético total).
IV. Os serviços de alimentação devem oferecer para consumo, diariamente, pelo menos uma variedade de fruta da estação.
V. Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional dos escolares, com ênfase em ações de diagnóstico, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais.
Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
3a Questão (Ref.: 201509467967)	Pontos: 0,1 / 0,1
Conclusões de Aninha
(...) "A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar." Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso e ensinar a paciência do pescador. Você faria isso, Leitor? Antes que tudo isso se fizesse o desvalido não morreria de fome? Conclusão: Na prática, a teoria é outra.
CORALINA, C. Poemas e becos de Goiás e estórias mais. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1965 (fragmento).
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e prática que visa promover a autonomia dos sujeitos na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
O fragmento do poema de Cora Coralina apresenta um contexto que pode ser estendido à perspectiva
conceitual da educação alimentar e nutricional vigente.
Acerca desse tema, analise as afirmações a seguir.
I. A sustentabilidade alimentar inclui a dimensão ambiental, além das relações humanas, econômicas e sociais estabelecidas em todas as etapas do sistema alimentar.
A soberania alimentar se refere ao direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar, alinhando produção e consumo acima das exigências de mercado.
III. A educação alimentar deve considerar o sujeito coletivo, por incluir indivíduos em diferentes fases do curso da vida, núcleos familiares ou outras formas variadas de organização social.
IV. A educação alimentar e nutricional deve ser transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, visando promover a autonomia de hábitos alimentares dos indivíduos.
É correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas
4a Questão (Ref.: 201509315198)	Pontos: 0,1 / 0,1
A promoção da saúde do escolar pode ocorrer no ambiente da sala de aula e em outros espaços da escola e da comunidade. Por isso, ao verificar o baixo consumo de hortaliças entre os seus alunos, uma escola desenvolveu um programa de educação nutricional, que incluía a implantação de uma horta escolar cultivada por educadores e alunos na própria escola.
Uma justificativa pedagógica plausível para a inserção dessa atividade, que objetiva a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, é:
o fortalecimento do vínculo aluno­professor na realização de um trabalho coletivo que permita experiência lúdica.
a capacitação das merendeiras na montagem de cardápios conforme a disponibilidade de hortaliças.
a inclusão de conteúdos relacionados à produção de alimentos em larga escala na disciplina de ciências.
o aumento da oferta de alimentos para as famílias das crianças, uma vez que a horta pode ser reproduzida nos domicílios.
o despertar, nos alunos, da necessidade de mudança no comportamento alimentar pela atividade prática vivenciada.
5a Questão (Ref.: 201509315419)	Pontos: 0,1 / 0,1
O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem­se que
na visão da pedagogia tecnicista a ênfase é colocada no processo de aprender a aprender.
as linhas de trabalho que pressupõem a participação comunitária nos programas de educação nutricional se encaixam na pedagogia tradicional.
a pedagogia tradicional parte do princípio da neutralidade científica.
na visão da pedagogia nova a causa de todos os problemas sociais é a ignorância.
o objetivo central da pedagogia nova é ajustar os indivíduos à sociedade.

Continue navegando