Buscar

consult interna rh

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201603335315 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201603335315 - CINTHIA ABREU SARAIVA DOS SANTOS
	Professor:
	LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2017 11:06:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201603968778)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como se aplica o tipo de consultoria - Consultoria Artesanal?
		
	
Resposta: CONSULTORIA ARTESANAL SE APLICA NA AJUDA DOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS AO ARTESAO.
	
Gabarito: Usam-se metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa com experiências abordadas com resultados aplicados em outras empresas pelo consultor externo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603606466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa (diretorias, gerências e setores operacionais) uma vez que estas áreas são objetos dessas orientações. Neste caso, a atuação da consultoria interna de RH junto a essas áreas-clientes, permite o apoio imediato e competente para dirimir dúvidas, fazer as adequações oportunas e ajudar na solução de problemas que possam decorrer dessa implementação necessária. No que se refere a afirmativa acima, podemos dizer que é:
		
	
Resposta: CONSULTORIA INTERNA.
	
Gabarito: uma das razões ponderáveis que tornam a consultoria interna de RH particularmente benéfica para a melhoria contínua dos processos internos da empresa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604148131)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de know-how: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. Com base neste contexto, assinale a única questão que melhor responde o papel do consultor interno de recursos humanos:
		
	
	Estabelece uma relação de autoridade na empresa, realizando de forma autônoma, mudanças organizacionais que impactam diretamente nos colaboradores e no seu ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma ação revolucionária dentro da empresa, estabelecendo ações distintas as tomadas anteriormente pela empresa, e também, estabelece a regulação do ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma conexão direta com o mercado e define as ações estratégicas que a empresa deve adotar a equipe que deve ser selecionada, tornando-a mais competitiva no mercado de trabalho.
	 
	Estabelece uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
	
	Estabelece uma relação de ajuda, tomando todas as decisões da empresa, sem necessariamente estabelecer uma parceria de trabalho com os integrantes da empresa, e definindo seu ambiente de trabalho.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603606286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Manoel, profissional qualificado, atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de escritório próprio. Assinale o tipo de consultoria que Manoel desenvolve:
		
	
	Consultoria abrangente.
	
	Consultoria específica.
	
	Consultoria exclusiva.
	
	Consultoria associada.
	 
	Consultoria autônoma.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603523196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A descentralização das políticas e dos procedimentos de gestão de RH se faz com a diligente atuação da Consultoria Interna de RH. Assim, podemos afirmar que essa atuação tem levado os dirigentes e colaboradores das áreas funcionais a:
		
	
	contratar e promover pessoas sem utilizar ferramentas adequadas.
	
	obter ajuda consistente na resolução de problemas pessoais.
	
	decidir sem ter uma orientação segura.
	
	realizar tarefas administrativas sem qualquer esclarecimento.
	 
	obter ajuda consistente na resolução das dificuldades setoriais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603607481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as opções abaixo, podemos dizer que é um risco para a Consultoria Interna :
		
	
	O consultor interno de RH é um funcionário e como tal conhece bem as características da cultura da organização, o que facilita a sua percepção com relação à importância que cada situação representa.
	
	A presença constante do consultor no local do trabalho permite avaliação imediata e ajustes, se for o caso.
	
	A relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos. Essa percepção de assistência constante desperta confiança e motivação para o trabalho de todos.
	 
	O consultor Interno é um funcionário da empresa, mas precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	Desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603993761)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base nos conceitos estudados em nossa disciplina, assinale a única alternativa correta. Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:
		
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos não interfere na qualidade técnica e comportamental do colaborador, não gerando na verdade, diferencial neste indivíduo¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma não estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de qualquer área da empresa, para se tornar um consultor interno de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão específic de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603606380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	
	qualificação dos fornecedores.
	
	planejamento de carreira operacional.
	 
	formação e qualificação dos consultores internos.
	
	formação de eletricistas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603958218)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se:I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
		
	
	As afirmações I, II e III são falsas.
	 
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603608410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não cabe apenas aos consultores internos de RH as responsabilidades sobre a conduta e aos resultados da gestão dos recursos humanos nas organizações. Entendemos que há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque, que representa a descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa. Portanto, os principais responsáveis pela gestão dos recursos humanos das organizações são:
		
	
	os próprios empregados que devem assumir responsabilidades e autoridades para exercer suas funções com efetividade.
	
	aqueles dirigentes que decidem se envolver pessoalmente com a gestão de RH, não necessitando que todos os dirigentes se envolvam, para garantir que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
	
	os consultores internos de RH, pois cabe a eles identificar, mapear, compreender e propor soluções para os problemas das organizações.
	
	os dirigentes da organização que devem exercer suas autoridades hierárquicas garantindo o correto e efetivo cumprimento das diretrizes e parâmetros de produtividade.
	 
	os gestores, ou às gerências, de áreas que devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e liderança, consoantes com as diretrizes emanadas da área de RH.

Continue navegando