Buscar

Questões respondidas de cardiovascular patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14- Descreva o sentido normal do sangue começando pela veia cava e seguindo até a artéria aorta. 
O sangue pobre em oxigenio chega pela veia cava ao átrio direito, passando pela valvula tricuspide é conduzido ao ventrículo direito, que o manda atraves do tronco pulmonar ao pulmão onde ocorre a hematose, o sangue rico em oxigenio volta para o atrio esquerdo pelas arterias pulmonares passa pela valvula mitral saindo pela artéria aorta irrigando todo o organismo
15- O que é atrofia gelatinosa da gordura pericárdica? 
Ocorre rapidamente durante a anorexia. Há depósitos gordurosos no epicárdio (material gelatinoso). O animal usa seus depositos de gordura para tentar se manter, não tendo mais depósito. Utiliza a gordura que envolve o coração, esta é substituida por um material gelatinoso.
16- Discorra sobre as causas, lesões e consequências da reticulo-pericardite traumática. 
A reticuloperitonite traumática ocorre com a perfuração da parede do reticulo por um corpo estranho pontiagudo. A maior parte dos casos é devido à ingestão de corpos estranhos no alimento preparado. Inicialmente, a reação da perfuração é uma peritonite local aguda, gerando atonia ruminal e dor abdominal. Os dois métodos de tratamento de uso comum são o tratamento conservador, com ou sem o uso de imã, e a ruminotomia, sendo que a escolha é  orientada pelos aspectos econômicos e pelo tempo disponível para realizar a cirurgia.
17- O que é pericardite constritiva? 
A pericardite contritiva é uma patologia, embora a maioria dos casos idiopática, pode ocorrer após cirugia cardíaca, radioterapia e tuberculose, especialmente em países em desenvolvimento.
 Na pericardite constritiva, o espaço pericárdico está obliterado, e o coração esta rodeado por uma camada aderente e densa de tecido cicatricial com ou sem calcificação, muitas vezes com uma espessura de 0,5 a 1,0 cm
18- O que é tamponamento cardíaco? o sangue ou os fluidos preenchem o espaço entre a membrana que envolve o coração e o músculo cardíaco, exercendo extrema pressão sobre o coração. A pressão resultante impede a expansão completa dos ventrículos do coração e o funcionamento correto do coração. Quando isso acontece, o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto do seu corpo, o que pode levar a falência de órgãos, choque e até morte.
19- Descreva a tetralogia de Fallot e as suas consequências clínicas para animal portador dessa afecção. 
Devido a dextroposição a aorta recebe sangue de ambos os ventrículos Por meio do defeito do septo ventricular, o sangue do ventrículo esquerdo flui para o ventrículo direito e consequentemente para aorta Como o tronco pulmonar apresenta estenose, pouca quantidade de sangue do ventrículo direito flui para os pulmões Pelo aumento da pressão o ventrículo direito irá sofre hipertrofia concêntrica. Dextroposição da Aorta (biventricular) Defeito do septo ventricular Estenose do tronco pulmonar Hipertrofia ventricular direita secundária
20- Quais estruturas são comunicadas na persistência de ducto arterioso e quais as consequências clínicas do animal portador dessa persistência? 
É a alteração congênita mais comum entre todas as espécies, principalmente no cão. Nessa alteração, a comunicação entre a aorta e o tronco pulmonar permanece aberta (patente), ocasionando desvio de sangue do lado esquerdo para o direito. Se a persistência do ducto arterioso for de diâmetro considerável, haverá sobrecarga do volume sanguíneo no ventrículo esquerdo, resultando em hipertrofia excêntrica. Hipertensão pulmonar!!!
21- Quais os tipos de miocardites? 
Virais, bacterianas, protozoárias, parasitárias e Idiopáticas.
22- Cite 4 parasitas do sistema cardiovascular. 
Cisticero, sarcoystis sp, e. Granulosus, e.multilocularis

Outros materiais